22 de setembro de 2018

Série A: 5ª Jornada - Antevisão


Sampdoria x Inter

(22 de Setembro, 19h30 - Stadio Comunale Luigi Ferraris, Génova)



História principal: Espírito combativo. Depois de um início de campeonato completamente desastrado para a equipa de Milão, o Inter estreou-se da melhor maneira na liga milionária da UEFA. Os nerazzurri bateram o Tottenham, em casa, por 2-1 depois de estarem em desvantagem durante praticamente toda a partida. Um golaço de Icardi acordou um Giuseppe Meazza completamente adormecido e Vecino deu a vitória já na compensação. Um ótimo resultado, ainda mais quando não foram, nem de perto, a melhor equipa dentro das 4 linhas.

Curiosamente, a Sampdoria também teve um desafio a meio da semana, partida da 1ª jornada que estava atrasada devido à tragédia que envolveu a queda de uma ponte em Génova. Pela frente tiveram uma Fiorentina muito bem organizada, com muito talento, e não foram além de um empate caseiro a uma bola. Este foi apenas o 2º desafio da Sampdoria no seu estádio - no 1º venceram o Napoli por uns esclarecedores 3-0 - mas, tal como em épocas anteriores, já provaram ser um conjunto muito combativo e aguerrido no seu reduto. Esse pode mesmo vir a ser o fator chave para levarem um "sorriso" para casa no final da partida numa altura em que Inter tem mostrado tão pouco futebol.

O nosso ponto de vista: A Samp não é uma equipa que se sinta muito confortável a dar a iniciativa do jogo ao adversário, não gostam de ser dominados nem de fechar as linhas demasiado atrás à espera do erro. Ainda assim, Marco Giampaolo dará o devido "respeito" ao Inter que, mesmo estando longe do seu esplendor, conta com uma série bons e talentosos jogadores que podem, a qualquer momento, fazer a diferença. Se, todavia, os forasteiros insistirem numa "pobre" e passiva circulação de bola, num futebol desapoiado e sem soluções, então os homens da casa sentirão o "ferver do sangue" e mostrarão toda a sua ousadia na procura da baliza defendida por Handanovic.

Será importante perceber nos primeiros minutos aquilo que passará pela cabeça dos jogadores do Inter. A fase é complicada mas a vitória a meio da semana poderá ter dado um incentivo e uma motivação extra para encarar os próximos desafios com outra postura. À partida para a 5ª jornada, a diferença para a Juventus já é de 8 pontos e a heptacampeã terá uma deslocação, ao que tudo indica, tranquila até ao terreno do Frosinone. Assim sendo, a equipa não pode atrasar-se ainda mais na classificação e o cargo de Spaletti, em caso de derrota, poderá mesmo estar em risco.

Prognóstico: Difícil de prever o desfecho tendo em conta que a atitude dos nerazzurri é muito imprevisível mas, mesmo assim, diríamos que a Samp não perderá no seu terreno. Hipótese dupla a favor dos homens da casa, ambos os conjuntos para marcar e golo de Icardi parecem-nos os melhores mercados a explorar.

Torino x Napoli

(23 de Setembro, 11h30 - Olímpico de Turim, Turim)


História principal: Eficácia e segurança na circulação de bola. O Torino chega a este jogo depois de 4 jornadas extremamente competitivas onde foi derrotado pela Roma pela margem mínima, venceu a Spal também pela margem mínima e empatou nos terrenos do Inter e da Udinese. Apesar de contarem apenas com uma vitória e de ainda não terem conseguido atingir o nível exibicional apresentado na temporada transata, já deram provas de que continuam a ser um conjunto muito difícil de bater e que faz suar qualquer adversário.

Já o Napoli, depois de um início muito atribulado - principalmente no setor defensivo - conseguiu não sofrer golos pela 2ª vez consecutiva. Mas nem por isso as coisas correram como esperado. Se até agora o problema era a quantidade de golos sofridos, a preocupação passa a ser a quantidade de golos marcados. A vitória ante a Fiorentina trouxe alguma estabilidade à turma de Ancelotti que, pela 1ª vez, não andou a correr atrás do prejuízo e transformou o domínio do jogo numa vitória. Ainda assim, o resultado (1-0) foi muito curto para a quantidade de ocasiões que a equipa conseguiu criar. Para piorar, a deslocação ao terreno do Estrela Vermelha, a contar para a Liga Europa, terminou com um empate a zeros depois do Napoli não ter concretizado qualquer golo em 20 tentativas.

O nosso ponto de vista: Acreditamos que, tanto um como outro conjunto, se apresentarão nas suas versões mais habituais e não fugirão ao seu ADN. O Napoli, como é esperado, procurará a vitória desde o minuto inicial e fará uso do seu favoritismo para assumir o controlo da posse de bola e gerir os tempos de jogo ao seu agrado. O objetivo é encurtar distâncias para a vecchia signora o quanto antes e é neste tipo de jogos que se vê a verdadeira capacidade da equipa para derrubar "obstáculos". Para isso, a equipa não se pode apresentar tão perdulária como nos últimos desafios e terá de ter a paciência necessária para "furar" a defesa contrária nos momentos certos.

O Torino está ciente das dificuldades que lhe esperam nesta partida e, mesmo jogando perante os seus adeptos, terá uma atitude muito mais cautelosa e resguardada face a outros desafios. O contra ataque aparenta ser, de longe, a melhor solução para tentar aproveitar toda e qualquer falha de concentração que a defesa napolitana possa "oferecer".  Além disso, Walter Mazzarri não poderá contar com Iago Falqué, um dos mais rápidos e criativos membros do seu ataque. Belotti, à face dos últimos desafios, terá de batalhar praticamente sozinho na 1ª linha de pressão, o que retira muito rendimento ao poderoso avançado italiano.

Prognóstico: Vitória para o Napoli, muito provavelmente pela margem mínima. Não nos parece que o Torino saia do olímpico sem dar qualquer alegria aos seus adeptos, portanto +2,5 golos deve ser seguro. Mertens irá estar na lista de marcadores do encontro.

AC Milan x Atalanta

(23 de Setembro, 17h00 - San Siro, Milão)


História principal: Atitude e rapidez de processos. O Milan, ao passo dos últimos anos, vem-nos habituando a um futebol muito pouco fluído, "tímido", sem ideias e com pouca qualidade face àquilo que foram outros tempos do clube na Série A, ou mesmo na montra europeia. Gattuso teve alguns rasgos de brilhantismo à frente da equipa mas foi como jogador que concebeu as maiores alegrias aos adeptos. O técnico não parece ter o "engenho" necessário para devolver este Milan a voos mais altos e a sua estadia em Milão pode mesmo não passar desta temporada.

Do outro lado estará a Atalanta que também não atravessa a sua melhor fase neste início de época. Depois de duas boas partidas onde goleou o Frosinone (4-0) e travou a Roma no Olímpico (3-3), a equipa somou duas derrotas muito desapontantes ante Cagliari e Spal. Aquilo que sempre elogiamos neste conjunto era a química entre os jogadores e a garra com que estes se agarravam ao jogo até ao último minuto, atitude que lhes tem valido boas campanhas nos últimos anos. Nestes últimos desafios, a equipa parece mais desligada e menos esclarecida nos já típicos movimentos ofensivos a alta velocidade. Se não querem somar o 3º desaire consecutivo, esta é altura ideal para se voltarem a "ligar à máquina" e mostrarem aquilo que sabem.

O nosso ponto de vista: Tudo dependerá da forma como a Atalanta irá encarar a partida. A nosso ver, são muito mais equipa e têm todas as condições para retirar daqui o resultado que pretenderam, só não estamos certos que Gasperini pense da mesma forma. Jogando fora de portas, a primeira abordagem deverá ser um pouco mais expectante, à procura de perceber aquilo que Bonaventura e companhia terão em mente para desbloquear o seu esquema. O Milan tem a obrigação de procurar os 3 pontos e isso pode expô-los àquilo em que a Atalanta é melhor, a transição ofensiva.

Está aqui o "segredo" para os forasteiros não saírem derrotados de Milão - a postura da equipa, a mentalidade, o foco e a rapidez de processos na transição para o último terço. Se tudo isto se verificar, dificilmente Gattuso e os seus pupilos terão razões para festejos no final da partida. Nota ainda, muito importante, para Alejandro Gomez que está em dúvida para o jogo. A presença, ou não, do dotado atacante da Atalanta pode ser essencial para as contas finais, uma vez que é um membro preponderante no esquema da formação de Bérgamo. 

Prognóstico: É algo arriscado dizer que a Atalanta sairá de Milão com a vitória, mas estamos convictos que pelo menos 1 ponto irão conquistar. Ambos os conjuntos para marcar é outro mercado a ter em conta. Higuain e/ou Alejandro Gomez, pelo menos um deles vai marcar presença na lista de marcadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário