24 de agosto de 2018

Premier League: 3ª Jornada - Antevisão

Arsenal x West Ham

(25 de Agosto, 15h00 - Emirates Stadium, Londres)

História principal: Eficácia, tão "simples" quanto isto. É verdade que os erros defensivos - graves - cometidos no jogo frente ao Chelsea foram fulcrais para o desfecho final, mas fosse a finalização dos gunners um bocadinho melhor e estaríamos a falar de outro resultado. Aubameyang foi contratado para ser o homem golo da equipa mas até agora tem desiludido bastante nesse capítulo. Ainda assim, nem tudo são más notícias. O facto de ter estas oportunidades também significa que tem aparecido no sítio certo e que é uma questão de minutos até começar a faturar.

Se as coisas não estão fáceis para o Arsenal, a coisa fica ainda pior no que toca ao West Ham. As contratações parecem ter sido acertadas mas a dúvida continua a pairar sobre a escolha do líder máximo da equipa. Será Pellegrini o homem certo? Como diz o outro, "a esperança é a última a morrer" mas os adeptos já começam a abrir a porta de saída ao técnico chileno.

O nosso ponto de vista: Arsenal ofensivo, pressionante e controlador, não será de esperar menos do que isto. Emery tem no seu currículo um estilo de futebol ofensivo e, em casa, quererá trazer os primeiros 3 pontos da temporada e silenciar um pouco os famosos críticos ingleses.

Por seu lado, os hammers mostram claras dificuldades na 1ª fase de construção, em circular a bola e em colocar homens na zona de finalização. A falta de um bloco ofensivo declarado e de linhas de passe faz com que muitos dos ataques terminem de forma prematura. Caso, como se espera, o Arsenal se apresente com uma linha defensiva bastante alta, o West Ham irá passar por enormes dificuldades e "oferecer" a vitória ao adversário de forma natural.

O "segredo" para causar alguma surpresa poderá passar por aproveitar ao máximo os espaços dados pelos defesas do Arsenal nas suas costas - lentos e por vezes desligados do jogo - e lançar Arnautovic e companhia em velocidade. 

Prognóstico:  Vitória para o Arsenal. Acreditamos que a obrigação de começar a pontuar irá trazer pressão positiva para a equipa comandada por Emery. Se acertarem, finalmente, no capítulo da finalização, então poderemos assistir facilmente a uma vitória por 2 ou mais golos. Aubameyang irá certamente colocar o seu nome na lista de marcadores e +1,5 golos para a equipa da casa também nos parece uma aposta sem risco.

Bournemouth x Everton

(25 de Agosto, 15h00 - Dean Court, Bournemouth)

História principal: Surpresa? Nem por isso. O Bournemouth tem vindo a provar, época após época, que merece um lugar nesta Premier League e que são uma equipa com qualidade e a quem se torna muito complicado roubar pontos. Em casa são um autêntico "terror" e fora de portas aproveitam cada distração para fazer o adversário pagar.

Na última antevisão, aquando do confronto com o West Ham, avisamos para o perigo que Fraser, Wilson e King poderiam causar ...et voilá! Callum Wilson, em especial, está numa forma brutal. Se há testes difíceis para esta nova aventura de Marco Silva, este é sem dúvida um deles.

O Everton exibiu-se a grande nível no seu terreno frente ao Soton e, com o jogo controlado, tiveram duas excelentes oportunidades para irradiar as dúvidas quanto ao vencedor do encontro. Falhando nesse aspeto, acabaram por recuar um pouco as suas linhas e permitiram ao Southampton "sonhar" com o empate. Esse é exatamente o capítulo em que a turma de Liverpool tem de melhorar para este desafio, a finalização - as chances poderão não ser muitas e terão de aproveita-las ao máximo.

O nosso ponto de vista: Jogo equilibrado e sem controlo declarado por nenhuma das equipas. Haverá, sim, momentos onde a superioridade de um ou outro conjunto se fará notar mas sem nunca dominar a partida por completo. O Bournemouth deverá começar o encontro por cima e tentar colocar-se em vantagem o mais rápido possível de forma a gerir os acontecimentos seguintes de forma mais confortável - no contra ataque.

O Everton irá manter a sua coesão e pressionar o seu adversário no próprio meio campo, isto enquanto o empate se mantiver. Caso se mantenha por muito tempo, irão aumentando progressivamente o ritmo de jogo, recuperando a bola mais à frente e libertando os seus elementos para evitar situações de aperto.

Prognóstico: É um resultado difícil de prever, cremos que qualquer um dos 3 desfechos não seria uma surpresa. Estamos inclinados para o empate, mas se o Everton tiver a pontaria afinada poderão levar os 3 pontos que seriam muito valiosos para este início de temporada. Ambas as equipas para marcar e +2,5 golos parecem mercados bastante seguros. Richarlyson é sempre uma opção para a lista de marcadores e não podemos deixar Wilson de fora porque o homem está completamente on fire.

Fulham x Burnley

(26 de Agosto, 16h00 - Craven Cottage, Londres)

História principal: O Fulham chega à Premier League com a ambição de se colocar entre o lote de equipas que lutam por lugares europeus e, para isso, é preciso materializar os objetivos.  Foram feitas diversas contratações e foi, inclusive, equacionada uma mudança de estádio, mas o que é certo é que ainda estão longe de mostrar "estofo" para tal.

O Burnley sofre de uma espécie de "síndrome" que vem afetando as equipas que se estreiam ou que não estão incluídas nas competições europeias durante muito tempo. Estas são andanças às quais não estão habituados e as poucas adições de qualidade ao plantel também não ajudam. A falta de eficácia na gestão entre campeonato e competições europeias, faz-nos acreditar que assistiremos a um Burnley completamente diferente daquele que vimos na temporada transata.

O nosso ponto de vista: O Fulham tem, aqui, uma excelente oportunidade para somar 3 pontos e acalmar um pouco os adeptos. O ataque precisa claramente de uma injeção de motivação e o facto do Burnley vir de uma deslocação muito complicada à Grécia - derrota por 3-1 frente ao Olympiakos - pode ser o mote para a sucesso. A equipa da casa irá, com certeza, controlar o ritmo do jogo e terão o maior número de chances para levar de vencida a partida. Caso mostrem pontaria afinada, terão todas as condições para sorrir no final dos 90 minutos.

Prognóstico: Vitória para o Fulham - a busca pelos 3 pontos é real e têm a qualidade necessária para o conseguir. O Burnley não deve representar uma grande ameaça mas qualquer descuido ou a falta de eficácia evidenciada no encontro como o Crystal Palace podem ser a "morte do artista". +1,5 golos para os homens da casa.

Manchester United x Tottenham

(27 de Agosto, 20h00 - Old  Trafford, Manchester)

História principal: Distrações defensivas dos londrinos. Sim, é verdade que o Tottenham é uma das grandes equipas deste campeonato e que, jogando aquilo que sabem, acabarão facilmente no top 3 ou 4. Ainda assim, também é verdade que o Tottenham continua a apresentar a mesma lacuna das temporadas transatas - a organização defensiva. O problema até nem passa pelos jogadores em si que até auferem boa qualidade, o "vírus" está mesmo na forma como Pocchetino organiza a sua turma no momento defensivo. Todavia, estes contratempos tendem a dissipar-se nos jogos chamados "grandes", o que é um ponto a favor neste caso.

Já em Manchester, a situação não parece melhorar por nada. As adversidades que fomos enunciando nas nossas previsões - mentalidade pequena, criatividade nula, fluidez inexistente, conjunto defensivo e lento - vão-se alastrando cada vez mais e, caso continuem, Mourinho terá mesmo que abandonar o comando técnico da equipa. Os jogadores valem mais do que aquilo que têm apresentado e o United têm de "voar mais alto".

O nosso ponto de vista: Partida bastante lenta. O United parece confortável em abordar cada desafio como uma equipa "pequena" e que se concentra lá atrás sem qualquer tipo de objetividade na circulação de bola. Os spurs, apesar na qualidade inerente, vêm mostrando sinais de pouco ritmo, o que é normal tendo em conta a fatia de atletas que esteve presente no Mundial na Rússia.

Por esta altura, seria expectável que estaríamos todos a pensar que Mourinho iria dar a volta aos acontecimentos por cima, frente aos seus adeptos, a ganhar e a jogar bem, mas já ninguém acredita mesmo que isso irá acontecer. O Tottenham não ganha em Old Trafford desde o dia 1 de Janeiro de 2014, somando só derrotas desde então, e esse pode ser um peso adicional no conjunto de Pocchetino, como pode ser uma motivação extra. Curiosamente, o ano passado foram a melhor equipa em campo e mesmo assim acabaram por perder (1-0).

É exatamente com base no encontro da última temporada que encaixamos a nossa análise. O Tottenham será a equipa com mais bola e mais controlo do jogo, serão eles a criar mais e melhores oportunidades de golo e tudo dependerá da pontaria dos seus artilheiros. Contudo, manter o alerta e a defesa bem "acordada" é essencial porque esse tem sido o grande sinal menos até agora e Mourinho irá com certeza tentar explorar essa vertente.

Prognóstico: Apesar do mau momento dos red devils, não se espera que os visitantes tenham a vida facilitada e que levem de vencido o encontro de forma fácil. Será, acima de tudo, um jogo bem disputado a meio campo, e o conjunto mais eficaz levará os 3 pontos. Não acreditamos que o Tottenham irá saborear a derrota neste encontro e que o United consiga sair da situação em que se encontra com esta partida. Ambas as equipas para marcar é um mercado a explorar e, para apostadores mais ousados, Kane para faturar a qualquer momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário