27 de abril de 2018

Premier League - Antevisão

Burnley vs Brighton 



O final de temporada começa a chegar, os pontos a escassear, a pressão a aumentar e os momentos de decisões que ditam o trabalho de um ano. 
Uma das decisões joga-se em Turf Moor, se o Brighton vencer e o Southampton perder, irá resultar na manutenção da equipa de Chris Hughton, o que seria um bom e merecido prémio pela boa campanha que fizeram na sua primeira época de Premier League. Viveram numa espécie de montanha-russa mas uma coisa é factual, são a melhor defesa da metade inferior da tabela e, por isso, é mais que merecido a sua manutenção.

Com a chegada de Chelsea e Manchester United á final da FA Cup, significa que o 7º lugar da Premier League dará acesso á Liga Europa, e nesse mesmo 7º lugar encontra-se a equipa de Sean Dyche que precisa apenas de um ponto para carimbar a sua presença na competição. Também um prémio mais que merecido por toda esta campanha absolutamente fantástica, foram uma equipa sólida, consistente, com mentalidade de esforço e trabalho de equipa, cheia de determinação e com um foco sempre bem cimentado.
Podemos, claro, debater a sua qualidade exibicional ao longo da época pois não foi a melhor, mas jogaram de acordo com as suas capacidades e objetivos e conseguiram atingir um patamar elevado e que não se esperava.

O Burnley está seguro e confiante, apesar de não ganhar há 2 jogos, e jogar em sua casa é sempre um enorme desafio para os adversários. O Brighton por outro lado atravessa uma fase muito difícil da época, não ganha há 6 jogos e as suas exibições são um pouco alarmantes. A pressão e ansiedade de assegurar a manutenção pode ter aqui impacto negativo.

Creio que este será um jogo onde a equipa de casa irá ganhar, o Burnley encontra-se bem e joga sem pressão, basta um ponto para assegurar a Liga Europa mas os jogadores irão fazer de tudo, certamente, para ganhar o jogo e festejar com os adeptos esse enorme feito. O Brighton parece altamente improvável de ganhar ou sequer empatar, jogar fora tem sido um terror esta época e não creio que isso irá mudar nas jornadas finais.

Crystal Palace vs Leicester



Mais uma semana, mais uma vez o Palace nas nossas análises. Tem sido uma equipa bastante interessante de acompanhar e se conseguirem a vitória vs Leicester, Roy Hogdson conseguirá assegurar segurança.

Este é o jogo perfeito para o Palace. Jogam em casa, estão em forma e garantido a vitória garantem a manutenção, não oficialmente mas depois só por uma conjugação estranha de resultados é que não o conseguirão.
No último jogo contra o Watford, o Palace, entrou mal na primeira parte, a equipa não estava a ligar bem os vários setores e a equipa caseira tinha o controlo total. Na segunda parte isso mudou e o Palace até conseguiu ser mais perigoso que os visitados, teve ocasiões de golo e podia mesmo ter saído com os 3 pontos.

Tendo Zaha em campo a diferença é notável e tem sido a chave do Palace para conseguir uma boa reta final de campeonato, especialmente a nível exibicional.
Do outro lado vamos ter um Leicester adormecido. Acredito que a época do Leicester já tenha acabado há algum tempo, jogam sem energia, sem motivação e não há muito a dizer sobre eles. São mais uma equipa apática.

Creio que este jogo será decidido com base na determinação de cada equipa. De um lado uma equipa que necessita e fará tudo para angariar 3 pontos e do outro uma equipa que não luta por nada, um Leicester sem determinação e objetivos. Este tipo de encontro no final da época dão sempre vantagem á equipa com necessidade, os jogadores dão tudo em campo e é muito difícil travá-los e arranjar motivação para isso, especialmente quando essa motivação é inexistente.
Certamente que iremos assistir a uma vitória da equipa caseira.

Newcastle vs West Brom



Ponto final para o West Brom. Este vai ser o dia em que os adeptos caem na realidade e as esperanças acabam. É o dia em que começam a olhar para o próximo ano.

O cenário é muito negro para o West Brom, já todos estávamos cientes de qual era o seu destino mas enquanto for matematicamente possível ninguém cai na realidade, especialmente os seus adeptos, e mesmo que ganhem em St. James Park podem assinar a sua descida, dependendo de resultados de terceiros.

