10 de maio de 2018

Novo capítulo de "Los Galáticos"?

Neymar negoceia com o Real Madrid numa transferência que poderá rondar os 260M de €.



Nos últimos dias, a imprensa internacional tem lançado aquela que, ao que tudo indica, será a grande novela do mercado de verão que se avizinha. Parece que a "batalha" perdida para o rival Barcelona em 2013, na luta pela contratação do fenómeno brasileiro, não fez Florentino Pérez recuar nas suas intenções de contar com os serviços do jogador. Apesar do clube francês não ver com bons olhos a saída prematura da principal figura do plantel, algo como 260M de € devem ter convencido os dirigentes a abrir negociações. 

Numa altura em que o Real Madrid poderá cimentar o seu domínio na principal competição da UEFA, com uma possível 3ª conquista consecutiva (todas na era Zidane), também se criam expetativas sobre o futuro de uma equipa cujo núcleo duro não durará uma eternidade. No final da temporada, Cristiano Ronaldo, Sérgio Ramos, Marcelo, Modric e Benzema estarão todos eles na casa dos 30 anos. É verdade que a qualidade continua intacta e que está criado um sistema perfeitamente enraizado onde todos eles parecem ter encontrado o seu propósito, mas o futebol vive de evolução e, a dado momento, até os melhores terão de se transformar a si próprios.

Parte da solução terá sempre de passar por trazer "sangue novo" e é aqui que entra Neymar da Silva Santos Júnior. Apesar de alguma discussão, as opiniões assemelham-se na hora de atribuir-lhe o papel de principal sucessor ao domínio criado por Lionel Messi e Cristiano Ronaldo no panorama individual. Cansado de viver na sombra do argentino, a passagem pelo PSG não terá sido apenas para confirmar o seu estatuto de estrela, mas também uma forma de ingressar nos blancos que dificilmente se concretizaria de outra forma.

Hoje em dia, já ninguém duvida que a aposta em Gareth Bale se revelou claramente falhada e o próprio deve estar de malas feitas para outras aventuras. Por outro lado, Neymar é exatamente aquilo a que eu chamo de "jogador à Real Madrid" - um atleta que além da sua natural e reconhecida qualidade, se destaca pelo seu carisma, postura high profile e consequente capacidade para mover uma geração inteira. Além disso, e razão pela qual os milhões nunca terem sido um problema para o colosso da capital espanhola, caso se confirme a transferência, os mesmos serão rapidamente repostos, tamanha é a magnitude de cartadas de marketing que abraçarão a ocasião.

Uma coisa parece certa, o futebol enquanto negócio continua a progredir de forma descontrolada para números astronómicos e os protagonistas/responsáveis teimam em não parar por aqui. Conseguirá Neymar elevar os sucessos do clube encabeçados pelo craque português nos últimos 9 anos? Irão os dois jogadores coexistir de forma pacífica ou ainda é cedo para Ronaldo ceder o protagonismo? Será certamente um novo capítulo a não perder.

Sem comentários:

Enviar um comentário