21 de outubro de 2018

MLS - 33ª Jornada (Parte 2) - Antevisão

Atlanta United vs Chicago Fire

(21 de Outubro, 20:00 - Mercedes-Benz Stadium, Atlanta, GA)


História principal: Numa jornada na qual perder pontos é proibido para a maioria das equipas da MLS, Atlanta não é excepção. Ainda que, à partida, o seu trabalho pareça facilitado quando comparado com o dos seus mais directos rivais, os perigos de defrontar um conjunto que joga apenas pelo orgulho são bem reais - especialmente tratando-se de Chicago, um grupo que não é tão fraco como a sua posição pode levar a acreditar.
Conseguirão os homens de Tata Martino obter a vitória tranquila que se espera, ou terão os Fire algo a dizer nesta luta entre Atlanta e Red Bulls?

O nosso ponto de vista: Não apontar Atlanta como equipa favorita seria imprudente. São mais fortes, mais capazes, mais organizados, mais em quase tudo. Já todos conhecemos as individualidades que compõem esta equipa e aquilo de que são capazes, pelo que a ausência de Almirón, ainda que importante, não deverá causar problemas demasiado graves. Dito isto, existe a possível instabilidade causada pela incerteza relativa ao futuro de Tata Martino, situação que poderá comprometer o que tem sido, até agora, uma excelente época.

Chicago, embora se apresente como equipa mais fraca, tem algumas armas para causar problemas à equipa da casa. Para isso terão, claro, que vencer a atmosfera caseira do Mercedes-Benz Stadium e não se deixar intimidar pelos anfitriões. Se o conseguirão? Não nos parece a situação mais provavel, mas não descartemos totalmente Schweinsteiger, Katai, Nikolic e companhia.

Prognóstico: Vitória para Atlanta. Perder este encontro poderá ter consequências terríveis, pelo que os comandados de Tata Martino deverão entrar em campo com ideias de dominar desde o apito inicial.
+2,5 golos poderá ser um mercado a explorar, assim como golos para Villalba, Martínez ou Nikolic. Katai e Mihailovic poderão ser, também, jogadores a observar.

Notas de interesse
  • Em 3 encontros realizados entre as duas equipas, Atlanta venceu por duas vezes
  • Chicago nunca venceu em Atlanta
  • Atlanta marca 2,5 golos por cada jogo em casa, sofrendo 1,1.
  • Chicago apresenta apenas 1,2 golos marcados por cada jogo realizado fora de portas, sofrendo 2,1.

Philadelphia Union vs New York Red Bulls

(21 de Outubro, 20:00 - Talen Energy Stadium, Chester, PA)



História principal: Um verdadeiro teste de carácter para a equipa dos Red Bulls. Vencer não é uma opção, é uma obrigação, mas Philadelphia terá, certamente, outras ideias. 
Dada a recente forma dos anfitriões, esta partida promete ser interessante, com muito a poder ficar decidido no final dos 90 minutos. Qual dos conjuntos sairá sorridente no final do jogo?

O nosso ponto de vista: A rivalidade existente entre estes dois conjuntos não será o ponto focal desta partida. Será um extra para o interesse, é certo, mas os olhos estarão postos nos Red Bulls e na sua capacidade para continuar a acompanhar Atlanta e levar todas as decisões para a última jornada.
Não duvidamos da capacidade dos Red Bulls para sair de Chester com os 3 pontos na bagagem, pois têm provado o seu valor ao longo da época, mesmo após a mudança no comando técnico. Chris Armas aparenta ser mais cauteloso do que Jesse Marsch, mas isso talvez seja precisamente aquilo que os Bulls precisam num jogo como este. Com Wright-Phillips a liderar o ataque de uma máquina de guerra bem oleada, vencer é tudo menos uma impossibilidade.

Do lado da casa temos os Union. Com um plantel um tanto inferior, esta equipa passou a maioria da época com uma forma de iô-iô, conseguindo, finalmente, obter regularidade nas fases finais, mostrando um lado seu que parecia inexistente.
Vitórias justas sobre equipas teoricamente mais fortes e até mesmo goleadas marcam o final de época de Philadelphia, que parece jogar com a moral em alta. Jogando em casa, sem grandes ausências a registar e querendo vencer para assegurar, eventualmente, um 3º lugar na conferência, este conjunto será, por certo, um adversário digno de uma equipa candidata à Supporters' Shield,

Prognóstico: Não é fácil escolher um vencedor. Apesar do factor casa, atribuímos maiores possibilidades aos Red Bulls, que deverão mostrar-se sólidos e pragmáticos num jogo de semelhante importância. Dito isto, recomendamos atenção redobrada à equipa da casa, pois são mais do que capazes de puxar o jogo para o seu lado. Poderá ser um bom encontro para live betting. Wright-Phillips e Picault poderão ser jogadores a ter em conta.

Notas de interesse
  • Em 23 encontros entre as duas equipas, os Bulls venceram por 12 vezes contra apenas 5 vitórias de Philadelphia.
  • Os Union marcam 1,8 golos por cada jogo realizado em casa, sofrendo 1,2.
  • Os Red Bulls marcam 1,6 golos por cada encontro realizado fora de portas, sofrendo 1,4 na mesma condição.

FC Dallas vs Sporting Kansas City

(21 de Outubro, 22:00 - Toyota Stadium, Frisco, TX)


História principal: A conferência oeste decide-se aqui... ou não! É verdade, de facto, que a questão do primeiro lugar da conferência oeste poderá ficar decidida já este fim-de-semana, assim como também é possível que tudo fique adiado para o decision day.
Seja qual for o caso, nenhuma destas equipas pode perder caso mantenha as ambições de acabar a época regular com a liderança da sua conferência. Uma partida a acompanhar!

O nosso ponto de vista: Um encontro que tem tudo para ser bem disputado, pois estamos perante duas equipas cujo valor é bastante aproximado.
De um lado temos Dallas, que entra para este jogo após uma derrota frente a D.C., situação que pode colocar pressão adicional na equipa e dar alguma vantagem ao adversário. Dito isto, vencer no Toyota Stadium não é para qualquer um, até porque Dallas apenas perdeu um encontro caseiro nesta edição da MLS.
Sem grandes ausências a registar, os texanos quererão deixar a derrota para trás e sair deste encontro com uma mão no primeiro lugar, sendo que a atitude da equipa deverá reflectir essa mesma vontade.

Quem terá algo a dizer será, claro, Kansas City. Cientes da dificuldade que será jogar em terreno hostil, os homens de Peter Vermes terão, ainda assim, uma palavra a dizer em relação a quem termina no primeiro lugar. Entram para este encontro como a equipa menos favorita, mas não será por isso que se vão resignar e aceitar uma derrota antes do jogo.
O equilíbrio deste conjunto poderá ser a sua maior arma - não será um jogo fácil para Kansas City, mas muito menos o será para os anfitriões.

Prognóstico: O favoritismo é de Dallas. Dito isto, trata-se de um encontro no qual os forasteiros podem virar as contas ao contrário, pois têm capacidade para tal. Recomenda-se acompanhamento da partida, sendo que pode ser mais um encontro bom para live betting .
Quanto a golos, talvez não seja a partida mais emocionante. +1,5 poderá ser uma boa aposta, com +2,5 a surgir caso uma das equipas decida de jogar de forma mais solta e sem cuidados.

Notas de interesse
  • Nos últimos 5 encontros entre as duas equipas, Dallas venceu por duas vezes contra apenas uma de Kansas City.
  • O histórico é equilibrado, com 23 vitórias para Dallas e 24 para SKC, num total de 59 partidas disputadas.
  • Apesar disso, em 28 encontros disputados no Texas, Kansas City apenas venceu 9 enquanto os anfitriões contam com 14 vitórias. 
  • SKC marca 1,8 golos por cada jogo realizado fora de casa, sofrendo 1,4.
  • Os anfitriões marcam 2 golos por cada partida jogada no seu estádio, sofrendo 1 golo na mesma situação.

Portland Timbers vs Real Salt Lake

(21 de Outubro, 22:00 - Providence Park, Portland, OR)


História principal: Um jogo fulcral para Salt Lake. Como uma das duas equipas que termina a época já neste fim-de-semana, os homens do Utah estão obrigados a vencer esta partida caso não queiram arriscar uma repetição da desilusão sofrida na época anterior. Qualquer outro resultado poderá trazer grandes problemas a este conjunto,pelo menos caso os Galaxy vençam em casa de Minnesota.
Já os anfitriões, esses estarão mais tranquilos, até porque um empate basta para assegurar uma vaga nos playoffs, mas não será por isso que estenderão a passadeira aos comandados de Mike Petke. Não o fizeram no Rio Tinto Stadium e não o farão, certamente, no seu próprio terreno.

O nosso ponto de vista: Estará a equipa de Salt Lake condenada a uma repetição da época passada? Talvez não, ainda que não seja fácil antever uma vitória forasteira neste encontro.
Portland deverá entrar em campo para vencer e não será fácil travar as suas ambições, até porque a equipa deverá apresentar-se na sua máxima força ou perto disso (Attinella continua em dúvida). Conseguindo mostrar-se ao nível que exibiram em meses anteriores, será muito complicado para qualquer equipa vencer neste terreno.

Salt Lake, contudo, irá tentar, até porque não tem melhor solução. Nada está perdido até estar perdido, é certo, mas como uma das equipas que mais dificuldade tem em jogar fora de portas, os homens do Utah parecem condenados a viver o decision day com uma boa dose de calmantes.
Apresentar-se-ão dispostos a dar tudo e quase na sua máxima força, mas será isso suficiente? Talvez não, mas não descartemos já este grupo.

Prognóstico: Vitória para os Timbers,. Parecem-nos o resultado mais natural, embora tenhamos que notar a possibilidade Salt Lake entrar em campo para fazer o jogo da época, sendo que um empate não é de descartar.
Quanto a golos, +1,5 poderá ser algo a considerar, tendo em conta que não se tratam de equipas exactamente goleadoras. Chamamos, também, a atenção para jogadores como Savarino, Plata, Ebobisse e Valeri e Blanco - qualquer um destes terá boas hipóteses de assinar um golo.

Notas de interesse
  • Em 9 encontros realizados em Portland, registaram-se 5 empates entre estas duas equipas.
  • Portland marca 1,7 golos por cada jogo realizado em casa, evidenciando solidez defensiva com um registo de apenas 0,8 golos sofridos por cada partida realizada na mesma situação.
  • Salt Lake marca 1,1 golos por cada jogo realizado fora do Rio Tinto Stadium, sofrendo 1,9 na mesma situação.
  • Na presente época, Salt Lake mostra dificuldades em jogar fora de casa, como se pode observar pelo seu registo (3V-10D-3E)
  • Apenas duas equipas venceram em Portland (Vancouver e Seattle) na presente edição da MLS.

Outros destaques

  • Em caso de derrota de Salt Lake, os Galaxy podem conseguir colocar-se numa excelente posição para garantir um lugar nos playoffs, isto caso vençam em casa de Minnesota.
  • No caso de se verificar um conjunto de resultados extremamente favoráveis, Seattle poderá entrar para a última jornada na luta pelo 1º lugar na conferência oeste.
  • Mesmo vencendo o seu jogo, em caso de vitória de Columbus e D.C., Montreal ficará imediatamente fora dos playoffs. 

Sem comentários:

Enviar um comentário