2 de outubro de 2017

NBA Análise - Cavs & Warriors

Boas pessoal, hoje o artigo vai falar sobre as duas equipas responsáveis por disputar as Finals da NBA das últimas 3 temporadas: Cleveland Cavaliers & Golden State Warriors. Vou analisá-las pois, apesar de haver muitas mudanças na NBA e certas equipas a ficarem cada vez mais forte, adivinha-se mais umas Finals entre estes dois colossos da NBA.

Cleveland Cavaliers



Recorde ano passado: 51-31

Entradas: 
  • José Calderon
  • Jae Crowder
  • Jeff Green
  • Derrick Rose
  • Isaiah Thomas
  • Ante Zizic
  • Dwyane Wade
Saídas: 
  • Kyrie Irving
  • Dahntay Jones
  • James Jones
  • Deron Williams
  • Derrick Williams
O ano passado a equipa de Cleveland tinha como objetivo defender o seu titulo e as suas chances eram grandes até os seus rivais GSW terem revelado a contratação da super-estrela, Kevin Durant, mas isso não fez com que Lebron James & companhia deitasse a toalha ao chão, aliás serviu de motivação extra, mesmo sabendo que o seu trabalho agora era mais complicado. A época não começou da forma desejada, os Cleveland pareciam perdidos em muitos jogos e não tinham a mesma intensidade do ano anterior e pareceu mesmo haver uma quebra de química na equipa, seja o que for que tenha realmente acontecido notou-se que a equipa estava fraquejada e precisava de um "boost", precisava de novos jogadores para criar um núcleo de jogadores mais fortes á volta de Lebron James. As aquisições de Kyle Korver, especialista em triplos, e Deron Williams, um base veterano cheio de experiência e ex-all star, pareceram perfeitas para lutar contra os "monstros" de GSW e até ao final da época regular estava tudo bem, mas quando chegou a hora dos Playoffs esses mesmo reforços e o banco desapareceram, por algum motivo não conseguiram impactar a equipa de Cleveland da forma desejada e o 5 inicial teve que carregar a equipas ás costas. Nas Finais todas essas fraquezas foram expostas e os GSW conseguiram facilmente ganhar o titulo! 
Após esta desilusão e conflitos de interesses houve uma espécie de revolta, o General Manager despediu-se, contra a vontade da maioria, Kyrie pediu para ser trocado e Lebron andava desesperadamente á procura de peças fundamentais que o pudessem ajudar a este ano chegar mais longe e conseguir mais um titulo.

Kyrie Irving, sem sequer notificar Lebron de que pretendia ser trocado, acabou mesmo por pegar nas suas malas e viajar para Boston. Esta troca entre as duas melhores equipas na conferência Este até hoje é muito discutida, as opiniões divergem entre se foi benéfica para um lado ou outro! A minha opinião é que, apesar dos Cavaliers terem conseguido um excelente defesa a vir do banco em Jae Crowder, um Isaiah Thomas que marca pontos com toda a facilidade e ainda uma escolha alta (dependendo da performance dos Brooklyn Nets) no Draft, ficaram mais fracos, Kyrie é dos melhores jogadores da liga, consegue resolver um jogo sozinho e um dos jogadores mais difíceis de defender, aliás maior parte dos bases escolhem Irving como o "jogador mais difícil de defender".
Contudo, os Cavaliers conseguiram ir buscar bons jogadores para reforçar o seu 5 inicial e o seu banco, uma das suas maiores fraquezas o ano passado! Derrick Rose, Jeff Green, Calderon e Jae Crowder vão ser certamente uma mais valia, vão ser uma segunda linha muito forte e com alta capacidade de aguentar vantagens, as suas capacidades defensivas são boas e as ofensivas também não são nada más, especialmente quando a bola cair nas mãos de Rose!
O grande ponto de interrogação vai ser mesmo Isaiah Thomas, ele, que é o substituto de Kyrie, está lesionado e a previsão do seu retorno está para Dezembro ou mesmo Janeiro. Não sei até que ponto os Cavs vão sentir a sua falta e, após a sua recuperação, em que condições ele vai estar vai conseguir dar o seu impacto nesta equipa. Eu creio que foi um tiro ao lado a contratação de Isaiah, creio que será uma mais valia na época regular mas quando chegar a hora dos Playoffs será um jogador mais fácil de defender, a não ser que transforme o seu jogo de marcador de pontos em facilitador!
Outra enorme contratação desta época foi Dwyane Wade, já todos sabemos do seu historial com Lebron James por isso não me vou alongar muito. Ganharam 2 títulos em Miami, são melhores amigos, têm uma química inigualável, sabem tudo um sobre o outro e será a chave para Lebron se quiser ganhar mais titulo!