Apesar da derrota da semana passada em casa do Everton, o Newcastle continua forte e esta maré de bons resultados parece não ter fim. Fizeram um bom jogo e não mereciam a derrota. Vão certamente querer, em frente aos seus adeptos, alongar a sua "streak" para 12 jogos invencíveis em 13.

Rafa Benítez já é visto como um potencial para vencedor do prémio de Melhor Treinador do Ano em Inglaterra, a sua equipa tem exibido bom futebol e resultados excelentes, uma reta de final de campeonato absolutamente fantástica!
Os adeptos estão ao rubro e vivem um momento muito feliz, algo que já mereciam após anos e anos de sofrimento ás mãos das más decisões dos responsáveis pelo clube, e por isso, St. James Park estará barulhento e será um factor decisivo para o Newcastle conseguir amealhar mais uma vitória.

1 ponto e o Newcastle garante a manutenção, creio que é motivação suficiente para querer vencer o jogo. O West Brom sabe que todos os esforços feitos nas últimas jornadas e aquele que irão fazer frente ao Newcastle são em vão pois, como dito anteriormente, o seu destino está traçado. Creio que seja uma vitória tranquila do Newcastle.

Manchester United vs Arsenal



Quinta-feira foi uma má noite para o Arsenal. Wenger tem priorado a competição há muito tempo, tem sido a Liga Europa o seu foco para se despedir em grande e oferecer aos adeptos algo para festejar, mas as coisas não têm corrido muito, especialmente ontem que podem ter entregue a eliminatória de bandeja ao Atlético de Madrid, apesar do empate a uma bola.

O Arsenal tinha que ganhar obrigatoriamente em casa, e de preferência não sofrer, e estava tudo a correr com um início de jogo onde massacraram completamente a equipa espanhola. Depois veio a expulsão de Vrsaljko, muito muito cedo na partida, e os adeptos Gunners festejaram de felicidade! 
O que é certo é que o Arsenal podia ter marcado ainda na primeira parte mas não mostrou grande qualidade exibicional. Conseguiram marcar através de Lacazette e as coisas pareciam estar a correr ás mil maravilhas, apesar da exibição fraca, mas num lance de total infantilidade Koscielny ofereceu o golo ao craque francês, Griezmann, e este não desperdiçou, abrindo a porta de passagem aos espanhóis que conseguiram um excelente resultado fora a jogar praticamente 80' com menos um jogador.

Este resultado e exibição terão certamente um impacto negativo na motivação e psicológico dos jogadores, as coisas não saíram bem e ainda por cima levam um resultado negativo na bagagem, numa competição onde estão depositadas todas as esperanças. Normalmente um jogo contra os rivais de Manchester seria o suficiente para dar a volta a tudo. Normalmente seria um jogo onde tudo era esquecido e havia uma transformação adequada ao meio envolvente. Mas creio que este clássico não terá esses contornos.

O Arsenal quererá ir a Madrid vencer o jogo e para isso terá de descansar bem e revitalizar as energias dos seus craques. Haverá certamente rotação para o jogo em Old Trafford e não fará muito sentido não haver, pois no campeonato não lutam por mais nada a não ser acabar á frente do seu eterno rival Tottenham. As suas esperanças estão depositadas na Liga Europa e continuarão a estar até ao momento em que forem eliminados, ou ganharem a competição.

O Manchester United aproveitará certamente este momento menos bom do seu rival e a eventual rotação de plantel. 
A rivalidade entre Mourinho e Wenger é enorme e como este pode muito bem vir a ser o último duelo entre ambos na Premier League, certamente que o treinador português quererá muito levar a melhor sobre o francês.

Nos últimos dias também temos notado que o Manchester United quer e tem uma enorme vontade de conquistar títulos no próximo ano, creio que Mourinho já passou a mensagem e o foco já está totalmente em 2018/2019. Apesar disso também sentimos que para a construção de uma grande base e uma mentalidade forte para o conseguirem, o United está a utilizar estes últimos jogos como uma espécie de pré-época antecipada, por isso esperem bons resultados deles e uma maior vontade e determinação dentro de campo.

Creio que podemos assistir aqui a um bom espetáculo de futebol com golos e várias oportunidades. Creio que Mourinho irá levar a melhor e ganhará o jogo.

Pessoal, muito obrigado e já sabem que qualquer coisa podem nos contactar através de mensagem na página do Facebook ou no post.

RUMO AOS GREENS!

Sem comentários:

Enviar um comentário