5 de outubro de 2017

Knicks, Nets & Lakers em Análise

Então people do mundo do basket tudo bem? Hoje o artigo vai falar sobre 3 equipas que são apontadas para ficarem fora dos playoffs, e é quase certo que isso aconteça, mas que no entanto tenham objetivos e potenciais diferentes!
Vai ser uma análise muito rápida focando só os pontos mais importantes senão vocês a meio desistem :D



New York Knicks



Recorde ano passado: 31-51

Entradas: 
  • Tim Hardaway Jr.
  • Michael Beasley
  • Ramon Sessions
  • Frank Ntilikina
  • Doug Mcdermott
  • Enes Kanter
  • Jarret Jack
Saídas: 
  • Derrick Rose
  • Marshall Plumlee
  • Carmelo Anthony
Até ao final da temporada passada os Knicks eram uma avalanche de negativismo, tudo corria mal, todas as decisões tomadas eram erradas, uma gestão muito mas muito fraca a todos os níveis, sem um plano concreto, sem objetivos concretos, etc etc. Os Knicks davam dó, uma conhecida cidade pela sua tradição de basquetebol vivia tempos de absoluto pesadelo, nada corria bem, parecia que estavam afetados por feitiçaria. As coisas mudaram e houve uma espécie de reestruturação da franchise com o objetivo claro de começar de novo, já não vamos ter uns Knicks focados em tapar buracos para tentar rodear Carmelo com o melhor talento possível e viver o dia-a-dia com a filosofia "vamos andando e vamos vendo", vamos ter uma nova era de basquetebol em Nova York. Uma era sem Carmelo, o filho da cidade, foram vários os anos em que se tentou ganhar com ele mas isso não foi possível e estava a levar os Knicks cada vez mais ao fundo, então houve a decisão de trocar Melo e começar uma nova era de reconstrução. Serão anos de ainda mais dor para os adeptos mas a diferença agora é que esse é o objetivo e os adeptos já estão á espera do que aconteça com a consequência de que daqui a mais ou menos 5 anos a equipa esteja de novo no topo da conferência Este.

Derrick Rose e Carmelo Anthony foram um enorme alivio em termos de massa salarial mas, mesmo assim, os Knicks continuam a ter que despachar mais jogadores como, por exemplo, Joakim Noah, para respirarem melhor dando assim possibilidades de gastar o seu orçamento em melhor e mais novo talento.
Tim Hardaway Jr. vem para o Knicks como jogador para construir á volta, juntamente com Porzingis, este vai ser o core fundamental para a reconstrução e solidificação de processos. Frank Ntilikina, contra a vontade dos adeptos, foi o escolhido do Draft, o jovem base francês é visto com enormes pontos de interrogação, o que é normal para um jovem vindo da Europa, mas na minha opinião tem tudo para conseguir ser um bom base da liga e ser dono da posição durante muitos anos, tal como Schroeder o é nos Atlanta Hawks. Enes Kanter vem para fazer dupla com Porzingis na frente, o jogador é um excelente atacante mas peca na defesa, não creio que será um jogador a ter em conta para o futuro mas é um jogador que os Knicks certamente vão tentar espremer ao máximo pois afinal de contas tem muitas qualidades! Doug Mcdermott veio juntamente com Kanter na troca que levou Melo para os Oklahoma e pode ser aqui que o Knicks encontrem um diamante em bruto. Não se trata se um jogador fora de série, mas é um jogador novo com imensa qualidade no tiro de triplo e se o conseguirem espremer bem dará uma enorme ajuda!

Por fim, creio que os Knicks vão certamente "tankar", não se vão preocupar com vitórias mas sim conseguir cimentar processos, ganhar química e rotinas para dar continuidade ao processo de reconstrução!

Brooklyn Nets



Recorde ano passado: 20-62

Entradas: 

  • D'Angelo Russell 
  • Allen Crabbe
  • Timofey Mozgov
  • Demarre Carroll
  • Jarrett Jack
Saídas:
  • Brook Lopez
Já é conhecido que os Nets só começarão o seu processo de reconstrução por volta de 2019 ou 2020, porquê? Simples, porque os Nets meteram a pata, ou digamos, meteram-se todos na poça ao trocarem as suas picks todas até 2018 naquela troca que trouxe Garnett, Pierce e Jason Terry para Brooklyn. Foi um enorme falhanço como o comprovamos ao longo dos anos e quem se ri neste momento são os Celtics, que durante este tempo já reconstruíram a sua equipa formando uma nova era e já têm presenças sólidas nos Playoffs. Enquanto isso ano após ano os Nets passeiam pela liga porque para além de não terem picks no Draft, também não têm salário disponível para contratar alguém na Free Agency!
Este ano não será diferente, vai ser mais um ano de passeio para eles com a diferença de que já começam aos poucos a juntar peças para dar forma à verdadeira reconstrução. Não interessa se ficam em últimos ou nos Playoffs, não têm picks, a única equipa que beneficiará dos desempenho deles será os Cavaliers que possuem a sua pick do próximo ano, logo os Cavs estão a torcer para que esta seja mais uma época de dó dos Nets!

