7 de outubro de 2018

Série A: 8ª Jornada - Antevisão


Atalanta x Sampdoria

(7 de Outubro, 14h00 - Atleti Azzurri D'Italia, Bérgamo)




História principal: Eficácia. Sortes diferentes para estas duas equipas naquilo que ao passado recente diz respeito. Enquanto que a Sampdoria ocupado um lugar algo confortável na tabela classificativa (10º), a Atalanta continua na perseguição da tão desejada vitória que lhe tem fugido partida após partida. O conjunto encontra-se apenas um lugar acima da "linha de água".

Na última jornada, a Sampdoria regressou aos triunfos, 3 jogos depois, e derrotou a surpreendente Spal que começa a perder o "gás" inicial. Já a Atalanta foi derrotada no reduto da Fiorentina, num desafio onde até foram melhores que a equipa da casa, mas voltaram a pecar no mesmo, a finalização.

Mais do que nunca, este será um fator importantíssimo no desfecho deste encontro, ainda mais quando os visitantes têm demonstrado tantas dificuldades em pontuar fora de portas. A Atalanta não pode deixar fugir nova oportunidade de ganhar algum terreno na tabela classificativa e voltar às boas séries de resultados que tão bem nos têm habituado nas últimas edições.

O nosso ponto de vista: Gasperini terá passado uma mensagem muito clara aos seus jogadores: "regressamos às vitórias hoje"! Não há outro desfecho que possa passar pela cabeça deste conjunto e esse pensamento vai traduzir-se dentro do campo. Esperamos que a Atalanta seja dona e senhora da posse de bola durante a grande parte da partida e que desafie a passividade dos forasteiros, posicionando as suas linhas um pouco mais à frente do que o habitual.

Do outro lado estará uma equipa que, muito dificilmente, mudará o seu ADN, independentemente do adversário que tem pela frente. Sempre muito aguerridos, combativos e muito "engenho" no último terço, com Caprari, Defrel e Quagliarella a oferecerem muito trabalhado às defesas oponentes. A falta de adaptação e flexibilidade dos homens de Giampaolo aos diferentes estilos de jogo é a grande lacuna até ao momento, daí sentirem muitas dificuldades em campos mais peculiares.

Prognóstico: Vitória para a Atalanta, finalmente. A equipa vai dar um "pontapé na crise" e vai finalmente materializar aquilo que tem vindo a criar. Cremos até que poderá ser um triunfo algo folgado e que "Papu" Gomez estará na lista de marcadores.

Lazio x Fiorentina

(7 de Outubro, 14h00 - Stadio Olímpico, Roma)




História principal: Paciência. Confronto muito interessante entre duas das boas equipas deste campeonato. Apesar das duas recentes derrotas da equipa romana, ante a eterna rival Roma e ante Frankfurt - desaire pesado a contar para a Liga Europa (4-1) - podemos dizer que a Lazio tem atravessado uma fase ligeiramente ascendente desde o início da competição. Os resultados têm começado a aparecer e as exibições têm melhorado, ainda que a ritmo algo lento.

A Fiorentina, por seu lado, tem feito uma campanha muito regular desde o 1º jogo e tem mostrado um futebol muito positivo - uma das equipas responsáveis pela mudança de panorama do futebol italiano e do conhecido "catenaccio". Os erros vão aparecendo, como é natural, principalmente num plantel tão jovem, mas o mais importante é que os pontos positivos sobrepõe-se claramente aos menos bons.

O nosso ponto de vista: Tanto um como outro conjunto não têm deslumbrado na hora de criar oportunidades de perigo. Os golos têm chegado, sim, mas pela insistência e perseverança ao longo dos 90 minutos, não baixando os braços e aproveitando falhas de concentração nas defesas oponentes. Cremos que Fiore vale mais pelo seu coletivo, enquanto que a Lazio faz valer a qualidade individual dos seus atletas.

Espera-nos um jogo muito disputado no centro do terreno, com muita luta pela posse de bola e sem grandes "loucuras" - os técnicos, de parte a parte, terão a noção que qualquer risco desmedido poderá ser a "morte do artista". A chave do resultado poderá mesmo estar no bolso do conjunto que mostrar mais paciência e inteligência para atacar a baliza contrária nos momentos certos. A pressa é inimiga da eficácia, é sempre bom lembrar. 

Prognóstico: É difícil prever um vencedor para uma partida tão equilibrada e com estilos tão pragmáticos, portanto apontamos para o empate. Ainda assim, a atribuir algum favoritismo, escolheríamos a Lazio pelo fator casa - que não deixa de ter a sua relevância - e pela maior experiência dos seus atletas nestas "andanças". Na eventualidade de haver um vencedor, acreditamos que o triunfo vá surgir na sequência de uma bola parada. Ciro Immobile para marcar é sempre um mercado interessante.

Napoli x Sassuolo

(7 de Outubro, 17h00 - San Paolo, Nápoles)




História principal: Qualidade no último terço. Escolhemos este jogo para terminar a nossa antevisão da jornada, uma vez que, frente a frente, estarão duas das poucas equipas em Itália que podem colocar um verdadeiro amante de futebol colado ao visor. O Napoli, já bem conhecido dos nossos leitores, tem vindo a melhorar progressivamente, e bem, ao longo da temporada e já apresenta um nível muito alto em relação àquele que presenciamos nos primeiros desafios. Prova disso, foi a vitória a meio da semana contra o Liverpool sem sofrer qualquer golo, algo de que muito poucos se podem vangloriar.


O Sassuolo, para nós, é a maior/melhor surpresa desta Série A. Um conjunto extremamente positivo e que joga um futebol moderno, "para a frente", fluído e destemido - um conjunto que devia inspirar muitos outros, não só na Série A, mas também noutros campeonatos. Mesmo saindo derrotados do seu terreno de forma pesada frente ao Milan (4-1), o conjunto de De Zerbi nunca baixou a cabeça nem tirou o pé do acelerador. É justo dizer que estiveram mesmo por cima da partida durante a maior parte do tempo, mas erros pontuais no setor defensivo ditaram o resultado final que foi muito bem aproveitado pelos forasteiros.

O nosso ponto de vista: Apesar dos elogios que tecemos acima à turma do Sassuolo, estes terão de se conter muito mais num estádio onde todos os pontos têm de ser conquistados de forma exemplar. O Napoli terá a tarefa de assumir as despesas do jogo e não irá desiludir. O maior progresso tem-se verificado no setor defensivo onde a equipa deu um autêntico salto qualitativo e é agora uma "muralha" muito difícil de derrubar.


Os visitantes terão, obrigatoriamente, de baixar as suas linhas e repensar as investidas contínuas no ataque, correndo o risco de exporem as suas costas e sofrerem um pesado desaire nesta visita ao San Paolo. Ainda assim, caso consigam mostrar a contenção e a objetividade necessárias para travar as "avalanches" do Napoli e sair em transição, então poderemos ter aqui uma verdadeira surpresa. As oportunidades não deverão ser muitas, portanto um bom índice de aproveitamento é o mote para o sucesso.

Prognóstico: É impossível não atribuir claro favoritismo à equipa da casa e parece-nos que só o cansaço do confronto de quarta-feira poderá atrasar os homens de Ancelotti. +1,5 golos para o Napoli, vitória ao intervalo e golo de Mertens são outros mercados a ter em conta.

Sem comentários:

Enviar um comentário