15 de setembro de 2018

MLS - 29ª Jornada - Antevisão


Deixamo-vos, desta vez, com algumas das partidas que podem ser decisivas para a corrida pelos playoffs e pela Supporter's Shield. A recta final da MLS está aqui, prometendo emoção até ao último minuto!

Colorado Rapids vs Atlanta United

(15 de Setembro, 20:30 - Dick's Sporting Goods Park, Commerce City, CO)



História principal: Duas equipas totalmente diferentes irão defrontar-se este fim de semana, no montanhoso estado do Colorado. 
Do lado da casa estão os Rapids, um conjunto cujo principal argumento é simplesmente não deixar o adversário jogar, já que a sua qualidade não permite que façam muito mais. Do outro lado, como visitantes, chegam os homens de Tata Martino, os Atlanta United, uma das melhores equipas desta edição da Major League Soccer.
Um encontro que põe frente-a frente David e Golias, ainda que a história da partida não deva acabar como a sua congénere da mitologia.

O nosso ponto de vista: O valor desta equipa dos Rapids está mais do que definido, assim como o do seu adversário, pelo que o vencedor deste encontro não parece difícil de prever.
Colorado poderá sentir-se um pouco mais à vontade no seu próprio terreno, mas a sua estratégia não deverá implicar uma avalanche ofensiva, até porque isso seria fatal contra uma equipa como Atlanta, especialmente tendo em conta que os comandados de Tata Martino mostram tendência para um jogo mais pragmático sempre que jogam fora de portas.
Tendo perdido o seu último encontro e estando a apontar baterias à Supporter's Shield, Martínez e companhia não quererão desperdiçar esta oportunidade para vencer, até porque Colorado irá entrar para esta partida com ausências confirmadas, como é o caso de Niki Jackson.

Prognóstico: Apesar de se tratar de um jogo fora de portas, antevemos uma vitória para Atlanta. Não será o mais tranquilo dos seus jogos, é certo, mas não prevemos que os Rapids consigam parar o conjunto visitante. Poderá ser mesmo um encontro com golos para Martínez, sendo que o total de tentos marcados poderá ultrapassar os 2,5 caso os Rapids se mostrem demasiado aventureiros. Cremos, também, que Martínez terá boas oportunidades para facturar.

Notas de Interesse
  • Com 50 golos sofridos em 27 partidas, os Rapids possuem uma das piores defesas da MLS.
  • Em casa, Colorado sofre, em média, 1,8 golos por partida.
  • Jogando como equipa forasteira, Atlanta marca, em média, 1,5 golos por encontro.
  • Na última (e única) partida realizada entre as duas equipas, Atlanta venceu Colorado por 1-0.

Houston Dynamo vs Portland Timbers

(16 de Setembro, 01:30 - BBVA Compass Stadium, Houston, TX)



História principal: Os Dynamo, numa série de jogos sem vencer que já se estende há 8 encontros, sendo que 7 se contam como derrotas. Quer isto dizer que a equipa de Houston está, pois claro, practicamente arredada dos playoffs, jogando já quase apenas pelo orgulho.
Quem vai tentar tirar partido de tal situação serão os Timbers, que procuram solidificar a sua posição o mais depressa possível, mas a sua forma recente sugere que esta partida poderá não ser tão fácil como aparenta.

O nosso ponto de vista: Houston tem mais valor do que os resultados mostram, é certo, mas a qualidade das exibições tem estado um pouco aquém daquilo que é esperado desta equipa. É possível que o seu plano de ataque intenso, que tão bem resultou durante a primeira parte da época, tenha perdido a sua eficácia, deixando este conjunto sem soluções e vulnerável à maioria dos seus adversários.
Portland, embora possa e deva ser considerado um conjunto mais forte, perdeu algum do fogo que mostrou durante boa parte da temporada. Savarese tem tentado elevar a equipa a esse nível nas últimas semanas, tendo conseguido alguns resultados positivos, mas parece ainda faltar algo a esta equipa dos Timbers, especialmente jogando como formação forasteira. Como se isso não fosse suficiente, Jeff Attinella não estará disponível para este encontro.

Prognóstico: Acreditamos que o empate poderá ser um resultado a ter em conta. Uma vitória de Portland não é totalmente descabida, mas não se afigura como o cenário mais provável.
Relativamente a golos, um total de +2,5 poderá estar nas cartas, pelo menos se este encontro for algo como os últimos 5. Para os mais aventureiros, apostar em Valeri poderá ser algo a ter em conta.

Notas de Interesse
  • Houston soma 7 derrotas nos seus últimos 8 encontros.
  • Após uma má fase, Portland encontra-se sem perder nos seus últimos 3 encontros.
  • Em média, os Timbers marcam 1,2 golos por cada jogo realizado fora de casa.
  • Houston sofre, em média, 1,3 golos por cada jogo na condição de equipa anfitriã.


Vancouver Whitecaps vs Seattle Sounders

(16 de Setembro, 03:00 - BC Place, Vancouver, BC)



História Principal: O jogo da jornada! Este encontro não podia vir numa altura de maior importância para estes dois grandes rivais, sendo que tanto os Whitecaps como os Sounders precisam dos 3 pontos para assumirem uma posição confortável no que toca à luta pelo acesso aos playoffs. Se os Sounders se encontram um pouco mais tranquilos, os Whitecaps precisam mesmo de vencer. Um encontro a acompanhar!



O nosso ponto de vista: Seattle chega a este jogo como a melhor equipa. Melhores jogadores, melhor organização e moral em alta são os pontos com os quais os Sounders tentarão desfeitear os seus rivais na sua própria casa.

Olhando para os Whitecaps, vemos uma equipa com enormes problemas defensivos e uma falta de balanço tremenda, com resultados inconsistentes. Seria fácil dizer que os Sounders sairiam deste encontro com os 3 pontos, não fosse o caso de se tratarem de equipas rivais.
Como bem sabemos, até a pior equipa se transfigura neste tipo de situações, pelo que os anfitriões não serão fáceis de bater.
Estará Seattle à altura do desafio? Acreditamos na possibilidade, mas descartar Vancouver seria arriscar cometer um erro de proporções bíblicas.


Prognóstico: Acreditamos que os Sounders partem com algum favoritismo, ainda que um empate não seja minimamente de descartar. Recomendamos acompanhamento da partida. 

Relativamente a golos, jogos que envolvem os Whitecaps são terreno fértil para festejo, pelo que existe a possibilidade de a tradicional marca de 2,5 golos poder vir a ser batida.


Notas de Interesse
  • Nos últimos 5 encontros, Seattle venceu por 3 vezes. No entanto, nenhuma dessas vitórias aconteceu em casa dos Whitecaps.
  • Em média, Vancouver sofre 1,5 golos por cada jogo realizado em casa, marcando 2,1 na mesma situação.
  • Os Sounders venceram os seus últimos 7 encontros
  • Seattle marca, em média, 0,9 golos por cada jogo realizado fora de portas, sofrendo 1,2 na mesma condição.

 D.C. United vs New York Red Bulls

(16 de Setembro, 18:00 - Audi Field, Washington, D.C.)



História principal: Mais uma partida entre rivais, mais um encontro de alta importância. Enquanto D.C. procura entrar no grupo dos 6 primeiros a todo o custo, os Bulls correm em direcção à Supporter's Shield, tendo já carimbado a presença nos playoffs. Um jogo que promete emoção e duas equipas conscientes de que perder não é opção.

O nosso ponto de vista: O histórico favorece os Red Bulls, e os homens de Chris Armas têm mostrado a capacidade de vencer mesmo até quando a situação parece menos favorável. Um conjunto sólido e com boa capacidade ofensiva, serão, certamente, um dos adversários mais complicados que D.C. irá receber no seu novo estádio durante a época actual.
Destaque-se, no entanto, que esta equipa de D.C. tem-se mostrado complicada de bater no seu próprio terreno, melhorando a olhos vistos face ao que se viu na primeira metade da temporada.
A chegada de Wayne Rooney e a mudança para o Audi Field transformaram totalmente a equipa de Ben Olsen, injectando a confiança e a experiência que o conjunto necessitava, pelo que os Red Bulls não podem dar-se ao luxo de jogar com demasiada confiança, até porque Atlanta já provou do veneno que existe no relvado da equipa da capital.

Prognóstico: Os Red Bulls mantêm o favoritismo. No entanto, pensar que isto significa que D.C. tem poucas chances de vencer é incorrecto. Vemos maior capacidade na equipa de Chris Armas, de facto, mas o conjunto da casa é mais do que capaz de complicar bastante a vida aos visitantes, especialmente se estes prestarem pouca atenção aos contra ataques. Relativamente a golos, talvez este não seja o encontro mais propício a números elevados. +2,5 poderá acontecer, mas não será totalmente garantido. Mattocks e Wright-Phillips poderão ter uma palavra a dizer no que toca à lista de marcadores.


Notas de Interesse
  • D.C. marca, em média, 2 golos por cada jogo realizado como equipa anfitriã, sofrendo 1,1 na mesma situação.
  • Já os Bulls facturam, em média, 1,4 golos por cada jogo realizado fora, sendo que o número de golos sofridos na mesma situação é idêntico.
  • Nas últimas 5 partidas entre os dois conjuntos, os Bulls venceram por 4 vezes, sendo que apenas duas das partidas registaram mais de 2,5 golos.

Extra


Uma pequena nota relativa aos encontros LAFC vs New England e Philadelphia vs Montreal, que não foram escolhidos para antevisões detalhadas mas têm todo o potencial para ter influência nas contas dos playoffs da conferência este, especialmente o segundo.
Para os apaixonados do futebol e fãs da MLS, sugerimos que prestem também alguma atenção a essas partidas, temos a certeza de que não ficarão desapontados!

Sem comentários:

Enviar um comentário