Ao trocarem Brook Lopez, o seu capitão e estrela de longa data, para os Lakers foi o ponto final numa era e o virar de página, conseguiram em troca D'Angelo Russell um jovem jogador com experiência na liga e com muitas qualidades! Os Nets assumiram que ele será a base da construção para o futuro. Jeremy Lin, Sean Kilpatrick, Caris LaVert e Rondae Hollis-Jefferson serão os outros alicerces, tudo o resto acredito que são jogadores de passagem só para fazerem número para competirem na NBA, tendo em conta que se alguém tiver uma época excepcional pode eventualmente entrar nas contas dos alicerces.

Contudo vejo potencial nesta equipa, desde o fim da temporada passada, apesar dos maus resultados, que as equipas adversários tinham imensas dificuldades em ganhar aos Nets, especialmente em casa destes. Não têm grandes valores individuais mas a sua determinação e espírito de equipa são bons sinais para o futuro e boas bases para cimentá-lo! Acredito que nesta conferência Este extremamente fragilizadas até possam fazer umas coisas engraçadas, acredito firmemente que irão superar o recorde de 20 vitórias do ano passado e, chamem-me de maluco mas, acho que irão lutar pela última posição de acesso aos Playoffs.

Los Angeles Lakers



Recorde ano passado: 26-56

Entradas: 
  • Kentavious Caldwell-Pope
  • Brook Lopez
  • Lonzo Ball
  • Josh Hart
  • Kyle Kuzma
  • Andrew Bogut
Saídas: 
  • D'Angelo Russell
  • Timofey Mozgov
  • Nick Young
Para quem não é espectador assíduo da NBA pode ter estranhado o tão mau desempenho do ano passado destes históricos Lakers, mas para quem assiste NBA sabe que é perfeitamente normal e parte do processo de reconstrução da equipa. Os adeptos dos Lakers já estavam á espera deste desempenho e estavam ao lado da sua equipa, aliás estavam ansiosos por um maus resultados para que tivessem altas probabilidades de terem uma top 3 pick no Draft, que acabaram por ter, para draftar um dos jovens mais falados do momentos, Lonzo Ball. Aos poucos e poucos as peças vão se juntando, a equipa vai ganhando contornos e os adeptos cada vez ficam mais motivados para verem o desenrolar de todo este processo. As opiniões de fora são muitas, são de extremos, e a verdade é que não podemos realmente prever o que vai acontecer exatamente com os Lakers, é um tópico bastante interessante de discussão pela variedade de ideias, previsões e argumentos que sustentam essas previsões.

Uma das lacunas desta equipa era presença interior e experiência, com a contratação de Brook Lopez conseguiram colmatar essas falhas. Brook não é um poste ressaltador, mas é sim uma estrela bastante difícil de defender, é um pesadelo para os postes adversários devido ao seu excelente trabalho dentro do garrafão. A sua capacidade defensiva também é boa, não é um bloqueador de remates nem um defesa fora de série mas consegue se impor! Muitos acharam que trocar D'Angelo por Brook foi uma má opção, mas eu creio que foi a decisão certa, Russell não ia coexistir com Lonzo e Brook vai trazer certamente um enorme poder interior. A sua experiência vai ser muito importante para os jovens que ainda se adaptam e dão os primeiros passos na NBA.
O Draft foi espetacular para a equipa de Los Angeles, conseguiram o jogador que queriam com a sua top 3 pick, Lonzo Ball, um base jovem com mentalidade de jogador de equipa, é um "faz tudo" em campo, tem um potencial para ser uma lenda da NBA e será por muitos anos a âncora desta equipa, será ele que carregará os Lakers ás suas costas! Todas as esperanças estão depositadas nele e estará pronto para assumir a posição desde já!
Outro jogador que conseguiram no Draft foi Kyle Kuzma, este jovem extremo-poste foi selecionado em número 27, logo a pressão é baixa e as expectativas não eram altas. O que é certo é que o que este rapaz andou a fazer na Summer League e o que anda a fazer na pré-época está a levar os fãs dos Lakers á loucura. Ele joga como um veterano, marca pontos com extrema facilidade, é atlético e parece estar pronto para levar a NBA de surpresa! Pela qualidade que tem demonstrado podia muito bem ter sido selecionado em top 5!!! Fala-se muito que as equipas andaram a dormir por não o terem escolhido mais cedo e que este será o "roubo"/"achado" do Draft. 
Para rodear os jovens jogadores os Lakers também conseguiram atrair KCP, Kentaviou Caldwell-Pope, um Shooting Guard de alta qualidade. Existem opiniões distintas sobre este jogador, mas a minha é que é realmente uma aquisição de valor que irá elevar a equipa a outro patamar. Não esperem que ele meta médias de 20 pontos ou algo do género, ele é um defesa, defende extremamente bem e é isso que ele vem dar aos Lakers, capacidade defensiva! Obviamente que também se espera que contribua ofensivamente, mas para isso existem outros jogadores que conseguem ser mais consistentes e mais letais!

Em suma, creio que está tudo bem encaminhado para os objetivos dos Lakers, este será mais um ano de cimentar processos e começar a dar os primeiros passos vitoriosos, os dirigentes já falam em Playoffs mas creio que é muito cedo e será prejudicial se o tentaram fazer, a conferência Oeste está sobrelotada de talento e ainda não é a altura certa de a atacar! Creio que vão superar facilmente o recorde de vitórias do ano passado e serão uma equipa super interessante de ver.

MUITO OBRIGADO MAIS UMA VEZ, espero que tenham gostado! Comentem e deixem a vossa opinião. 


Sem comentários:

Enviar um comentário