19 de junho de 2018

ANTEVISÃO: Rússia x Egipto | Portugal x Marrocos


Com a 1ª volta da fase de grupos quase terminada, é justo dizer que o grupo A foi aquele cujos jogos foram os menos apelativos. Apesar da vitória por 5-0 frente à Arábia Saudita, a Rússia não fez uma exibição brilhante, uma vez que se limitou a tomar vantagem das claras debilidades defensivas dos sauditas. Segue-se o Egipto e o encontro está marcado para as 19h desta terça feira (dia 19), em São Petersburgo.


A vitória na estreia certamente terá aumentado os índices de confiança e motivação dos russos mas, ainda assim, isso por si só não chega e há muito trabalho para desenvolver. A equipa voltou a mostrar um futebol demasiado lento e pouca intrusão, o que representa a tal clara falta de criatividade e ideias de jogo que já referimos anteriormente. 

Do outro lado estará um Egipto com muita fome de vencer, uma Seleção que saiu derrotada da 1ª partida mas que não contou com o seu "Faraó" Salah. Apesar do desaire, houveram vários pontos positivos a retirar da exibição. Os egípcios, a dada altura, chegaram mesmo a estar por cima do jogo e perto do golo, mesmo atuando de forma mais defensiva e atacando com muita cautela.

Para este 2º desafio, Mohamed Salah estará de regresso ao 11 e isso resultará num futebol mais rápido, confiante e ofensivo. A presença do jogador permite, também, que os outros setores mais recuados possam focar-se no seu principal objetivo, defender claro. A equipa deixará se subir em bloco e deixará o último terço do campo a cargo de Salah e companhia que, ou muito nos enganamos, ou trarão tremendos problemas para os anfitriões.

Prognóstico: Não temos dúvidas que a Seleção egípcia tem argumentos suficientes para levar de vencidos os 3 pontos, ainda mais quando a tendência será para a Rússia baixar as suas linhas, já que um empate será suficiente para colocar um pé na próxima fase. Os russos sabem que basta um bocadinho de espaço para o adversário causar estragos e irão colocar um travão nas saídas "descontroladas" para o ataque.

O Egito será aquele que procurará com mais frequência a baliza contrária mas terá de ser muito equilibrado ao mesmo tempo, um passo em falso e poderá carimbar o bilhete de volta para casa. A nossa previsão é que irão haver pelo menos 2 golos no jogo e que a vitória irá sorrir aos africanos, ainda que este último seja um palpite mais "arrojado". Salah como um dos marcadores também parece um bom mercado.



O hat trick de Cristiano Ronaldo ainda está a correr as bocas do mundo e esta quarta feira (dia 20) há nova oportunidade para brilhar. Pela frente estará a Seleção de Marrocos e, depois do empate no 1º jogo, só a vitória interessa para continuar a sonhar com o 1º lugar do grupo. O encontro está marcado para as 13h, em Moscovo.


A partida frente aos espanhóis foi de "cortar a respiração" e ficará certamente na história como uma das melhores em fases finais de Mundiais. O resultado acabou por ser positivo para a Seleção portuguesa e, melhor ainda, quando esta apresentou um futebol bem diferente daquilo a que estamos habituados. Ao invés de um jogo muito estático, a equipa transpareceu muita fluidez nas suas transições e o trabalho de Cristiano para o coletivo mereceu especial atenção.

O melhor jogador do mundo recuou muito no terreno e libertou várias vezes os seus companheiros em bola corrida, o que só trouxe benefícios para o conto geral e provou que Portugal, desta forma, é um "perigo" dentro das 4 linhas. A motivação está em alta e, caso o espírito se traduza nos mesmos níveis exibicionais, o triunfo sobre Marrocos aparecerá com naturalidade, assim como a passagem à próxima fase da competição.

Não podemos, contudo, pura e simplesmente descartar a Seleção marroquina. Podemos referir, sim, que são um conjunto bastante atrevido e que possuem algum talento individual, ainda que nem sempre consigam funcionar de forma homogénea. As dificuldades serão ainda mais evidentes caso Portugal se apresente mais à imagem de si mesmo, compacto e bem organizado defensivamente. Exatamente do outro lado da "barricada" está o posicionamento defensivo dos norte africanos - muito passivos, muito distanciamento entre linhas e constantes desconcentrações. 

Prognóstico: Portugal tem por obrigação aproveitar todas estas lacunas e entrar a mandar desde cedo na partida, ainda que sem grandes exuberâncias. Esperar pelo erro do adversário, em determinados momentos, será também uma virtude, tendo em conta que Marrocos não tem nada a perder e irá acabar por ceder ainda mais espaço do que o habitual.

Para os nossos apostadores, estamos bastante seguros quanto à possibilidade de Portugal faturar pelo menos 2 vezes. Golo de Cristiano Ronaldo a qualquer altura e handicap -1,5 também parecem boas oportunidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário