22 de outubro de 2018

MLS - 33ª Jornada (Parte 2) - Resumo










Atlanta United 2-1 Chicago Fire

Fonte: Twitter @ATLUTD

Uma vitória é uma vitória e pouco mais interessa - uma boa forma de descrever este encontro. Embora as estatísticas possam sugerir algo bastante diferente, a verdade é que Atlanta não esteve ao seu nível habitual - quiçá poupando algumas forças para o decision day - frente a uma equipa de Chicago que deu alguma luta. A ausência de Almirón e a recente fase seca de Martínez poderão explicar parte desta exibição menos brilhante, mas dificilmente a justificarão a 100%.

Com esta vitória, Atlanta depende apenas de si para vencer a Supporter's Shield, sendo que uma vitória na próxima jornada confirmará isso mesmo. De resto, a equipa já conseguiu a qualificação para a Liga dos Campeões da CONCACAF (um nome pleno de beleza e encanto, sem dúvida), fruto de possuir o melhor registo agregado de pontos nas últimas duas épocas.


Golos (clique para visualizar - link externo)

9' - Franco Escobar (ATL)
24' - Michael de Leeuw (CHI)
26' - Johan Kappelhof (ATL - AG)


Análise de prognóstico: Correcto - Atlanta venceu uma partida que fica marcada pela forma como chegaram ao segundo golo, imediatamente após Chicago ter igualado o encontro. Não terá sido a exibição que esperávamos, mas dificilmente alguém questionará a superioridade da equipa da casa.


Philadelphia Union 0-1 New York Red Bulls

Fonte: Twitter @NewYorkRedBulls

Tal como foi dito relativamente ao jogo de Atlanta, o que importa são os três pontos. Num jogo bastante físico e intenso, pleno de cartões amarelos, os Red Bulls conseguiram obter o único resultado que interessava, forçando o adiamento da atribuição da Supporters' Shield até ao último dia.

Nesse mar de faltas e entradas mais duras, ambas as equipas dispuseram de algumas oportunidades, mas haveriam de ser os Bulls a conseguir o único golo da partida, fruto de uma grande penalidade cometida por Haris Medunjanin e convertida por Kaku. Dito isto, o verdadeiro homem do jogo talvez tenha sido mesmo Luis Robles, que manteve (mais uma vez) o adversário à distância.

Philadelphia fez o que podia, mas o estilo de jogo pragmático dos Bulls acabou por levar a melhor, como já o fez por inúmeras vezes esta época, um sucesso que se baseia imenso na sua consistência defensiva.


Golos (clique para visualizar - link externo)

69' - Kaku (RBNY - PEN)


Análise de prognóstico: Correcto. Os Red Bulls confirmaram o favoritismo, vencendo esta importante partida. Com uma defesa sólida e uma estratégia no-nonsense, a equipa de Chris Armas continua na luta pela Shield. Philadelphia teve o controlo da posse de bola, mas o adversário certificou-se de que pouco ou nada poderiam fazer com ela.


FC Dallas 0-3 Sporting Kansas City

Fonte: Twitter @danielsalloi

Não há melhor forma de assumir uma candidatura a um título - ou, neste caso, à liderança de uma conferência - do que ir a casa de um adversário directo e vencer de forma confortável. Assim o fez a equipa de Kansas City, que não teve dó nem piedade do seu adversário e aproveitou da melhor forma a sua falta de eficácia.

Após uma primeira parte mais equilibrada, durante a qual SKC chegou à vantagem, o segundo tempo viu os forasteiros confirmarem que não estavam para brincadeiras ao controlar e marcar por mais duas vezes. Dito isto, o momento do jogo terá sido, talvez, a defesa de Tim Melia perante o penalty marcado por Reto Ziegler, que conservou a magra vantagem da equipa visitante e foi, certamente, um duro golpe na moral do conjunto de Dallas.

Os jogadores de Dallas perderam assim a hipótese de selar o 1º lugar da conferência, vendo-se ultrapassados por Kansas City. Nada está perdido, mas os texanos já não dependem apenas de si, ao contrário do seu adversário.



Golos (clique para visualizar - link externo)

45' - Daniel Sallói (SKC)
64' - Roger Espinoza (SKC)
87' - Johnny Russell (SKC - PEN)


Análise de prognóstico: Parcialmente errado. Embora o encontro tenha tido mais equilíbrio do que o resultado sugere e déssemos a SKC todas as hipóteses de baralhar as contas, não esperávamos uma vitória forasteira por tal margem. Dessa forma, consideramos que a nossa previsão saiu um pouco ao lado do que aconteceu.



Portland Timbers 3-0 Real Salt Lake

Fonte: Twitter @TimbersFC

Os erros pagam-se caro, e deverá ser essa a frase que está a ecoar, neste momento, na cabeça da equipa do Utah. Não nos referimos apenas a erros cometidos nesta partida, até porque Salt Lake ainda esboçou uma reacção no segundo tempo, mas sim ao acumular de erros cometidos em fases cruciais da época regular.

A precisar de uma vitória a todo o custo, Salt Lake entrou no jogo como se... os três pontos para nada servissem. Numa primeira parte onde não pareceram querer vencer a partida, foi Portland a chegar ao golo, de forma natural. O segundo tempo trouxe mais Salt Lake, mas não foi suficiente para contrariar uma equipa dos Timbers que, mais uma vez, se mostra dominante no seu próprio terreno.

Este resultado deixa os Timbers já qualificados para os playoffs, podendo ainda almejar a uma melhor posição. Quanto a Salt Lake, talvez esteja na hora de rezar a todos os santos para que os Galaxy estejam em dia não quando receberem Houston, pois apenas uma derrota ou empate da equipa de Ibrahimovic levará a equipa de Salt Lake City ao post-season.


Golos (clique para visualizar - link externo)

15' - Larrys Mabiala (POR)
68' - Diego Chara (POR)
87' - Sebastian Blanco (POR)


Análise de prognóstico: Correcto. Previmos uma vitória de Portland e assim aconteceu. Admitimos, no entanto, que não esperávamos uma diferença de golos tão dilatada (o facto de termos antecipado a possibilidade - ainda que baixa - de um empate reflecte isso mesmo). Salt Lake não aprendeu com os erros cometidos há dois jogos, quando foram derrotados em casa por este mesmo conjunto.


Sem comentários:

Enviar um comentário