20 de junho de 2018

ANTEVISÃO: Argentina x Croácia

A Alviceleste desiludiu, e de que maneira, no 1º teste deste Campeonato do Mundo, não indo além de um empate contra a Islândia. Se as coisas já não parecem muito animadoras, pior ficam quando o próximo adversário é a Croácia - a grande favorita a vencer o grupo D. O encontro está marcado para esta quinta-feira (dia 21) pelas 19h, em Novgorod.



A nossa antevisão do jogo entre a Argentina e a Islândia não podia ter sido mais acertada e as dificuldades da turma de Sampaoli foram claras. Ainda assim, podemos dizer que a equipa esteve um pauzinhos (ainda que poucos) acima daquilo que esperávamos. Foram anotados alguns lances de boa ligação e de jogo mais fluído, continuando, no entando, a faltar compostura no último terço. As decisões e a finalização parecem estar longe de estar afinadas e uma derrota no próximo jogo pode significar o adeus à competição.

Por sua vez, a Croácia é uma Seleção muito mais equilibrada e trabalhadora dentro do campo, para não falar na vasta quantidade de boas alternativas. A grande prioridade, ao contrário do adversário, é sustentar os ataques numa boa defesa, isto é, construindo-os de forma sustentada e cautelosa, sem entrar em grandes "loucuras" ou altas velocidades. As presenças de Modric e Rakitic no meio campo são o molde perfeito para uma boa condução de bola, de pé para pé, e muita criatividade.

O grande "entrave" à total confiança na Seleção croata será mesmo o pouco tempo de Zlatko Dalic no comando das operações. O técnico assumiu a equipa após uma série de maus resultados e os seus processos/metodologias ainda estão algo "verdes" e pouco incutidos nos jogadores. Assim sendo, é perfeitamente normal que ainda não tenhamos visto a Croácia no seu expoente máximo. Na 1ª partida, aquando da vitória frente à Nigéria, já foram vistos progressos mas ainda é notória a falta de conexão nos movimentos ofensivos, onde os atletas ainda se estão a encontrar aos poucos.

Prognóstico: A Seleção europeia parece-nos ser melhor equipa que esta Argentina "Messidependente" e o coletivo pode, mais uma vez, mostrar a sua força. Será, ainda assim, um jogo muito bem disputado, aberto e com oportunidades de golos para ambos os lados. Diríamos mesmo que o fator chave será a finalização e que quem estiver melhor nesse capítulo, levará os 3 pontos. A Croácia terá alguma vantagem, já que sabe fechar melhor os espaços entre linhas e isso terá como resultado maior controlo no jogo, principalmente porque os argentinos sentem imensa dificuldade em "desmontar" defesas bem estruturadas.

Acreditamos que os croatas não perdem esta partida e que ambos os conjuntos vão faturar pelo menos uma vez. Outros mercados a ter em conta: +2,5 cartões amarelos e Messi para marcar.

Sem comentários:

Enviar um comentário