22 de junho de 2018

Antevisão MLS - 23 e 24 de Junho

Sporting Kansas City vs Houston Dynamo




Os líderes da conferência oeste da MLS recebem a equipa texana e quererão, certamente, manter-se no seu lugar actual. Sendo uma das mais sólidas equipas da edição 2018 da competição – e com alguma história de regularidade em anos anteriores – baseiam o seu sucesso num futebol apoiado, com um bloco coeso e bastante forte a nível defensivo. Não se pense, no entanto, que a sua estratégia passa por marcar um golo e deixar o jogo correr. Pelo contrário, estão entre as equipas mais versáteis e eficazes em frente à baliza.
Contando que jogam em casa, não é de antecipar uma mudança na sua abordagem ao jogo. O SKC não tem por hábito mudar a sua estratégia a não ser que se vejam em desvantagem e pouco tempo para recuperar, ou caso o adversário obrigue a tal. Destaque, também, para o facto de serem uma equipa que distribui os seus golos por vários jogadores, ao contrário de muitos dos seus adversários, que confiam apenas em um ou dois homens-golo e em algum jogador mais criativo.

Do outro lado do campo vamos ter o Dynamo, uma equipa bastante ofensiva e que joga para marcar sempre mais um golo do que o seu adversário, o que acaba por ter efeitos negativos na defesa. Vêm de uma série menos positiva, embora o seu último jogo tenha acabado em vitória, e quererão somar pontos para que lhes seja permitido aproximarem-se dos lugares cimeiros da tabela. Não deverão mudar muito a sua forma de jogar, apresentando-se com os olhos na baliza do adversário, apontado à mesma o seu forte quarteto atacante, com nomes como Martinez, Quioto (sem qualquer relação com o protocolo), Elis e Manotas. Espera-se um Houston a querer jogar de forma rápida e a explorar os corredores laterais.

Considerando que o jogo se disputará em casa do SKC, e equipa dos Dynamo terá dificuldades em sair vitoriosa. O Kansas City irá, certamente, fazer por controlar o jogo me manter o ritmo mais baixo, algo que o seu adversário não gosta. Se o conseguir, será fácil anular a equipa texana. Contudo, dada a capacidade ofensiva da equipa que veste de cor-de-laranja, não é de descartar que consigam marcar golos.

Prognóstico final: Kansas City deverá vencer, apesar de ser um teste difícil à sua defesa. Houston poderá marcar golos, mas o seu recorde defensivo e, acima de tudo, o seu recorde em jogos fora, leva-nos a crer que não vencerão este jogo. Um empate poderá ser uma possibilidade, caso a equipa da casa tenha um dia menos bom.


Los Angeles FC vs Columbus Crew



A nova equipa da cidade dos anjos junta-se ao grupo de equipas a causar sensação na sua época de estreia, apresentando-se forte e a apenas 5 pontos (com um jogo a menos) do líder da sua conferência. Possuem um bom plantel, liderado por um treinador experiente e isso nota-se nas exibições do grupo. A decisão de ter jogadores como Rossi e Vela na frente do ataque, apoiados por veteranos da MLS como Feilhaber e Nguyen, provou ser acertada, pois são uma equipa que concretiza bastantes oportunidades e com um meio campo sólido.

O seu estilo de jogo é predominantemente ofensivo, tal como se verifica com os Houston Dynamo, ainda que se mostrem mais equilibrados do que estes, mas é difícil estabelecer uma filosofia específica para esta equipa, já que tentam adaptar-se ao adversário que defrontam. Tal como os Dynamo, no entanto, a sua defesa está longe de ser brilhante.
Do lado oposto do campo de batalha temos os Crew, um dos velhos barbudos da MLS, que atravessa uma fase menos emocionante, mas nem por isso possuem menos qualidade. Como foi dito anteriormente, são uma equipa muito pragmática e equilibrada, conhecida por formar e revitalizar avançados – veja-se o caso de Kei Kamara, e, mais recentemente, o renascimento de Gyasi Zardes – sem nunca descurar a defesa.
Após quatro jogos complicados e com resultados menos positivos frente a equipas fortes, nos quais até estiveram por cima em várias ocasiões, a equipa do Ohio quererá voltar a vencer, mostrando que continua forte e que é um conjunto a ter em conta.

Deveremos ver um jogo muito disputado a meio campo, sendo que a equipa visitante pode fazer valer a sua consistência exibicional frente a um anfitrião que, apesar da sua posição e bom futebol ofensivo, sofre de alguma inconsistência e possui uma defesa que parece assemelhar-se, por vezes, a uma rua de uma qualquer cidade do nosso querido país, de tantos buracos que tem. Junte-se a isto o facto de Carlos Vela, a estrela da companhia dos LAFC, estar ausente por se encontrar ao serviço da selecção mexicana. Deve notar-se, no entanto, que Diomande, um velho conhecido de Bob Bradley, tem mostrado, das vezes que foi chamado, que pode ser uma opção válida.
Já Columbus, apesar de ser uma equipa que sofreu apenas dois golos em sete jogos como equipa forasteira, também só logrou facturar por três vezes, mostrando alguma dificuldade em vencer em terreno alheio. Se é verdade que jogar fora, na MLS, é reconhecidamente complicado, uma equipa candidata a lugares de play-off e com aspirações a vencer a MLS cup tem a obrigação de mostrar mais serviço, e não haverá melhor maneira de o fazer do que vencer uma equipa que ainda não perdeu no seu reduto.

Prognóstico final: Um jogo que não deverá ter muitos golos, acabando em vitória caseira ou mesmo em empate. Embora Columbus tenha potencial para baralhar as coisas, não deverá ser fácil conseguirem vencer a equipa do LAFC, pelo menos se esta mostrar a qualidade que já evidenciou em várias partidas. No entanto, a inconsistência dos anfitriões poderá ser algo a ter em conta para quem gostar de correr riscos.


New York City FC vs Toronto FC



A equipa do Bronx chega a esta partida sem o seu conhecido treinador. Patrick Vieira, conhecido de qualquer adepto de futebol, abandonou o comando da equipa durante a última jornada, tendo sido substituído por Domènec Torrent, conhecido como o braço direito de Pep Guardiola. O conjunto encontra-se numa boa posição (2º lugar na conferência este) e com boas rotinas de jogo, pelo que não é de antever que Torrent pense em incutir novas rotinas nos seus jogadores, pelo menos para o que resta da temporada. Assim sendo, a equipa nova-iorquina deve manter a sua abordagem, baseada em posse de bola e ataques rápidos, esticando o jogo pelos flancos, dando prioridade ao jogo de pé para pé.
Do outro lado da trincheira estará o campeão em título, o Toronto FC, e não há muito que se possa dizer acerca do conjunto canadiano que não tenha sido dito antes. Seja qual for a razão, são uma equipa cujos resultados e exibições podem ser definidas pelo conhecido oito ou oitenta, tão depressa fazem uma exibição que nos recorda do porquê de serem os detentores do troféu, como nos fazem pensar que sairiam derrotados de um jogo contra a equipa de juniores do Cova da Piedade. A qualidade está lá, de facto, mas a equipa insiste em cometer erros ridículos e em não querer conquistar a bola. Greg Vanney terá que encontrar forma de motivar os seus jogadores, e depressa, pois o calendário vai apertar. Caso não o consiga, poderemos ver um TFC campeão a assistir ao os playoffs através da televisão.

Se nada parece favorecer Toronto neste jogo, o cenário complica-se ainda mais quando olhamos para números. Se a forma recente de ambas as equipas não é propriamente diferente, a estatística mostra que a equipa dos NYCFC ainda não perdeu no seu estádio, enquanto Toronto tem um registo muito mau como equipa visitante. No entanto, como se costuma dizer, a bola é redonda, e as coisas podem ficar bastante baralhadas caso os canadianos tenham um dia de oitenta.

Prognóstico Final: Um jogo com golos, certamente, sendo que +2,5 golos e +2,5 cartões amarelos podem ser bons mercados para apostadores. Tendo que antever o resultado final, penso que é óbvio que a equipa da casa tem melhores hipóteses. A única hipótese dos forasteiros é mesmo fazerem o que não conseguiram fazer esta época, ser uma equipa consistente, motivada e que joga de acordo com o seu potencial.

Outros jogos - Tips

NYRB vs FC Dallas - +2,5 golos; Dallas vence ou empata.
Colorado vs Minnesota - Ambas as equipas marcam SIM.
RSL vs San José - RSL vence; RSL +1,5 golos.
Seattle vs Chicago - Ambas equipas marcam SIM; Chicago poderá surpreender.
Atlanta vs Portland - Atlanta para vencer; Atlanta +1,5 golos.

Sem comentários:

Enviar um comentário