29 de junho de 2018

MLS Antevisão - 1 de Julho

Bem-vindos, mais uma vez, às terras do Tio Sam, um lugar onde, apesar de muitos terem dificuldade em acreditar, também se chuta a redondinha com algum encanto! Como já se tornou hábito, trazemos mais uma dose de antevisões para esta nova jornada, com especial destaque para um duelo que faz ferver os ânimos. Falo-vos, claro, do... 


Seattle Sounders vs Portland Timbers (30 de Junho, 21h30)




Duas equipas em momentos de forma consideravelmente distintos, mas que não deixarão de comer relva para tentarem desfeitear-se mutuamente. Mais do que 3 pontos, a defesa da honra está em jogo entre estas duas equipas, tal é a sua rivalidade.

Os Sounders, sendo os senhorios do castelo onde vai decorrer a batalha, tentarão vencer e usar a vitória como um trampolim para inverter aquilo que tem sido uma época abismal, marcada por um ataque extremamente fraco. A tarefa não se afigura fácil, apesar da teórica vantagem caseira, pois a equipa continua sem fio de jogo e estratégia definida, quase como quem planeia cada jogo em cima da hora. A falta de coesão entre os sectores da equipa acaba por fazer com que esta acabe constantemente perdida em campo e a correr atrás do prejuízo. Antevê-se uns Sounders sem solução para os seus problemas mas, certamente, plenos de espírito, pois o adversário não é para menos.

Do lado da equipa do Beaver State, encontra-se aquilo que é o oposto dos Sounders da actual edição da MLS. O arranque de época dos Timbers foi tudo menos auspicioso, no entanto, acabaram por afastar os seus fantasmas e lograram tornar-se uma equipa regular, sendo que não sofreram nenhuma derrota nos seus últimos nove confrontos. Embora as suas últimas três disputas tenham resultado em empate, são uma equipa capaz de fazer estragos em defesas fechadas, muito por culpa de nomes como Blanco e Valeri (ex-FC Porto), sendo que este último é um fan-favourite dos adeptos dos Timbers. Aliada à capacidade criativa e excelente qualidade de passe do seu meio campo, está o equilibro da equipa de Portland, que joga de forma compacta, acabando por causar dificuldades aos seus adversários quando estes pretendem abrir espaços – Atlanta, uma das equipas mais fortes da corrente época, que o diga.

Podemos, certamente, esperar uns Timbers com vontade de vencer mais uma partida frente aos seus rivais , especialmente se isso envolver estragar a festa aos adeptos da casa. Será que é desta que quebram a maldição e serram os Sounders em dois?

Prognóstico: É impossível não mencionar que os Sounders permanecem invictos no seu reduto, pelo menos no que diz respeito a jogos da Cascadia Cup frente aos Timbers. No entanto, nunca antes se viu Portland numa clara posição de superioridade perante os Sounders, pelo menos em teoria. Assim sendo, e embora seja sempre arriscado apostar contra a equipa de Seattle quando esta joga em casa, antevemos uma vitória dos forasteiros, possivelmente por dois ou mais golos. Não se deve descartar, no entanto, a possibilidade de os Sounders fazerem o gosto ao pé pelo menos uma vez, pois o que falta em fio de jogo estará presente em coração.

Notas de interesse

  • Na eventualidade de conseguir marcar um golo, Clint Dempsey tornar-se-à o melhor marcador de sempre da história dos Seattle Sounders na época regular. Leva 9 golos em 11 jogos contra os Timbers.
  • Portland nunca empatou mais do que três jogos consecutivos numa edição da MLS.

New England Revolution vs D.C. United (1 de Julho, 00h30)



Neste jogo, a equipa da Nova Inglaterra recebe um dos seus velhos conhecidos, o D.C. United, que continua à procura de um caminho para fora da tempestade que atravessa.

Se a equipa forasteira já foi aqui analisada, havendo pouco mais a dizer sobre o conjunto da capital, os anfitriões são um conjunto um tanto diferente. Embora não sendo uma equipa candidata a altos voos durante a época regular, os Revs, sob a orientação de Brad Friedel, são uma equipa bastante rematadora e que pode ser uma ameaça complicada com a sua linha ofensiva, tendo Teal Bunbury como goleador-chefe, com nove golos em dezasseis partidas. No entanto, New England não é apenas Bunbury. Se D.C. planeia parar a turma de Foxborough, terá que pensar em como irá anular Penilla e Fagundez, reis das assistências do seu adversário, sendo que este último também possui bastante aptidão para finalizar jogadas. Algo que os capitals poderão aproveitar será a menos boa linha defensiva do seu rival. Se o poder do bloco atacante da equipa de New England pode tornar-se, em certas circunstâncias, difícil de quebrar, o mesmo não se pode dizer da sua defesa, sendo esta bastante permissiva. Isto é, aliás, a principal razão pela qual a equipa se vê apenas num quinto lugar na sua conferência.