Os pontos que eu deixo para discussão são:
  • Mais uma Finals para Lebron e companhia?
  • Como irá se adaptar Isaiah ao jogo de Cleveland?
  • São suficientes estes reforços para ganhar a GSW?
  • Será que Lebron e Wade terão o mesmo impacto em Cleveland como tiveram em Miami?
Por fim deixo também aqui as minhas previsões para melhor e pior cenário POSSÍVEL para os Cavs.

Melhor cenário: Ganham as Finals.
Pior Cenário: Nem sequer chegam ás Finals.

Golden State Warriors



Recorde ano passado: 67-15

Entradas: 
  • Omri Casspi
  • Nick Young
  • Jordan Bell
Saídas: 
  • Ian Clark
  • James Mcdoo
Sobre estes GSW não me vou alongar muito porque a sua análise é rápida e simples! Não vamos andar aqui com rodeios e florear porque a verdade é uma e tão simples quanto isto: São a melhor equipa da NBA e estão um ou dois patamares acima de qualquer outra da Liga!
Enquanto os GSW tiverem estes "Big 4", Steph Curry, Klay Thompson, Kevin Durant & Draymond Green, irão limpar a NBA ano após ano porque simplesmente não há competição para eles! São super-estrelas que têm a particularidade de não serem "invejosos", são puramente jogadores de equipa e é isso que faz a diferença, a sua ânsia de vencer é tão grande e o seu empenho em prol da equipa que são quase invencíveis. Procurem sempre o colega em melhor posição em vez de tentarem decidir sozinhos! São o melhor exemplo de trabalho de equipa da atualidade e um dos melhores exemplos que alguma vez vi!
A não ser que as outras equipas juntem as melhores estrelas da liga e tenham profundidade de banco, os GSW continuarão a amealhar titulos! Esta temporada temos alguns exemplos de equipas que fizeram isto que eu disse mas, no entanto, falta sempre alguma coisa, pelo menos no papel! Oklahoma, Houston, Minnesota são alguns exemplos de equipas que juntaram das melhores estrelas da NBA para tentar combater esta força de GSW, mas mesmo assim creio que falta profundidade de banco!

Todos sabemos que o estilo de jogo dos GSW é o tiro de 3, esta equipa vive disso. Vive também dos passes e da circulação de bola, vive também de tiros de meia distância e tem facilidade de adaptar o seu jogo para penetrações interiores, portanto esta equipa é extremamente difícil de parar porque consegue fazer tudo! Se lhes tiram os tiros de 3 irão penetrar, como penetrar é muito fácil e os pontos são mais fáceis de conseguir então voltam a dar o tiro de 3 que eles simplesmente não conseguem falhar, andam neste dilema durante o jogo e a época toda e quando se apercebem já eles vão longe! 
Para reforçar ainda mais o seu estilo de jogo os GSW foram buscar mais dois atiradores de triplo para o seu banco, Nick Young e Omri Casspi. Para reforçar a presença interior foram ao Draft buscar um miúdo que promete dar que falar, Jordan Bell, tem uma enorme presença física e já o comparam a Draymond Green. Se estas comparações forem constatadas então teremos certamente os GSW num patamar ainda mais elevado, com dois monstros defensivos aliados com um super poder ofensivo!

Os pontos que deixo para reflexão são:
  • Mais um título em direção dos GSW?
  • Com estas novas adições podemos dizer que GSW tem um banco de luxo?
  • Será que esta é a época de MVP para Kevin Durant enquanto jogador dos GSW?
E, por fim, deixo o melhor e pior cenário POSSÍVEL para esta equipa.

Melhor cenário: Ganhar as Finals.
Pior Cenário: Nem sequer chegar ás Finals.

MUITO OBRIGADO PESSOAL, espero que tenham gostado e que estejam a gostar destes artigos pois só vos quero ajudar a se ambientarem a esta nova temporada de NBA!

Sem comentários:

Enviar um comentário