25 de agosto de 2018

Série A: 2ª Jornada - Antevisão

Juventus x Lazio

(25 de Agosto, 17h00 - Juventus Stadium, Turim)

História principal: Consistência defensiva. A Juve já todos conhecem e sabem, de certa forma, o que esperar - uma equipa muito bem montada atrás, com um bloco muito coeso e muita rapidez/fluidez na transição ofensiva. Ainda assim, as entradas diretas de Cancelo e Can para o 11 inicial causam alguma "estranheza" nos processos defensivos. Talvez, por isso, a vitória tenha estado mesmo em dúvida até ao final do encontro. Com um adversário como a Lazio, a vecchia signora não pode dar-se ao luxo de cometer este tipo de erros porque o desfecho pode não ser o mesmo.

Do lado da Lazio, é de esperar exatamente a mesma atitude e as ideias de Inzaghi sempre presentes no modelo de jogo. Não vão nunca ceder à superioridade da Juve e vão tentar jogar olhos nos olhos com o conjunto de Turim, procurando aproveitar as fragilidades que falamos acima para surpreender com ataques rápidos e objetivos.

O nosso ponto de vista: Ao contrário do que seria de esperar para uma equipa heptacampeã, os bianconeri não vão assumir declaradamente o controlo do jogo, uma vez que se sentem mais confortáveis em transição do que propriamente em posse de bola. Para favorecer essa mesma transição, terão que "oferecer" a bola à Lazio durante alguns períodos do jogo, uma espécie de "engodo" para que a equipa romana suba as suas linhas e exponha as suas costas de forma mais evidente.

A Lazio não terá grandes hipóteses para conseguir usar a circulação de bola de forma objetiva e, por isso, a grande parte das suas oportunidades surgirá de remates de longa distância, de bola parada, ou de lances criados pela irreverência de Immobile. Não perder o esférico de forma infantil e desnecessária será o 1º passo para não sair de Turim com um resultado negativo, o resto dependerá da frieza com que encararem a baliza de Szczesny. 

Prognóstico: Vitória para a Juventus pela margem mínima, a qualidade individual das suas estrelas fará a diferença num embate que será certamente muito complicado. Ambos os conjuntos para marcar e +2,5 golos são outros mercados muito interessantes.

Napoli x AC Milan

(25 de Agosto, 19h30 - San Paolo, Napoli)

História principal: Jogo de equipa versus Individualidades. O Napoli, mesmo com Ancelotti, continua a demonstrar a química a que já nos habituou com uma determinação inabalável e um espírito de sacrifício entre jogadores enorme. Com isto, não queremos dizer que a exibição em Roma frente à Lazio tenha sido fantástica, longe disso, mas são pequenos e bons detalhes que vieram do passado e que parecem ter ficado.

O Milan, por seu lado, viu o desafio da 1ª jornada ser adiado devido à catástrofe da ponte em Génova. Dado esse facto, não temos uma base sólida que nos guie na antevisão desta equipa para o jogo. No entanto, e tendo em conta aquilo que foi visto na pré época, os rossoneri mostraram-se muito idênticos à imagem que deram na última temporada, isto é, um coletivo que deixa muito a desejar. A derrota por 2-1 em 17/18 ainda estará na memória e terão de fazer muito mais para sair do San Paolo com outro resultado.

O nosso ponto de vista: O Napoli entra para esta jornada melhor preparado devido ao ritmo que traz da 1ª jornada, o que, parecendo que não, pode ser decisivo - O Milan não joga desde o dia 11. Mesmo que a equipa da casa apresente algumas fragilidades, tal como evidenciou na partida frente à Lazio, irão sempre manter um maior controlo do ritmo de jogo. Mais e melhor circulação de bola, linhas defensivas pressionantes e alta criatividade, é o que podemos esperar dos partenopei.

Com o decorrer dos minutos, os rossoneri tentarão contariar o controlo da equipa da casa, mas não sabemos até que ponto o conseguirão fazer, uma vez que estamos perante uma equipa que, ao contrário do adversário, prima pelo egoísmo e não pelo team work. Já não é novidade que o Milan apresenta um futebol digno de "equipa do meio da tabela", com escasso papel dos seus "criativos" e com erros defensivos tão gritantes como constantes. Em suma, são um conjunto que vale pelas individualidades e que só são uma verdadeira ameaça quando o adversário o permite.

Não cremos que o jogo será parecido com o da 1ª jornada em Roma, onde não houve um claro domínio de nenhuma das equipas e onde os diferentes momentos de jogo foram decididos pela eficácia, ou falta dela - neste caso, o Napoli será dono e senhor da bola. Nota de destaque ainda para Allan e Higuain. Allan porque é um autêntico guerreiro no meio campo e pelo seu papel fundamental no equilíbrio do esquema tático da sua equipa. Higuain porque, mais uma vez, volta ao San Paolo em condições de adversário e, apesar da pressão extra, é um homem que não precisa de muito espaço para colocar o seu nome na lista de marcadores.

Prognóstico: Vitória para o Napoli. Em casa, não irão facilitar e é nestes jogos que se testam as armas dos candidatos ao título. Todavia, o Milan não irá vender de barata a derrota e não serão, apesar de tudo, 3 pontos tranquilos. +1,5 golos para a equipa da casa, Insigne para marcar e Napoli a vencer ao intervalo são outros mercados a ter em conta.

Roma x Atalanta

(27 de Agosto, 19h30 - Stadio Olimpico, Roma)

História principal: Eficácia. A Roma tem um conjunto de jogadores de grande qualidade, talhados para a luta pelo título e serão sempre uma ameaça à hegemonia da Juventus. Ainda assim, a deslocação ao terreno do Torino evidenciou alguma ansiedade por parte da equipa quando o golo tardava em aparecer. O conjunto criou oportunidades necessárias para construir o resultado mais cedo mas a verdade é que foram constantemente desperdiçadas e o Torino, a espaços, poderia mesmo ter causado uma surpresa. Dzeko acabou por fazer um golo de belo efeito, já no final da partida, depois de Kluivert ter arquitetado o lance pela direita.

A Atalanta vai cimentando, cada vez mais, a sua posição na liga e serão certamente um duro teste para qualquer um dos candidatos ao scudetto. São um conjunto extremamente organizado, com um coletivo muito forte, bons jogadores e uma química que os poderá levar longe. Na 1ª jornada cumpriram e venceram o recém promovido Frosinone por 4-0. Papu Gomez esteve completamente "endiabrado", participando em todos os golos do encontro - 2 golos e 2 assistências, afirmando-se como um dos grandes jogadores deste campeonato. 

O nosso ponto de vista: Jogando fora, a Atalanta opta sempre por um estilo de jogo mais pragmático, mas não defensivo. O objetivo passa por conseguir controlar os mais variados momentos de jogo de uma forma eficiente, estando sempre atentos às investidas do adversário para não sofrerem distrações e responderem em contrapé. É uma equipa que gosta de ter a bola, circulando-a de pé para pé e, portanto, não nos surpreenderia que seriam mesmo eles a ditar o ritmo no Olímpico em alguns momentos da partida.

Por seu lado, e tendo em conta que estarão perante os seus adeptos, a Roma terá que se exibir ao mais alto nível e provar que são verdadeiros candidatos ao título. Há uma série de caras novas no plantel e, por isso, é normal que ainda leve algum tempo até o conjunto entrar completamente "nos eixos", ainda que mostrem desde já sinais bastante positivos. A melhorar rapidamente está o capítulo da finalização e, para isso, Di Francesco conta com Edin Dzeko. O adversário não poderá qualquer tipo de espaço ao ponta de lança bósnio que já mostrou poder decidir qualquer partida com a sua veia goleadora.

Prognóstico: A Roma tem de ser considerada favorita mas não cremos que a vitória vá surgir, se é que vai, de forma tão fácil quanto isso. Nota ainda para o desafio entre a Atalanta e o Copenhaga onde a equipa italiana "distribuiu" uma série de remates sem fazer qualquer golo. O fator cansaço também se pode fazer notar. -2,5 golos parece-nos provável para o momento das duas equipas.

Sem comentários:

Enviar um comentário