29 de setembro de 2017

Premier League - 7º jornada

Boas pessoal, antes de mais queria pedir imensa desculpa por não ter publicado uma análise à Premier League a semana passada, foi uma jornada engraçada com golos, emoção e surpresas, mas acredito que tenha corrido bem para vocês! Hoje vou pegar e comentar 5 pontos que acho interessante os seguidores terem em atenção antes de apostarem, são pequenos detalhes e análises que não que temos que ter em conta para este fim-de-semana.

Premier League - 7º Jornada


Chelsea vs Manchester City

Uma das primeiras coisas que Pep Guardiola disse logo após a vitória sobre o Watford por 6-0 foi que não iria saber, ou ter noção, do verdadeiro valor da sua equipa, e trabalho, até defrontarem Antonio Conte & Companhia, estes que o anos passado derrotaram o City nos dois jogos para o campeonato. Já aqui falei anteriormente deste Manchester City e afirmei que esta equipa é totalmente diferente da dos anos anteriores, tem um futebol muito mais apurado, maturo, sufocante, dinâmico, mais objetivo e, apesar de ofensivo, muito balanceado, e isso tem se provado nestes últimos jogos onde não houve margem para dúvida sobre o vencedor dos jogos. É realmente uma excelente equipa que está a deixar os seus adversários bastante preocupados, creio que o Guardiola como enorme treinador que é soube se adaptar muito bem e aprender com os seus erros e este anos são um forte candidato ao titulo, juntamente com este Chelsea. 
A equipa de Antonio Conte pouco a pouco se está a encontrar e a parecer mais com aquele Chelsea que estamos habituados, as últimas vitórias e excelentes exibições trazem motivação e muita confiança, daí a equipa de Stamford Bridge não deve ter receio nenhum do Manchester City, ter cuidado e abordar mais pragmaticamente o jogo sim, mas têm que ter confiança em si próprios porque as suas chances para este jogo são boas, a perspectiva é boa!
A equipa de Pep Guardiola entra para este jogo com duas grandes baixas, Benjamin Mendy e Sergio Aguero, que infelizmente sofreu um acidente de carro na Holanda e terá uma paragem de aproximadamente 2 meses, dois jogadores importantíssimos do City, um lateral que é de grande qualidade defensiva e ofensivamente e o seu goleador principal. Mesmo assim com as alternativas creditadas que Guardiola tem acredito que esta equipa ainda tenha poder e criatividade suficiente para vencer o Chelsea.
Já Conte, devido a estas ausências e mudanças no plano de jogo, poderá beneficiar se Fernandinho ficar "sozinho" a tomar conta do meio-campo, o treinador italiano é um génio a cheirar as fraquezas do seu adversário.
Estes jogos que tanto ansiamos costumam nos desiludir mas creio que, este, irá ser um espetáculo! 

West Ham vs Swansea

O ano passado, em Abril, a visita do Swansea ao terreno do West Ham foi uma dádiva vinda do céu, os Hammers encontravam-se numa sequência de 5 jogos a perder e precisavam de uma presa fácil. Essa presa foram os Swans, a turma de Bilic ganhou por 1-0 e foi o empurrão que precisaram para terem um melhor futuro. Este ano as coisas não estão assim tão complicadas mas também não estão assim tão boas, a situação é um pouco parecida, simplesmente nesta altura do campeonato ainda há muita margem de manobra e as exibições do West Ham não têm sido tão horríveis quanto ano passado, ou quando comparadas ao seu próximo adversário. Facto é que se Bilic não ganhar obrigatoriamente este jogo as coisas podem mudar para mal para os lados do treinador croata, ainda por cima o West Ham está em contactos para trazer Carlo Ancelotti para a capital inglesa.
Este jogo terá de ser mesmo muito bem pensado e preparado por Bilic que não vai contar com duas peças fundamentais do seu sistema de jogo, Pedro Obiang e Michal Antonio, este último mais que o outro porque é a grande razão das boas exibições do West Ham e aquele que tem poder dentro da equipa para ditar o ritmo de jogo.
Paul Clement também tem os seus próprios problemas por resolver, a equipa não consegue ter um estilo de jogo constante e desde a saída de Sigdursson e Llorente que o seu ataque anda perdido. Os Swans terão de encontrar soluções e trabalhar muito senão a descida é inevitável.

Arsenal vs Brighton

Os Seagulls parecem não ter o poder fogo suficiente para sequer incomodar o Arsenal, o seu início de época até tem sido relativamente bom apesar que era esperado um pouco mais deles em termos exibicionais, pois o ano passado no Championship foram das melhores equipas a praticar futebol, um futebol realmente atrativo. Obviamente que na Premier League as coisas não são tão fáceis e eles até têm dado relativamente bem conta do recado mas não é por isso que digo que eles não têm capacidade suficiente para incomodar o Arsenal. Os motivos são simples, primeiro jogar no Emirates é bastante complicado, o Arsenal é muito forte em sua casa e é muito difícil sair de lá com pontos, aliás esta época o registo é 100% vitorioso, e em segundo lugar porque as baixas no ataque do Brighton são bastante alarmantes. Glenn Murray e Sam Baldock, que o ano passado marcaram 34 golos na 2º divisão divisão e são os homens golo principais, estão lesionados e o israelita Tomer Hemed que marcou 2 dos 5 golos desta época da equipa também está de fora devido a uma suspensão de 3 jogos.
O Brighton pode até fazer um bom jogo mas não me acredito que isso aconteça especialmente depois do Arsenal vir da Bielorrúsia com uma vitória convincente por 4-2 e tendo poupado vários jogadores, aspecto que podia ser benéfico para o Brighton, o cansaço acumulado, mas que não faz muito sentido devido as essas poupanças.

Everton vs Burnley

A equilibrada equipa do Burnley procura surpreender ao máximo o seu frágil adversário Everton e complicar as coisas para Koeman. Seria interessante saber o que Sean Dyche faria com 160€M, uma vez que Koeman com essa mesma liberdade conseguiu piorar a equipa do Everton. Mas como não sabemos o que o treinador do Burnley poderia fazer com esse financeiramente resta-nos comentar segundos os dados que sabemos.
A equipa do Burnley irá ao Goodison Park certamente lutar pelo resultado e abanar os planos de Koeman, a equipa está motivada e confiante devido a já ter conseguido resultados como sair com pontos de terrenos como Stamford Bridge, Anfield e Wembley. No entanto, creio que o futebol praticado pelo Burnley é muito sofrível e não grande qualidade, a sua filosofia reside puramente no contra-ataque e defender resultados, têm sido controlados e dominados mas arranjam sempre maneira de conseguir pontos nesses jogos.
Do outro lado temos um Everton em pura crise, o seu futebol é medíocre, a química não existe e creio que isso tudo acontece porque os jogadores já não estão com o treinador. Vão para este jogo a querer vingar a vergonha que passaram na Liga Europa ao empatar em casa por 2 bolas contra o frágil Apollon, mas será isso motivação suficiente?
Será que o Everton conseguirá fazer uma boa exibição e ganhar? Veremos.

Newcastle vs Liverpool

Já todos sabemos o que esperar deste Liverpool, um Ferrari na frente e um FIAT Uno atrás. Uma equipa como esta tem que ser eficaz e matadora na frente para compensar as suas deficiências defensivas e o problema deste Liverpool é mesmo esse, a equipa joga um futebol rápido e ofensivo, consegue criar várias oportunidades de golos por jogo e instalar-se no meio-campo adversário mas a sua capacidade de finalização tem sido má ou medíocre vá.
Na terça-feira, para a Liga dos Campeões contra o Spartak de Moscovo, foi a primeira vez que o quarteto fantástico jogou pela primeira vez junto (Salah, Mané, Coutinho e Firmino), a exibição foi muito boa e positiva mas precisavam de ser mais objetivos e matadores. Obviamente que a falta de rotina notou-se bastante nos momentos de último passe e concretização de jogadas, notou-se também em algumas movimentações um pouco estranhas e confusas, especialmente de Salah, mas em geral foi uma exibição positiva, acho que não se podia pedir mais, tendo em conta que foi o primeiro jogos juntos, a não ser claro a finalização!
Este problema pode ser porque o Liverpool não tem um ponta-de-lança, um homem de área, um homem com faro de golo e se o seu plano é Sturridge ser esse homem então vai ser um pouco complicado. O avançado inglês teve oportunidades de golos e não conseguiu ser mortífero, especialmente perto do fim do jogo uma ocasião de golo flagrante! Claro que podem adaptar o seu estilo de jogo aos jogadores existentes, mas creio que o Liverpool precisa urgentemente de um matador, um goleador nato e de sangue frio.
Do outro lado vamos ter um Newcastle, que apesar de não mostrar qualidade futebolística, ou pouca, tem sido um osso duro de roer!! Perderam a semana passada contra um adversário direto, o Brighton, e não sei que consequências poderá ter, mas o que eu sei é que vão voltar a ser "chatos" e dificultar ao máximo o trabalho do Liverpool.

MUITO OBRIGADO, espero que tenham gostado!! Comentem e deixem o vosso feedback, voltámos para a semana com mais PREMIER LEAGUE!

Sem comentários:

Enviar um comentário