De resto, será de esperar uma equipa dos Revolution com vontade de vencer este jogo em casa, frescos após Brad Friedel ter concedido alguns dias de folga ao seu plantel. Tentarão, certamente, aproveitar a má época do seu oponente, que, além de necessitar urgentemente de melhorar o seu registo, vem de uma derrota frente ao Orlando City, em jogo a contar para a Open Cup Americana, decidido através do desempate por grandes penalidades.

Prognóstico: Vitória para a equipa da casa. New England não perde há cinco encontros e quererá manter esse registo, e fará, certamente, por marcar mais do que um golo. Já do lado do D.C. United, mantém-se o que já foi referido anteriormente: não parecem uma equipa capaz de ameaçar os seus adversários – possuem alguma qualidade, especialmente em potencial, mas a equipa dificilmente arrancará para melhores lugares enquanto algumas contratações cirúrgicas não forem feitas.

Notas de interesse

  • Wayne Rooney confirmado como reforço da equipa de Washington. Poderá ser este o primeiro dos reforços que esta equipa precisa?
  • Apesar do mau momento, há oito jogos que a equipa da capital não conhece o sabor da derrota frente ao New England Revolution.
  • Nos últimos cinco encontros, os Revs obtiveram uma média de 1.8 golos por jogo, tornando-os no quinto melhor ataque da MLS. Apesar disso, quatro desses encontros terminaram com um empate.

Montréal Impact vs Sporting Kansas City (1 de Julho, 00h00)



Mais uma equipa canadiana, mais uma equipa que parece precisar de um mapa para se encontrar em campo, especialmente a nível defensivo. No entanto, ao contrário do seu rival regional, a equipa de Montréal não possui grandes argumentos para ser candidata a fazer uma época tranquila, quanto mais aspirar a um lugar nos playoffs. O seu jogo é fácil de resumir, sendo que passa quase na totalidade por Ignacio Piatti, o seu melhor rematador, marcador e líder de assistências. Embora a experiência de Busch faça alguma diferença entre os postes e ainda seja necessário considerar Vargas e Alejandro Silva, é complicado pedir a uma equipa que parece depender imenso de um jogador, que consiga obter resultados consistentes e dignos de uma época sem sobressaltos. Um registo de apenas 141 remates (dos quais 61 na direcção da baliza) em 17 partidas evidencia a dificuldade dos Impact na construção de um processo ofensivo de qualidade. E se na frente esta equipa se mostra fraca, a situação não é melhor à retaguarda, estando a sua defesa entre as 3 piores de toda a liga.


No entanto, e apesar de todos estes pontos negativos, esta equipa vem de uma série de resultados mais positivos do que seria de antever, tendo vencido 3 dos seus últimos 4 encontros, o que terá, com certeza, um efeito positivo na moral do grupo, aliado ao facto de jogarem no seu próprio terreno.

Do outro lado da trincheira, temos o Sporting Kansas City, equipa analisada na jornada anterior e que revela ser, de forma inequívoca, a equipa mais sólida deste campeonato. Estarão moralizados pela reviravolta frente a Houston e quererão manter-se no primeiro lugar da sua conferência, pelo que é mais do que expectável que mantenham a sua estratégia habitual e abordem este jogo de forma decidida, tentando controlar os acontecimentos e não permitindo grandes veleidades à equipa do Quebec.

Prognóstico: Os SKC não devem perder este jogo. Apesar de ser um jogo em terreno alheio e frente a uma equipa que teve, recentemente, uma mudança brusca nas suas fortunas, não é de esperar muita resistência da parte da equipa de Montreal. Estarão moralizados, certamente, e farão os possíveis para aproveitar esse embalo, mas Kansas City tem todas as hipóteses de conseguir aqui pontos, podendo mesmo sacar uma vitória. Podem mesmo chegar a marcar 2 ou mais golos, especialmente se conseguirem anular Piatti.

Notas de interesse
  • Kansas City não perdeu com Montreal nos últimos 6 encontros entre ambas as equipas.
  • Apesar do seu mau recorde defensivo, Montreal não sofreu qualquer golo nas suas últimas 3 vitórias.
  • A equipa do Kansas concede, em média, apenas 0.4 golos por jogo quando defronta adversários na condição de visitante, mostrando-se muito resistente até em condições adversas.
  • Piatti esteve presente em 7 dos 8 golos marcados por Montréal, a contar para a MLS, desde o início do mês de Maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário