13 de junho de 2018

Antevisão MLS 14 de Junho


Columbus Crew vs Atlanta United (00:30)



Com mais uma jornada da MLS a aproximar-se, está na altura de reflectir sobre alguns dos confrontos que se avizinham.

Começando pelo Columbus Crew vs Atlanta United, temos uma partida na qual se defrontam duas equipas que estão separadas por apenas 3 pontos na classificação da Conferência Este. Ambas mostram uma forma recente um tanto inconsistente, sendo que Atlanta vem de um jogo no terreno do NYCFC, no qual a equipa viu o seu plano de jogo completamente anulado pela oposição, não conseguindo fazer frente à pressão alta da turma do conhecido Patrick Vieira, naquele que foi o seu último jogo no comando dos Bronx Blues.


Assim sendo, este jogo frente a Columbus é uma importante oportunidade para a equipa do estado da Geórgia mostrar aos seus concorrentes que a sua posição na tabela não é mera sorte de principiante. Antecipa-se uma equipa de Atlanta com vontade de corrigir os erros da última partida, fazendo uso do seu bloco defensivo duro, combinado com um bloco atacante de elevada qualidade, onde se destacam nomes como Barco, o maestro de serviço, Martinez, o melhor marcador da edição actual da MLS, ou Almirón, que possui uma qualidade técnica claramente superior ao que é habitual ver neste campeonato. Sendo uma equipa que gosta de jogar em posse, é de esperar que joguem de forma a obrigar o seu adversário a correr atrás da bola, tentando manter-se no controlo da partida.

Já do lado de Columbus, temos uma equipa que se pauta pelo equilíbrio, uma característica que, aliás, foi possível observar no jogo anterior - e mesmo durante as campanhas vitoriosas de 2008 e 2009 - frente ao sempre avassaladores Red Bulls, onde conseguiram obter um empate. Apesar de não arriscarem demasiado, podem muito bem mudar o ritmo de jogo no último terço do terreno, algo a que a defesa do Atlanta terá que ter atenção, até porque os The Crew são um osso duro de roer quando jogam no seu próprio terreno.



Prognóstico: Será um bom jogo, que vai opor duas equipas de qualidade e com abordagens diferentes. Acreditamos que poderá terminar num empate com golos, sendo que não parece provável que a equipa da casa saia derrotada, embora a qualidade técnica do United tenha que ser levada em conta. Pensamos que podemos contar com um jogo que terá golos para ambos os lados, embora um resultado magro favorável a Columbus não seja totalmente de descartar. Um golo para Zardes poderá ser um bom mercado para apostadores mais ousados.






New York Red Bulls vs Seattle Sounders (01:00)




Red Bulls. O rolo compressor da MLS, pelo menos parece ser essa a opinião de quem vê esta equipa jogar. Embora falhem, por vezes, em situações onde não deviam, a equipa sediada em New Jersey (irónico, nós sabemos) espalha o terror nas defesas adversárias, não sendo fácil parar o seu ataque, por vezes sufocante, que tem o mais novo dos Wright-Phillips como estrela. Esta equipa joga com confiança e estilo, especialmente na Red Bull Arena, e tenta conquistar os espaços no terreno, fazendo por manter o domínio dos mesmos, causando dificuldades aos planos dos adversários. Vêm de um empate frente aos sempre complicados Columbus Crew e vão receber os Seattle Sounders, equipa que se vê, neste momento, numa situação bastante complicada e longe daquilo a que nos habituou durante as suas primeiras épocas de MLS.


Falando de Seattle, se um começo atribulado já não é exactamente uma novidade para a equipa do Evergreen State, o mesmo não se pode dizer da continuação dessa série. O habitual seria, por esta altura, a equipa recuperar do seu início e começar a amealhar pontos. Aquilo que se vê é, no entanto, o oposto, com os Sounders a perderem pontos de forma quase constante, mostrando-se sem capacidade de controlar o jogo, com pouca coesão na defesa e um bloco atacante que parece ter medo da própria sombra - são o pior ataque e a terceira equipa com menos remates executados.

Embora tenham saído vitoriosos do seu último jogo, há que salientar que a exibição correspondeu ao que foi escrito anteriormente e que o adversário em questão foi o D.C. United, outra equipa que tem sido capaz de exibições medonhas e acabará, quase certamente, nas profundezas da tabela.



Prognóstico: A não ser que se dê uma recuperação quase milagrosa, deverá ser um jogo tranquilo para os Red Bulls. A equipa das bebidas energéticas deverá controlar facilmente a partida, podendo mesmo ganhar asas e vencer por mais de 2 golos de diferença. Os Sounders deverão apostar no contra-ataque, talvez tentando estacionar o autocarro à frente da baliza caso o domínio dos Red Bulls deite por terra o plano de jogo. Apesar dos números, um golo dos Sounders não é totalmente descabido, até porque o recorde defensivo do seu adversário está longe de ser impressionante.

Em caso de mais um desaire para a equipa verde e azul, Brian Schmetzer poderá começar a ver a sua posição seriamente comprometida.






Toronto FC vs D.C. United (01:00)




Os actuais campeões da MLS entram em campo frente aos D.C., embalados por uma vitória frente aos Philadelphia Union. Uma equipa com muita qualidade, Toronto teve um início de época bastante frustrante, perdendo a final da CONCACAF Champions League para o C.D. Guadalajara, mais conhecido por Chivas. Tenha sido um quebra na moral como consequência da derrota, ou uma preparação de época mal organizada, o que é certo é que só agora esta equipa está a mostrar argumentos de campeão. Após vários jogos a espalhar pontos pela terra, cometendo erros que um grupo de campeões não pode cometer e a relaxar demasiado, o TFC mostra-se mais capaz, com mais garra e vontade de repetir o título da época transacta. Os próximos jogos mostrarão se estão para ficar ou se é apenas fogo de vista.


Do outro lado do relvado do BMO Field vai estar a equipa da capital Norte-Americana. Outrora temível e com nomes como Dwayne De Rosario, Ben Olsen (atual treinador), Jaime Moreno ou até mesmo a ex-promessa Freddy Adu, este grupo do D.C. não consegue assustar uma equipa da NPSL, quanto mais aos seus rivais da MLS.

Apesar de possuírem alguns jogadores com potencial, a qualidade actual destes não é suficiente para se superiorizarem aos adversários, pelo que terão que continuar a tentar marcar golos no contra-ataque e aproveitar distracções de adversários demasiado confiantes, pelo menos até adquirirem alguns reforços.



Prognóstico: Provável vitória para a equipa canadiana, possivelmente por 2 golos ou mais. No entanto, embora a qualidade e forma do D.C. United fale por si, existe a possibilidade de a equipa de Toronto voltar a cair no erro de confiar demasiado na vitória.

 Notícias e Outros Jogos

Optámos por realizar uma antevisão mais detalhada destas três partidas, pois parecem as mais seguras (mesmo dentro da habitual imprevisibilidade característica da MLS). No entanto, seguem algumas sugestões relativas aos restantes jogos.

Montreal Impact vs Orlando City: Deverá ser uma partida com, pelo menos, 2 golos. Orlando é uma equipa que, apesar da sua classificação, concretiza a um bom nível. "Ambas Marcam - Sim" e "+2.5 golos" podem ser mercados a serem explorados.

Colorado Rapids vs Chicago Fire: Os Rapids atravessam uma má fase, precisando desesperadamente de uma vitória para mudar o rumo às coisas. Não parece, no entanto, muito provável que isso aconteça. Os Fire, apesar de serem tudo menos deslumbrantes, têm boas hipóteses de sacar pontos, nem que seja um empate, na condição de forasteiros, marcando 1 ou 2 golos.

San Jose Earthquakes vs New England Revolution: Tal como os Rapids, os Quakes não parecem ter a vida fácil esta época. Com os Revs a jogar a um nível aceitável, é possível que os 3 pontos sigam na bagagem da equipa da Nova Inglaterra. Apesar de ser uma aposta de risco, é uma boa aposta de risco! Valerá a pena meter a moeda.

Como nota final, damos conta da saída de Patrick Vieira do comando do NYCFC. O ex-internacional gaulês abandonou a equipa do Bronx e juntou-se ao OGC Nice. Domenec Torrent, muitas vezes intitulado de "mão direita de Guardiola", é o senhor que se segue. Esperamos para ver que mudanças estes novos ventos trarão para os lados dos azuis de Nova Iorque.

Sem comentários:

Enviar um comentário