22 de setembro de 2018

MLS - 30ª Jornada - Antevisão (Parte 2)

New York Red Bulls vs Toronto FC

(22 de Setembro, 22:00 - Red Bull Arena, Harrison, NJ)


História principal: Bulls e Toronto enfrentam-se, este fim de semana, com um claro objectivo: obter os 3 pontos. Se os Red Bulls não se podem dar ao luxo de deixar pontos pelo caminho caso pretendam, de facto, correr lado a lado com Atlanta, Toronto também não o pode fazer se deseja manter vivas as suas mui ténues esperanças de ainda chegar aos playoffs.
Num jogo que poderá ter um impacto significativo para ambas as equipas, resta saber qual delas se mostrará mais capaz.

O nosso ponto de vista: A superioridade dos Red Bulls é óbvia. São o melhor conjunto, mais bem organizados e ainda beneficiam do factor casa. A sua recente forma defensiva tem deixado algo a desejar, com o próprio Wright-Phillips a revelar algum desconforto com a situação, mas é possível que tal não passe de uma simples má fase.
Já Toronto, campeões na época anterior, têm mostrado grande muita inconsistência e problemas defensivos, situação que dificilmente será rectificada em apenas uma partida. A possível ausência de Giovinco, a confirmar-se, só adicionará mais um ponto negativo aos problemas que este conjunto tem evidenciado nos últimos meses.
Quanto ao jogo, esperamos ver uma equipa dos Bulls controladora, mas sem arriscar demasiado. Controlo com precaução parece ser um pouco a marca que Chris Armas tem vindo a deixar nesta equipa e não nos parece que isso sofra alterações para este encontro. Esperamos, também, ver os Bulls a tentar aproveitar todos os erros defensivos que Toronto venha a cometer. Os canadianos tentarão, certamente, contrariar esta situação, mas a tarefa não se afigura fácil. Mesmo mostrando algumas melhorias após o regresso de Jozy Altidore, esta equipa de Toronto ainda está muito longe daquilo que mostrou na última edição da liga.

Prognóstico: Vitória para os Red Bulls. Toronto tentará complicar as coisas, até porque poderá estar a jogar as suas últimas esperanças relativamente aos playoffs, mas não cremos que isso seja suficiente, mesmo caso Giovinco acabe por marcar presença.
Falando de golos, este poderá ser um bom encontro para apostar em +2,5 golos. Para os mais aventureiros, um tento para Wright-Phillips será algo a ter em conta.

Notas de Interesse
  • A desorganização defensiva de Toronto é óbvia, com 55 golos sofridos em 28 partidas, 50% dessas contando-se como derrotas.
  • Os Red Bulls, pelo contrário, continuam com um dos melhores registos defensivos da MLS, com 33 golos sofridos em 29 partidas.
  • Jogando em casa, os Bulls marcam 2,2 golos por jogo, sofrendo apenas 0,7.
  • Como visitante, a equipa de Toronto marca 1,5 golos por partida, sofrendo 2,1.
  • Em 14 jogos realizados em casa dos Red Bulls, Toronto apenas venceu  por duas vezes, empatando outras duas.

Atlanta United vs Real Salt Lake

(23 de Setembro, 00:00 - Mercedes-Benz Stadium, Atlanta, GA)



História principal: Com mais um jogo realizado do que Vancouver e Seattle, Salt Lake não pode deixar escapar muitos pontos, não vá o pior acontecer e a equipa ver-se atirada para fora dos lugares de playoff. No entanto, não poderia ter calhado pior local a esta equipa para tentar, pelo menos, obter 1 ponto, pois visitam Atlanta.
A equipa da casa, que lidera a conferência este e a luta pela Supporters' Shield, não facilitará a vida ao seu adversário, querendo vencer o seu jogo para, pelo menos, manter distâncias para o seu adversário directo. Uma partida interessante, certamente.

O nosso ponto de vista: Os registos de Atlanta falam por si. Implacáveis e dominadores, são uma força desta liga. Com 63 golos marcados, são o melhor ataque da MLS e dificilmente se ficarão por esse número, especialmente se Josef Martínez, que representa 30 desses golos, tiver uma palavra a dizer.
Salt Lake está longe de se assemelhar aos anfitriões. Mais equilibrados e ponderados, os homens liderados por Mike Petke fazem do seu estádio a sua fortaleza, aparentemente descurando totalmente os jogos fora (o seu registo de 3V-9D-2E não é exactamente impressionante - é, pelo contrário, muito mau).
Prevemos uma equipa de Atlanta a querer controlar a partida e dar pouco espaço ao seu adversário. No entanto, o facto de que os anfitriões chegam a este encontro apenas 3 dias após um jogo em San Jose deve ser tido em conta, e poderá ser algo que Salt Lake vá tentar aproveitar.

Prognóstico: Vitória para Atlanta. O cansaço adicional poderá dar algumas hipóteses a Salt Lake, pelo que é um jogo a abordar com algum cuidado, mas os homens de Tata Martino são favoritos à vitória.
Dada a razoável permeabilidade da defesa de Salt Lake, o encontro poderá ser favorável ao cenário de +2,5 golos. Martínez ou Almirón para marcar também poderão ser opções a considerar.

Notas de Interesse
  • Josef Martínez e Miguel Almirón representam 42 dos 62 golos marcados pela equipa de Atlanta.
  • Em casa, Atlanta marca 2,6 golos por jogo, sofrendo apenas 1,2.
  • Salt Lake, como visitante, sofre 2 golos por partida, marcando 1,1.
  • Ambas as equipas perderam apenas uma vez nos últimos cinco encontros.
  • No primeiro e único encontro realizado entre as duas equipas, Atlanta venceu em Salt Lake City por 1-3, sendo essa a única derrota caseira registada pela equipa de Mike Petke na presente temporada.

Montreal Impact vs New York City FC

(23 de Setembro, 00:30 - Stade Saputo, Montreal, QC)



História principal: Com a Supporters' Shield já practicamente fora do horizonte, mas também sem grandes preocupações imediatas no que toca aos lugares de playoff, os Bronx Blues vão até ao Québec - ou Quebeque, se preferirem - enfrentar a equipa do Montreal Impact, que precisa de todos os pontos que puder agarrar, pelo menos se não quiser ver D.C e New England aproximarem-se demasiado e ameaçar com uma ultrapassagem na corrida pelo postseason.

O nosso ponto de vista: Um encontro interessante. New York será, teoricamente, a equipa mais forte, mas o seu recente momento de forma deixa bastante a desejar, e um jogo fora frente a uma equipa de Montreal que vai lutar, com unhas e dentes, por um lugar no playoff, pode não ser o local mais fácil para iniciar uma recuperação, especialmente se a ausência de Jesús Medina se verificar - não que vá causar as maiores dores de cabeça a Domènec Torrent, mas é sempre um problema adicional.
Montreal, não tendo a qualidade de New York e dependendo bastante em Ignacio Piatti, poderá tirar partido do factor casa, mas a sua abordagem ao jogo não deverá ser de um ataque avassalador. Imaginamos, sim, um conjunto anfitrião mais pressionante e com espírito, mas sempre com alguma precaução, até porque os Bronx Blues possuem nomes como David Villa, que podem decidir um jogo a qualquer momento.

Prognóstico: O factor casa dá o favoritismo aos Impact, ainda que consideremos que esta é uma partida que pode pender para ambos os lados. O histórico também favorece os nova-iorquinos, que nunca perderam em Montreal. Aliás, em 8 jogos entre as duas equipas, New York venceu por 5 vezes, contra apenas 1 do Impact.
Falando de golos, +2,5 poderá ser algo a considerar, ainda que sem grandes certezas. Consoante o pendor do jogo, Villa ou Piatti para marcar poderão ser boas apostas. 
Recomendamos atenção à partida.

Notas de Interesse
  • Em caso de derrota, NYCFC não corre o risco de perder o 3º lugar. No entanto, verificando-se uma vitória de Columbus frente aos Rapids, os Crew podem ficar a apenas 2 pontos dos nova-iorquinos.
  • Em caso de vitória, Montreal mantém uma margem mínima de segurança em relação à sua batalha com D.C. e New England.
  • NYCFC venceu apenas 1 dos seus últimos 6 jogos, somando 3 derrotas pelo caminho.
  • Montreal perdeu apenas 1 dos seus últimos 6 encontros, vencendo por 3 vezes.
  • Em casa, a equipa do Impact marca 1,8 golos por jogo, sofrendo 1,1.
  • Já os Bronx Blues conseguem marcar 1,4 golos por cada jogo realizado fora de Nova Iorque, sofrendo 2,1 na mesma condição.

Vancouver Whitecaps vs FC Dallas

(24 de Setembro, 00:00 - BC Place, Vancouver, BC)


História principal: Inconsistência, uma palavra que tem acompanhado estas equipas durante as últimas semanas. No entanto, se no caso de Dallas isso se aponta apenas aos últimos encontros, a história difere quando olhamos para os Whitecaps, inconsistentes desde o início da temporada.
Independentemente do background de cada uma destas equipas, ambas chegam a este encontro a não poder perder. Vancouver arrisca-se a dizer adeus ao comboio dos playoffs se não conquistar os 3 pontos, e Dallas pode ver Kansas City descolar na liderança da conferência este se falhar no seu objectivo. Será, pela certa, um jogo de nervos.
O nosso ponto de vista: Vancouver ou Dallas? A resposta seria óbvia, pois os texanos são, sem sombra de dúvida, o melhor conjunto. No entanto, essa qualidade tem sido regularmente traída por exibições menos conseguidas e resultados desfavoráveis, sem grandes indicações de que esta fase atribulada esteja para acabar.
Tudo isso poderia ser algo fantástico para os Whitecaps aproveitarem, não fossem estes sofrer do mesmo mal. Assim sendo, e apesar da vantagem caseira, antecipamos uma partida um pouco selvagem e possivelmente dividida. A maior maturidade e equilíbrio de Dallas poderá, eventualmente, fazer a diferença, mas o ataque de Vancouver é algo a ter em conta.

Prognóstico: Ligeiro favoritismo para a equipa da casa, mas sem colocar de parte uma possível vitória de Dallas. A inconsistência de ambas as equipas faz com que o resultado desta partida seja difícil de prever.
Quanto a golos, +2,5 é uma possibilidade, até porque como já foi referido em antevisões anteriores, jogos dos Whitecaps costumam ter golos com fartura. Kei Kamara para marcar pode apelar aos mais aventureiros.

Notas de Interesse
  • Nas últimas 5 partidas entre as duas equipas, Dallas apenas venceu por uma vez, contra duas de Vancouver.
  • Com 54 golos sofridos, os Whitecaps estão entre as piores defesas do campeonato.
  • No seu terreno, os canadianos marcam 2 golos por jogo, sofrendo 1,6.
  • Dallas, jogando como visitante, marca 1,3 golos por jogo, sofrendo 1,6 na mesma condição.


Sem comentários:

Enviar um comentário