30 de novembro de 2017

Benfica venceu primeiro clássico no Porto por 8-2

Cidade do Porto, 28 de abril de 1912. Ainda não havia um campeonato nacional de futebol organizado, mas o Benfica era o campeão de Lisboa, pelo que os dirigentes do FC Porto convidaram os encarnados para um amigável. Resultado: o Benfica venceu por 8-2, num dia de festa, que mereceu apenas uma nota de rodapé nos jornais da época, dado que na altura o futebol era algo pouco popular, tal como todo o desporto em geral.


Para o leitor ter uma ideia da inocência que reinava nos primeiros tempos do futebol em terras de Camões, os adeptos do FC Porto foram à estação de comboios esperar os jogadores do Benfica para os... saudar! Mais: o FC Porto até pagou a viagem! Era assim o futebol há 100 anos em Portugal. Tempos mais descontraídos, certo?

O jogo realizou-se no Campo da Rua da Rainha (o primeiro campo do FC Porto) e rezam as crónicas que cerca de mil pessoas assistiram a este que foi o primeiro clássico entre os dois clubes rivais.

24 de novembro de 2017

Premier League - Antevisão

Boas pessoal, como puderam ter reparado pelos posts na nossa página de Facebook, a semana passada fomos até Inglaterra conhecer um pouco mais de perto alguns estádios e ambientes, nomeadamente o do Sheffield Wednesday! Assistimos a uma grande partida de Championship, apesar de ter acabado com um nulo no marcador, e por esse motivo, infelizmente, não conseguimos publicar aqui uma pequena antevisão. Pedimos desculpa pelo sucedido.

Esta semana estamos perante um cenário de ressaca após competições europeias que pode eventualmente ser um factor a ter em conta, devido ás viagens, cansaço acumulado, ritmo, etc. Vamos analisar o jogo de cabeça de cartaz desta jornada, Liverpool vs Chelsea, e dar análises muito rápidas sobre um ou outro jogo que achamos interessante para o seguidor ter em conta.

Liverpool vs Chelsea



Depois de uma longínqua deslocação ao Azerbeijão, para a Liga dos Campeões, a turma de Antonio Conte focaliza todas as suas energias para o confronto com o Liverpool, em Anfield. A equipa da casa também vem de uma deslocação ao terreno do Sevilla, onde depois de estar a ganhar por 3-0 deixou-se apanhar acabando por empatar a 3 bolas!
Certamente que o facto de terem ambas jogado a meio da semana terá efeito no jogo jogado, poderemos assistir a um jogo mais calculado do que propriamente jogado taco a taco.

O Chelsea volta a estar em forma crescente, derrotou em sua casa o Manchester United com uma excelente exibição, a semana passada foi ao terreno do West Brom ganhar por um esclarecedor 3-0 e, apesar de ter jogado contra 10 maior parte do tempo, foi ao terreno do Qarabag roubar uma vitória por 0-4. A equipa volta a sentir a confiança a circular no balneário e dentro das quatro linhas, reagruparam-se e estão mais parecidos ao Chelsea intimidador que Conte nos habituou e o seu estilo de jogo está cada vez mais solidificado, os jogadores percebem cada vez melhor o sistema conseguindo dessa forma um bom equilíbrio entre defesa e ataque!
O factor X deste Chelsea continua a ser N'Golo Kanté, o francês é a peça mais fundamental para Conte, sem ele não existe meio-campo, sem ele a defesa fica mais exposta e sem ele a ligação de jogo fica um pouco mais pobre. É essencial Kanté estar a 100% para o jogo do Chelsea funcionar ás mil maravilhas! 

O Liverpool não ata nem desata, já todos sabemos do que são capazes, são cada vez mais previsíveis e as suas fragilidades defensivas são berrantes! Klopp necessita urgentemente de conseguir bons jogadores para o setor defensivo e agrupar as tropas para serem MUITO mais coesos na pressão de bola e na contenção perto da sua área. O seu ataque não precisa de instruções, são capazes de terem o mais criativo da prova, são jogadores rápidos, inteligentes, com alta qualidade técnica e que jogam em prol da equipa.
Portanto temos uma equipa partida a meio que precisas de uns ajustes para conseguirem serem mais consistentes e se tornarem uma verdadeira ameaça aos lugares cimeiros da Premier League.

É nestes grandes jogos que Klopp lança uma poção mágica e o Liverpool dá uma volta de 180º e torna-se uma verdadeira ameaça, especialmente em casa com um apoio incondicional dos seus adeptos, portanto para sábado não me admiraria muito se surpreendessem o Chelsea e os deixarem numa posição desconfortável.
Por outro lado, Antonio Conte não pode deixar escapar mais pontos se quer realmente continuar na luta pelo título, é um terreno bastante difícil mas creio que o seu equilíbrio pode lhe dar frutos no final dos 90'.

O que poderá acontecer: 

Golos de ambas as equipas. São duas equipas com alta qualidade de jogadores ofensivos capazes de fazer a diferença a qualquer momentos e que não precisam de muito para o fazer!

West Ham vs Leicester



Novos treinadores em novos projectos. Claude Puel vai fazer o seu 3º jogo ao comando dos Foxes, sendo que no seu 1º foi ao terreno do Stoke empatar 2-2, jogaram muito bem e conseguiram um ponto importante, e no 2º recebeu o todo poderoso Manchester City, onde não conseguiu ir para além do assistir o adversário dar uma lição de bom futebol. Neste seu 3º jogo tem uma fantástica oportunidade de provar o seu valor e mostrar que pode ser uma boa escolha para o futuro, é um adversário acessível e direto, a equipa tem que pontuar!
David Moyes estreou-se a semana passada numa difícil deslocação ao terreno do Watford e as coisas correram muito mal! Os visitados ganharam tranquilamente o jogo e o West Ham mostrou 0 futebol, creio que se exibiram ainda pior do que com Bilic.

O que poderá acontecer:

Uma vitória da equipa visitante. O West Ham não tem mostrado futebol nenhum, jogam o tradicional "kick and run" e não há estratégia nem organização. O factor casa não é muito relevante no caso deles e pode ser uma excelente oportunidade do Leicester somar 3 pontos.
Haverá também vários golos, são duas equipas que não gostam muito de defender e preferem jogar taco a taco, numa troca de ataques.

Burnley vs Arsenal



O Burnley é sem dúvida alguma até agora a surpresa do campeonato, estão em 7º lugar com os mesmo 22 pontos do seu adversário de domingo. No entanto continuo, apesar de tudo, a defender a minha tese que os Clarets têm tido mais sorte que juízo juntamente com algumas facilidades de calendário. Têm consigo muitos pontos importantes mas a forma como os têm conseguido deixam-me com uma perna atrás e a duvidar um pouco.
O Arsenal teve jogo na quinta-feira em Colónia, Alemanha, para a Liga Europa, mas não irá ser grande problema pois nessa competição Wenger envia sempre a sua segunda linha de jogadores poupando os melhores para o campeonato. 

O que poderá acontecer:

O Arsenal conquistar 3 pontos preciosos num terreno muito difícil. O Arsenal tem que ganhar este jogo para cimentar a sua luta pelos lugares europeus, têm melhores jogadores e um melhor coletivo, trabalham bem a bola e têm individuais capaz de fazer tranquilamente a diferença frente a defesas mais frágeis e lentas como a do Burnley!

Muito obrigado, espero que tenham gostado & BONS GREENS!!!

3 de novembro de 2017

Nuno Espírito Santo lidera no Championship e não está interessado em treinar o Everton

O Wolverhampton ficará com quatro pontos de vantagem no topo do Championship se vencer o Fulham em Molineux, hoje à noite (19h45).


O médio da equipa da casa Romain Saiss está disponível depois de ter falhado o jogo frente ao Norwich, enquanto que, no outro lado, o atacante do Fulham Aboubakar Kamara está disponível depois de ter falhado o jogo de terça-feira contra o Bristol City. Lucas Piazon e Sheyi Ojo, também dos forasteiros, permanecem indisponíveis por se encontrarem a recuperar de lesões de longa duração.

O líder dos "lobos", Nuno Espírito Santo, terá o seu primeiro jogo após ter confirmado que não está interessado na vaga de treinador no Everton da Premier League.

Premier League - Antevisão

Boas pessoal, estão prontos para mais uma semana de Premier League? Espero bem que sim porque esta semana temos dois grandes jogos que vão agarrar os telespectadores de certeza, o Manchester City vs Arsenal e um Chelsea vs Manchester United!! Vamos certamente abordar estes dois jogos hoje e mais dois bastante interessantes.

Não me canso de avisar que após semanas europeias podemos estar perante algumas surpresas ou quebras de rendimento, que podem não resultar em consequências negativas mas vão certamente dificultar o trabalho de muitas equipas, e para ganhar dinheiro é preciso muita disciplina, logo não vejam nenhum jogo como garantido e apostem com um pouco mais de cautela!


Manchester City vs Arsenal



Nesta altura do campeonato já falámos imenso sobre o Manchester City e os seguidores já perceberam também o poderio desta equipa, é sem margem de dúvida a melhor equipa na Europa a joga futebol! O Manchester transformou-se e, este ano, estão imparáveis e é difícil prever quando esta onda irá parar, jogam um futebol absolutamente brilhante e é uma delicia de os ver jogar. Já disse anteriormente e vou voltar a dizer, se continuar assim o Manchester City é de longe o melhor candidato a ser campeão em Inglaterra e na Champions, esta equipa não engana ninguém, são os melhores actualmente ponto!

O Arsenal também está mais que visto que continuam na teia de Wenger, a equipa joga um futebol sofrível, especialmente fora, está em constantes mudanças em termos de 11 inicial o que causa dificuldade em construir rotinas e química e das grandes equipas inglesa é certamente a frágil.

Ambas as equipas tiveram jogos europeus esta semana, o Manchester na terça-feira em Nápoles e o Arsenal quinta-feira em casa contra o Estrela Vermelha. Apesar do maior tempo de recuperação estar do lado dos Citizens acredito que, se este factor tiver influência, irá ser mais negativo para da equipa de Manchester, porquê? Dois motivos. Porque na Liga Europa o Arsenal joga com os suplentes e então as suas estrelas tiveram descanso a semana toda. E, também, porque o Manchester City teve que fazer viagens (apesar de não serem longas) e um jogo muito puxado que exigiu um grande esforço!
MAS, apesar da teoria nos dizer então que o Arsenal tem vantagem em termos físicos, eu acredito que os Citizens entrarão em jogo muito mais preparados porque o que falamos em cima, não houve rotação durante a semana logo a equipa ainda mais calejada vem, com mais motivação, determinação e com os processos ainda mais automatizados, enquanto o Arsenal com estas trocas todas irá ressentir as consequências!

Podemos esperar, um City dominante e sufocante como sempre. Qualquer que seja o plano no meio-campo do Arsenal acredito que não irá valer de nada porque simplesmente não têm jogadores com qualidade suficiente para conseguir sequer ameaçar o City! Fernandinho, Kevin De Bruyne e David Silva estão numa forma brutal, estão completamente em alta e a motivação que trazem, depois da vitória por 4-2 em Nápoles, irá certamente aumentar os seus índices de confiança. Aguero também parece estar a voltar á forma do início de época o que torna a frente da equipa de Guardiola um terror, um pesadelo para os adversários!

Chelsea vs Manchester United



Antonio Conte vs José Mourinho. Mais um retorno do Special One a "casa". 

O Chelsea tem sido uma autêntica monta-russa de emoções e exibições, começaram muito mal a temporada com exibições medíocres e resultados tirados a ferro mas após algum tempo, o que também é normal por vezes por ser início de campeonato e especialmente para uma equipa que tenha tido mudanças significantes no seu 11, melhoraram e pareciam estar a entrar nos eixos. A equipa começou a jogar um futebol mais aproximado daquilo que é normal das equipas de Conte e estava pronta para se cimentar, até que chegou a pausa para as seleções. Teve um impacto negativo na equipa porque estavam a descolar. Depois disso o Chelsea voltou a quebrar e estamos perante uma equipa desconhecida. Não estão a jogar bem ou solidamente e isso reflete-se nos seus resultados!

Já o United também são os vários artigos que falamos sobre eles. Não há muito mais a dizer para além que são uma típica equipa de Mourinho. São alimentados pela genialidade de gestão de pessoas de Mou, alimentados pelos jogos psicológico, pela motivação e compromisso de equipa que têm com o seu treinador! Não há dúvida nenhuma que Mou é um dos melhores do mundo a conseguir cativar os seus jogadores e a fazer com que eles lutem e suem por cada resultado, mas o futebol evoluiu e só isso hoje em dia não basta. O treinador português não aprofunda o jogo tanto quanto um Guardiola por exemplo e isso é nítido no estilo de jogo do United, os jogadores estão empenhados mas não seguem propriamente um guião, não têm instruções bem definidas mediante as diferentes fases de jogo. Mou é um excelente treinador defensivo, é muito bom a calcular e jogar no erro do seu adversário, mas não um treinador que jogue para controlar.

