15 de setembro de 2018

Premier League: 5ª Jornada - Antevisão

Tottenham x Liverpool

(15 de Setembro, 12h30 - Wembley Stadium, Londres)

História principal: Naby Keita. O médio guineense foi, sem dúvida, a grande aquisição dos reds para esta temporada, é por ele que passam todas as jogadas e é ele quem dita o ritmo de jogo. Klopp optou por deixá-lo fora do 11 titular na partida frente ao Leicester e as "consequências" foram claras - falta de criatividade e, acima de tudo, muitas dificuldades na saídas em transição, a equipa simplesmente não conseguia fazer circular a bola. Com Keita no campo, o Liverpool estará sempre mais próximo de chegar à baliza contrária.

O Tottenham, por seu lado, ainda demonstra alguma inconsistência durante os 90 minutos. Tanto estão a controlar o jogo com traços de tranquilidade como, de repente, desligam a "máquina" e são apanhados em contrapé. São, ainda assim, um dos melhores conjuntos desta liga, mas terão que melhorar, e muito, nesse aspeto. Além disso, a defesa tem mostrado alguns índices de permeabilidade, o que pode ser fatal frente a um ataque tão veloz como aquele que irão enfrentar este sábado.

O nosso ponto de vista: Podemos assistir aqui a uma 1ª parte como aquela que vimos em Old Trafford, isto é, o Tottenham terá dificuldades em encontrar o seu espaço nos instantes iniciais e será obrigado a posicionar-se no seu meio campo, tentando parar toda e qualquer investida de Salah e Mané. O desaire com o Watford faz parte do passado e a equipa terá de recuperar rapidamente os 3 pontos perdidos sem que, claro, se coloquem demasiado expostos defensivamente. Uma atitude mais apática poderá deitar por terra qualquer possibilidade de vitória no encontro.

O Liverpool é um conjunto dominante e irão, certamente, fazer uso da sua pressão alta nos momentos iniciais para tentar surpreender a equipa caseira. Caso essa mesma pressão acabe por resultar em golo ainda no 1º tempo, a turma de Klopp irá naturalmente recuar no terreno e "controlar" a partida um pouco à margem daquilo que foi o último jogo - "entregar" a posse de bola e fechar todos os caminhos para a baliza, tentando aproveitar falhas de comunicação e desconcentrações para lançar as suas "motas" para a "pista". Caso a 2ª parte se inicie com um nulo, o jogo cairá claramente de intensidade e será pautado maioritariamente por grande cautela e rigor tático - ninguém quererá arriscar em demasia.

Prognóstico: Olhando para o momento das duas equipas, poderíamos atribuir algum favoritismo à equipa de Liverpool, mas será sempre uma deslocação muito complicada para qualquer conjunto desta Premier League. Acreditamos que os reds possam, de facto, vencer a partida, mas não estamos tão seguros do nosso intuito quanto isso, uma vez que o Tottenham tende a elevar o seu jogo neste tipo de confrontos.

Cremos que o desfecho final dependerá muito da forma como os spurs se apresentarem defensivamente - caso continuem a manter o nível das últimas partidas, então teremos o Liverpool a vencer por uma margem tranquila. Por outro lado, se conseguirem fazer um 2º período como aquele que fizeram em Old Trafford, então as probabilidades de saírem vitoriosos elevam-se bastante.

Liverpool a não perder, +2,5 golos na partida e ambas as equipas a marcar, parecem-nos os mercados mais seguros. Salah ou Mané para faturar também valem o risco. 

Watford x Manchester United

(15 de Setembro, 17h30 - Vicarage Road, Watford)

História principal: Apoio para Lukaku. Como temos vindo a dizer em antevisões anteriores, o grande problema deste Manchester United é a forma como se apresenta no campo - postura defensiva. A grande consequência desta postura é o fraco rendimento de jogadores como Lukaku, jogadores que precisam de apoio e de bola no meio campo ofensivo e não de batalharem sozinhos contra o mundo. O ponta de lança belga já mostrou, por inúmeras ocasiões, ser um homem possante que joga muito bem de costas para a baliza, mas é preciso mais ajuda dos companheiros.

Prova daquilo que acabamos de dizer foi o último confronto com o Burnley. O United, finalmente, implementou um estilo mais ofensivo onde se viu um claro e maior apoio de vários jogadores, de qualidade, a Lukaku - fez 2 golos e poderia ter feito mais. Esta é a chave para uma época de sucesso, maior pendor ofensivo, mais jogadores no último terço e não deixar que o adversário "morda" muitas vezes o seu meio campo defensivo, onde são mais frágeis.

O Watford, bem... o Watford soma 4 vitórias em outros tantos jogos, um início incrível para um conjunto que, na última jornada, acabou mesmo por bater a turma de Pocchetino. Nada se consegue nada sem um pouco de "sorte" e, verdade seja dita, o Tottenham não retirou mais do jogo porque a finalização foi francamente fraca. Os hornets bateram-se bem e mostraram resiliência para levar de vencido o encontro mas, como seria de esperar, os índices exibicionais já não foram os mesmos. Frente ao United de Mourinho, terão de defender melhor e, acima de tudo, criar mais perigo além dos lances de bola parada.

O nosso ponto de vista: É sempre bastante complicado prever aquilo que o Manchester United quererá realmente do jogo, mas o que é certo é que as circunstâncias obrigam a que sejam eles a "mandar" na partida. O encontro entre o Watford e o Tottenham pode servir de exemplo para José Mourinho - se os red devils apostarem no ataque, o adversário dificilmente conseguirá parar as investidas dos seus talentosos médios.

Quanto aos homens de Javi Gracia, apesar de estarem motivados ao máximo e de enfrentarem uma equipa com claras dificuldades no setor defensivo, a estratégia passará por uma abordagem mais cautelosa e com aposta firme no contra ataque e bolas paradas. Acreditamos que será um jogo acima de tudo equilibrado, sem que nenhum dos conjuntos tenham um total controlo do encontro e onde a atenção ao detalhe decidirá o desfecho final.

Prognóstico: 5 jogos e 5 vitórias? Não nos parece. Cremos que esta será, "finalmente", a vez do Watford perder pontos - não todos, necessariamente. Mesmo com todo o hype em torno da equipa da casa, o United tem de ser considerado favorito, principalmente pela qualidade dos seus jogadores que podem decidir uma partida em qualquer momento, mesmo que esta não esteja a correr a seu favor.

Handicap a favor do Watford (+1,5) pode ser uma boa aposta, uma vez que, a vencer, o United dificilmente conseguirá melhor do que a vantagem mínima. O empate parece-nos o resultado mais provável e, tanto um como o outro conjunto, devem marcar pelo menos uma vez.

Wolverhampton x Burnley

(16 de Setembro, 13h30 - Molineux Stadium, Wolverhampton)

História principal: Tendo em conta aquilo que se tem visto de uma e outra equipa, o Burnley não será, com toda a confiança, uma verdadeira ameaça às aspirações de Nuno Espírito Santo. Os visitantes falharam o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa, como seria de esperar, e a falta de reforços de qualidade aliada à má fase no que toca a resultados, dificilmente criará boas expetativas para esta nova deslocação - um empate seria algo muito positivo.

O Wolves, após ter logrado a primeira vitória na Premier League, está cada vez mais moralizado nesta sua caminhada. A equipa tem mostrado bons sinais e, a continuar assim, poderemos ter várias e boas surpresas daqui para a frente. Em casa, já provaram ter a capacidade necessária para criar muitas dificuldades, até mesmo às melhores equipas do campeonato, portanto terão de cumprir e levar de vencidos os seus adversários "diretos", como é o caso.

O nosso ponto de vista: O "fator X "está do lado da equipa da casa. O Wolves terá de ser a equipa dominante e apresentar-se muito forte defensivamente - sem abrir muito espaço na zona intermediária, limitando assim as chances do adversário. A posse de bola é um elemento a preservar ao máximo, mas terão de ser um pouco mais objetivos, fazendo com que esta circule rapidamente de um flanco para o outro para provocar desconcentrações e desconforto no esquema tático de Sean Dyche. A velocidade de Jota e Helder Costa, bem como os dotes físicos mostrados por Adama Traoré, podem ser um trunfo muito importante.

A capacidade do Burnley para travar as iniciativas criativas de Rúben Neves e para manterem o seu bloco coeso e bem delineado, serão os focos principais a ter em conta, isto se realmente esperam obter alguma coisa desta partida. O melhor que podem alvejar no último terço é aproveitar a capacidade física dos seus atletas para causar estragos nas bolas paradas.

Prognóstico: Vitória para o Wolves, possivelmente com uma clean sheet. Esta será uma excelente oportunidade para Nuno Espírito Santo encontrar alguma estabilidade e ganhar algum estofo na tabela classificativa. Wolves a vencer ao intervalo e -2,5 golos na partida parecem-nos bons mercados também. Rúben Neves para marcar a qualquer altura também é algo a ter em conta.

Sem comentários:

Enviar um comentário