17 de agosto de 2018

MLS - 25ª Jornada - Antevisão

Cá estamos nós, mais uma vez, prontos a oferecer-vos antevisões de algumas partidas da MLS, a competição futebolística mais importante das terras do Tio Sam! Desfrutem, caríssimos, e votos de um óptimo dia! 


Seattle Sounders vs Los Angeles Galaxy

(18 de Agosto, 21:00 - Centurylink Field, Seattle, WA - Eurosport 2)



História principal: Super Sounders? Assim começam a fazer parecer. Amealhando pontos tanto em casa como na estrada, a equipa de Seattle acertou finalmente o passo e prepara o seu grande assalto aos playoffs, recebendo outra das várias partes interessadas nessa mesma corrida. Uma derrota frente aos Galaxy poderá pôr em causa o bom trabalho das últimas semanas, pelo que os homens orientados por Brian Schmetzer deverão entrar com redobrada concentração.

O nosso ponto de vista: Os últimos jogos da equipa de Seattle não deixam dúvidas, estão a fazer aquilo que lhes compete e já é tradição, ou seja, uma segunda metade de época de alto nível. Embora tenha, custado um pouco mais a fazer arrancar a máquina, este ano, esta já se encontra a funcionar a todo o vapor e começa a ser difícil acreditar que possa falhar de forma catastrófica.
Não devemos, no entanto, ignorar a equipa dos Galaxy. É verdade que o conjunto orientado por Sigi Schmid mostra bastante inconsistência, mas também já provou que vencer adversários complicados não é algo que não saibam fazer, e com jogadores como Ibrahimovic, muita coisa poderá acontecer, ainda que este aparenta preferir não jogar encontros que se disputem em terrenos sintéticos, como é o caso.
Tal situação não retira o favoritismo à formação da casa, até porque o conjunto forasteiro deverá apresentar-se sem algumas das suas estrelas (Alessandrini e Giovani Dos Santos não jogarão devido a lesão e Jonathan Dos Santos ainda é uma incógnita) mas poderá ser uma partida complicada, pelo menos se os Galaxy jogarem de forma ponderada e de acordo com a sua qualidade.

Prognóstico: Vitória para os Sounders. Os Galaxy poderão complicar um pouco as coisas caso respondam bem à ausência de alguns jogadores, mas a vitória deverá, ainda assim, sorrir aos da casa. Relativamente a golos, +2,5 golos poderá ser um mercado a considerar, até porque os jogos que envolvem os Galaxy costumam trazê-los com fartura.


Notas de Interesse
  • O histórico favorece os Galaxy, que venceram Seattle por 9 vezes em 24 jogos, contra apenas 6 vitórias dos Sounders.
  • Ibrahimovic representa uma consideravel fatia dos golos marcados pelos Galaxy (15 de 48).
  • Seattle sofre, em média, apenas 1 golo por cada jogo realizado em casa.
  • Os Sounders não conhecem o sabor da derrota há 8 partidas consecutivas.


Philadelphia Union vs New York City FC

(19 de Agosto, 00:00 - Talen Energy Stadium, Chester, PA)


História principal: Philadelphia recebe New York naquilo que, à primeira vista, poderia parecer um encontro destinado a ser vencido pelos forasteiros, sem complicações de maior. A verdade é, no entanto, que os Union têm somado alguns pontos e já se encontram acima da linha dos playoffs, pelo que é de imaginar que farão tudo o que estiver ao seu alcance para que essa situação se mantenha. A qualidade da equipa do Bronx será um sério obstáculo, é certo, mas o factor casa poderá ter aqui algum peso.

O nosso ponto de vista: New York, como referido antes, vinha de uma série de partidas vencidas mais por intervenção divina do que competência, tendo essa série chegado ao fim. No entanto, e após uma derrota, a equipa recompôs-se e venceu em Toronto, já de forma menos sortuda e mais sólida. O regresso de David Villa também é digno de registo, pois torna o ataque desta equipa consideravelmente mais perigoso. De resto, existem muito poucas dúvidas sobre qual dos dois conjuntos é, em teoria, o melhor e mais competente nesta partida.
No entanto, a bola rola para os dois lados e a teoria nem sempre representa aquilo que realmente acontece em campo. Os Union não são a equipa mais organizada nem recheada de qualidade, é certo. Na soma de todas as partes, são um conjunto medíocre, mas que pode aproveitar a moral dada pelos seus últimos resultados e o facto de New York partir para o seu segundo jogo consecutivo fora de portas para baralhar um pouco as coisas.
Acreditamos que os azuis do Bronx são favoritos à vitória, mas há que ter algum cuidado com este conjunto de Philadelphia, até porque não têm muito mais para conquistar após a sua eliminação da Open Cup.

Prognóstico: Vitória para New York. Não deverá ser o jogo mais fácil que esta equipa já teve e os Union poderão mesmo dificultar as coisas, tendo mesmo hipóteses de repartir os pontos caso as coisas lhes corram pelo melhor e NYCFC acuse algum cansaço. Villa poderá fazer a diferença em caso de jogo equilibrado, sendo que os mercados de +2,5 golos e golos para ambas as equipas poderão ser opções a considerar.


Notas de Interesse
  • New York sofre, em média, 2,1 golos por cada jogo realizado fora de casa.
  • O histórico de head to head de ambas as equipas favorecer New York, tendo vencido por 4 vezes e 7 encontros. No entanto, apenas 2 dessas 4 vitórias foram em terreno alheio.
  • Apesar da prolongada ausência por lesão, David Villa ainda é um dos melhores marcadores dos azuis do Bronx, com 9 golos.

FC Dallas vs Minnesota United

(19 de Agosto, 01:00 - Toyota Stadium, Frisco, TX)



História principal: Oportunidade para dar um pontapé nos fantasmas da crise? Não se pode negar que é precisamente isso que Dallas tem neste jogo. Após alguns encontros com resultados menos favoráveis, este regresso a casa, logo contra um conjunto de Minnesota que não prima pela qualidade - pelo menos quando comparado com outros nomes da liga - e se dá bastante mal a jogar fora de portas, pode ser um momento de ouro para o conjunto texano, que quer mostrar que ainda tem forças para correr e agarrar a taça. 

O nosso ponto de vista: Caso Dallas aproveite este regresso a casa da melhor forma e consiga combater a aparente doença da apatia que se tem abatido sobre algumas das equipas no topo da tabela, então têm tudo para vencer. O seu jogo é mais pensado, mais organizado e possui mais qualidade do que o jogo de Minnesota, pelo que quase se pode dizer que Dallas apenas sairá com zero pontos por culpa própria.
Não querendo ser ingratos para com os Loons, destacamos que estes também possuem algumas qualidades. Darwin Quintero é um jogador perigoso e que Dallas não deve subestimar, a não ser que queira dar por si a apagar fogos nas suas linhas defensivas. Vindos de um empate a duas bolas em casa dos Galaxy, os comandados de Adrian Heath terão, pelo menos, intenções de baralhar um pouco as contas para a equipa da casa. Se o vão conseguir? Isso é outra conversa, mas é certo que irão tentar.

Prognóstico: Dallas deverá vencer. Dependendo da forma como entrarem em campo, poderá ser uma vitória mais ou menos tranquila, mas acreditamos que os texanos têm aquilo que é preciso para sair vitoriosos. Relativamente a golos, Minnesota é um conjunto que conta com alguns buracos na defesa, pelo que +2,5 golos poderá ser algo a ter em conta.

Notas de Interesse
  • O histórico entre as duas equipas, ainda que curto, favorece claramente Dallas, com 2 vitórias em 3 jogos.
  • Minnesota nunca venceu em Dallas.
  • Dallas marca, em média, 2 golos por cada jogo realizado em casa, enquanto Minnesota sofre cerca de 2,8 golos por cada jogo realizado fora de portas.

Atlanta United vs Columbus Crew

(19 de Agosto, 21:00  - Mercedes-Benz Stadium, Atlanta, GA)



História principal: Após empatar 2-2 com Toronto, num jogo em que a equipa de Atlanta só se pode culpar a si mesma por não ter vencido (embora Bono, entre os postes de Toronto, tenha sido autor de uma excelente exibição), eis que este conjunto enfrenta outra partida que poderá não ser tão fácil como aparenta. Columbus já mostrou que é capaz de ganhar em terrenos complicados, tendo batido os Red Bulls no seu próprio reduto, sendo que não se importarão de repetir a gracinha, especialmente se forem convidados a fazê-lo.

O nosso ponto de vista: Atlanta é um conjunto fortíssimo, disso não restam dúvidas. Jogando em casa, pensar noutro cenário que não uma vitória é algo que nem passa pela cabeça dos adeptos, tal é a forma como esta equipa domina os seus adversários e faz os jogos parecer fáceis. A maioria deles, pelo menos, pois decidiram ligar o complicómetro no seu último encontro, e o resultado foi o que foi.
Dito isto, caso se apresentem na sua máxima força e sem impedimentos de maior magnitude, os Crew serão convidados a defender durante a maior parte da partida, pois Atlanta partirá para o domínio do encontro desde o apito inicial.
Falando dos amarelos de Columbus, há que salientar o seu equilíbrio, várias vezes referido por nós. Após a sua fase menos boa, os Crew encontram-se numa melhor maré de resultados e a moral está em alta, sendo que a vitória frente aos Red Bulls ainda está na memória e faz esta equipa sonhar com algo mais do que uma simples derrota nesta partida. A verdade é que tal feito será tudo menos fácil, mas não será por isso que os Crew deixarão de tentar.

Prognóstico: Vitória para Atlanta, possivelmente por diferença de 2 ou mais golos. Columbus tem potencial para apresentar mais resistência que Toronto, pelo que não repetir os problemas de finalização da última jornada é essencial. Caso não o consigam fazer, há que ter alguma cautela, até porque não se trata de um adversário qualquer. Apostar em golos de Martínez pode ser algo a ter em conta.

Notas de Interesse
  • Columbus conta apenas 0,5 golos marcados por cada jogo realizado como visitante.
  • Atlanta marca cerca de 2,5 golos por cada jogo realizado em casa.
  • Em 3 encontros, Columbus nunca venceu Atlanta.

Sem comentários:

Enviar um comentário