Ambas as equipas jogaram esta semana para a Champions League, o Chelsea foi a Roma ser humilhado por 3-0 num jogo em que foi totalmente controlado pela equipa da casa, no pior jogo defensivamente da era de Conte! O Manchester United jogou em casa vs SL Benfica e conseguiu uma vitória tranquila por 2-0, trocou 5 jogadores do 11 inicial e, tal como na Luz, jogou sem acelerar o jogo simplesmente na procura do erro adversário de forma a se poupar para o campeonato!

Numa altura em que as duas equipas de Manchester estão no topo da liga, este vai ser um jogo de comparações. Os Citizens já foram a Stamford Bridge este ano e partiram o Chelsea a meio, logo todos os olhos irão estar virados para o United que tem aqui uma perfeita oportunidade de fazer o mesmo contra um Chelsea frágil para manter a pressão sobre o seu rival.

Podemos esperar, um jogo bastante tático e calculado. O Chelsea tem que começar a carborar de alguma forma e tem aqui uma oportunidades perfeita de aumentar os seus índices de confiança, ganhando a um rival e dando essa alegria aos seus adeptos! 
De resto é um pouco difícil prever algo mais, ambas as equipas vivem de momentos e para cada jogo, logo depende da forma como o abordarão e como entrarão em jogo. Será um jogo muito bom para apostar em LIVE!

West Ham vs Liverpool



O ponto fundamental deste jogo será a atitude que irá ser demonstrada por parte dos jogadores dos Hammers. Após o empate sofrido no último lance do jogo contra o Palace, num jogo em que o West Ham liderou por 2-0, os jogadores, tais como Zabaleta e Joe Hart, fizeram grandes criticas á equipa e parece que, finalmente, a bolha está prestes a arrebentar e o Bilic tem seriamente o seu lugar em risco.

Podemos esperar, um grande vitória do Liverpool. O Liverpool tem as suas fraquezas e deficiências mas a sua energia e poderio ofensivo são mais do que argumentos suficientes para levar os 3 pontos, de forma tranquila, de Londres, especialmente frente a um West Ham que nem em campo se sabe posicionar. Será um jogo perfeito para Sallah, a sua rapidez e qualidade serão o factor X, e irá causar grande pânico na defesa dos Hammers, que conta com centrais que são lentos e não muito flexíveis de rins.

O que não vai acontecer é o West Ham sair com pontos. Arrisco-me a dizer mesmo que nem um golo vão marcar.

Newcastle vs Bournemouth



A derrota sofrida em casa do Burnley não foi boa para os Magpies, especialmente porque o anfitrião jogou sem as suas duas principais referência atacantes, mas Rafa Benítez tem o apoio dos seus adeptos e bem. As suas exibições têm sido boas, dentro dos parâmetros, e frente ao Burnley não foi diferente, a equipa atacou, procurou o resultados, teve mais controlo do jogo e criou as melhores ocasiões de golo, pecou foi na defesa pois o Burnley marcou na única oportunidade flagrante que teve, apesar de ter sido em geral um jogo bem disputado e equilibrado, havendo momentos de domínio do Newcastle e da equipa da casa.
Apesar de serem recém-promovidos, o Newcastle, tem que ganhar este jogo, têm que encarar dessa forma o jogo, não podem perder pontos contra adversários mais frágeis, especialmente em casa.

Podemos esperar, uma continuação de teimosia por parte do Bournemouth. Esta equipa está mais frágil do que o ano passado e teve que se adaptar a isso, não tem peças suficientes para lutar diretamente na Premier League o que leva a adotarem um estilo de jogo defensivo de contra-ataque, um estilo de jogo de teimosia porque vão dificultar ao máximo a vida de todos os seus adversários. A defesa do Bournemouth também está a melhorar de jogo para jogo, tendo sofrido derrotas por apenas 1 golo contra Chelsea e Tottenham e conseguiram vencer o Stoke entretanto.

O que não vai acontecer, um festival de golos. Ambas as equipas não têm referências ofensivas, homens de áreas, e jogam com avançados móveis que não são grandes espingardas concretizadoras! 

MUITO OBRIGADO E RUMO AOS GREENS!!