17 de agosto de 2018

Premier League: 2ª Jornada - Antevisão

Everton x Southampton

(18 de Agosto, 15h00 - Goodison Park, Liverpool)


História principal: Mais uma vez, paciência, adaptação e... Richarlison! No último dia de transferências, Marco Silva viu o seu plantel ficar mais recheado com as chegadas de André Gomes, Bernard, Zouma e Mina, portanto serão de esperar algumas mexidas.

André Gomes vem dar um pouco mais de equilíbrio e eficácia na circulação de bola a meio campo, Bernard vai dar fire power à outra ala, enquanto Zouma e Mina colocam poder físico e segurança no setor defensivo. O problema, claro, continua a ser o excesso de caras novas que atrasa o processo de adaptação da equipa às exigências da liga e às ideias do treinador. Marco Silva tem a responsabilidade de montar um conjunto competitivo à "velocidade da luz" e temos a certeza que os resultados irão aparecer mais cedo ou mais tarde.

O Everton mostrou-se a um bom nível na 1ª jornada e as exibições só tendem a melhorar. Richarlison, por si só, parece ser o grande foco do esquema ofensivo mas, nem por isso, deixa de ter um papel super importante nas recuperações de bola. A sua qualidade técnica é simplesmente notável, ao nível de um verdadeiro jogador de topo, mas o grande destaque vai para o seu empenho defensivo que ajudou a equipa a vencer uma grande fatia de duelos.

O nosso ponto de vista: O Soton iniciou a sua campanha a pouco gás e não foi além de um empate no seu terreno frente ao Burney. Pior do que o resultado, só mesmo a exibição que podia perfeitamente ter dado em derrota. A equipa não mostrou qualidade e adivinha-se mais um ano a combater a descida de divisão. A visita ao reduto do Everton não prevê grandes alegrias na medida em que os anfitriões procurarão comandar a partida desde o início.

Ainda assim, os toffies não irão entrar em grandes pressões, guardando esse ímpeto para os duelos no seu próprio meio campo. O objetivo da turma de Marco Silva é circular a bola com segurança e evitar desconcentrações ou eventuais momentos de aperto, aproveitando a rapidez dos seus flanqueadores para apanhar o Southampton em contrapé. McCarthy vai ter certamente muito trabalho e só uma exibição de gala salvará a sua equipa de sofrer a 1ª derrota da época.

Prognóstico: Dadas as primeiras impressões de ambas as equipas na abertura desta Premier League, e por aquilo que projetamos até agora, é difícil não dar claro favoritismo à equipa da casa. Apesar de ainda estarem a passar pela fase de adaptação, este é um daqueles jogos de 3 pontos obrigatórios. A aposta no golo de Richarlison é para manter durante praticamente toda a temporada. Outros mercados a ter em conta: Southampton a não marcar; +1,5 golos para o Everton.

West Ham x Bournemouth

(18 de Agosto, 15h00 - Estádio Olímpico, Londres)


História principal: Começar a temporada em Anfield não é propriamente aquilo que um treinador queira para a sua equipa e essa "sorte" calhou ao West Ham. Foi um jogo que serviu para pouco mais do que "cumprir calendário" e a época começa realmente agora. 

O Bournemouth, por sua vez, parece manter a rédea curta do ano passado - se querem pontos no Vitaly Stadium vão ter que suar, e muito. Frente ao Cardiff foram donos e senhores da bola, não dando qualquer hipótese ao seu adversário, desperdiçando inclusive uma grande penalidade.

O nosso ponto de vista: Se a história se mantiver, o Bounemouth não terá vida fácil fora de portas mas, ao mesmo tempo, serão muito combativos e farão um excelente trabalhado de contra ataque. Quanto ao West Ham, ainda não podemos dizer muito sobre o trabalho de Pellegrini que ainda só teve uma pré época para se mostrar. Podemos dizer que a equipa está mais solta e com mais critério na circulação de bola, apesar de ainda mostrarem muito pragmatismo.

Aquilo que se espera é um jogo algo parecido ao 1-1 da temporada transata - equilibrado, com o Bournemouth a tentar segurar o empate e o West Ham a procurar cautelosamente os 3 pontos. Fraser, King e Wilson são o motivo dessa cautela e qualquer espaço a mais pode ser a "morte do artista". Os hammers têm este ano mais armas para causar estragos às defesas adversárias e, em virtude da mentalidade do seu treinador, também terão "apetite" pela posse de bola. Masuaku e Frederiks são alas que dão muita largura e qualidade ao ataque, libertando a faixa central para os grandes artistas da equipa, Felipe Anderson e Arnautovic.

Prognóstico: Apesar da pesada derrota em Anfield, o West Ham é o favorito a vencer este 2º desafio. Esta premissa não garante que o irão conseguir, mas têm de ser considerados como tal e dificilmente sofrerão novo desaire - a vitória pela margem mínima parece o desfecho mais provável. Arnautovic vai mostrar os seus dotes de goleador e colocar o seu nome na lista de marcadores do encontro. Ambas as equipas para marcar também parece um mercado apetecível.

Chelsea x Arsenal

(18 de Agosto, 17h30 - Stamford Bridge, Londres)


História principal: Digamos que o destaque passará por um jogador, e não é pela positiva - Alvaro Morata. Sarri nunca precisou de um ponta de lança de referência para o seu estilo de jogo, pelo contrário, o esquema do italiano precisa sim de um avançado móvel que saiba jogar de costas para a baliza, com técnica e que saiba tabelar com os colegas. Morata não é esse homem. 

A situação não melhora tendo em conta que os defesas da Premier League não são nada "meiguinhos" e o avançado espanhol não é capaz de aguentar a patente física. A solução poderia passar por fazer de Hazard uma espécie de Mertens mas com Giroud no banco, um ponta de lança possante e que sabe combater este tipo de defesas, Sarri não deve demorar até proceder à alteração. 

Do lado dos gunners, Emery não é um treinador conhecido propriamente pelo trabalho defensivo e, por isso, suscita-nos algumas dúvidas quanto à postura da equipa para este jogo. O Arsenal deve subir um pouco as suas linhas em relação ao jogo com os campeões Manchester City e mostrar mais ousadia na procura do último terço. Lacazette tem de ser titular nesta equipa onde já provou que pode formar uma ótima dupla com Aubameyang.

O nosso ponto de vista: Tal como foi referido no rescaldo na ronda anterior, a vitória dos blues por 3-0 foi algo enganadora e exagerada para aquilo que foi o jogo, ainda assim, há que dar o devido valor ao fator eficácia. Agora, jogando em Stamford Bridge, acreditamos que mostrem mais qualidade e mais "punho" na partida, ainda que tenham de fazer mais para criar oportunidades de verdadeiro perigo. Hazard deve voltar ao 11 inicial e assim dar um push importante na transição ofensiva da sua equipa.

O Arsenal, em comparação com o último desafio, terá que ser muito mais veloz nas já tradicionais tabelas a meio campo e procurar circular a bola com critério assim que chegar ao meio campo adversário. A equipa pareceu sempre algo precipitada e desconcentrada no último encontro e terão de apelar ao génio de Özil e à destreza de Ramsey para ganhar metros em terreno "inimigo". Jogadores como Mkhitaryan, Aubameyang e Lacazette podem fazer a diferença a qualquer momento e a defesa do Chelsea não pode "piscar os olhos" nem por 1 segundo.

Prognóstico: Apesar de ainda nenhuma das equipas ter mostrado os seus verdadeiros argumentos nesta fase inicial, não acreditamos que o Chelsea vá sair do seu próprio reduto com uma derrota. Ainda assim, o Arsenal deverá causar alguns calafrios e fazer balançar as redes pelo menos uma vez. +2,5 parece-nos bastante fiável. 

Brighton x Manchester United

(19 de Agosto, 16h00 - Falmer Stadium, Brighton and Hove)


História principal: A sorte de Mourinho e companhia no 1º encontro foi mesmo a falta de capacidade do adversário para causa mais problemas, caso contrário, poderíamos estar aqui a falar de outras contas. As exibições são sofríveis e a equipa não tem mostrado qualidade para competir com o principal rival mas, em boa verdade, o Brighton não oferecerá uma oposição tão forte quanto isso. Diríamos mesmo que a equipa poderá ter carimbo de volta para o Championship julgando pela 1ª partida. Na temporada passada, o United falhou e muito, e perdeu por 1-0 neste mesmo campo. Este ano acreditamos que as coisas sejam algo diferentes.

O nosso ponto de vista: O Brighton, certamente conhecedor das instabilidade vivida em Manchester, procurará ser um pouco mais atrevido nesta que é a estreia a jogar perante os seus adeptos. Se, tal como na época anterior, o United insistir em não contrariar a ousadia do adversário, podemos assistir a uma 1ª parte de jogo bastante complicada. 

Todavia, este "atrevimento" pode acabar por ter um efeito contrário àquele que seria de esperar, uma vez que Mourinho tem em Sanchez, Fred, Pogba e Lukaku, um conjunto de jogadores capaz de imobilizar o adversário no contra ataque. Espera-se, assim, um United mais pragmático na 1ª fase do encontro, à espera de ver aquilo que os homens da casa têm para oferecer e, depois sim, assumirem as despesas do jogo e da posse de bola durante largos períodos da partida.

Prognóstico: Vitória para os reds e +1,5 golos para o mesmo conjunto. Ainda que algo arriscado, o handicap -1,5 também pode ser um mercado a ter em conta.

Sem comentários:

Enviar um comentário