27 de junho de 2018

ANTEVISÃO: Brasil x Sérvia


A Canarinha precisa apenas de 1 ponto para garantir a qualificação para os oitavos de final e, depois de exibições apáticas frente à Suiça e à Costa Rica, resta apenas um teste antes do "mata mata". Pela frente estará a Sérvia e o encontro está marcado para as 19h desta quarta feira (dia 27), em Moscovo.


Já tínhamos previsto que os suíços trariam dificuldades à turma de Tite, não só pelo plantel de boa qualidade, mas principalmente por serem muito organizados. Ainda assim, o Brasil devia ter feito e mostrado muito mais, nomeadamente para uma equipa que assumiu a candidatura ao troféu. Além disso, também não nos parece que tenha havido grande evolução para a última partida. A Costa Rica surgiu bem posicionada defensivamente e o Brasil, novamente lento de processos, não conseguia ligar uma jogada de verdadeiro perigo - a bola era trocada no meio campo do adversário mas ainda muito distante da baliza. 

Sempre que os brasileiros tentavam acelerar e criar desequilíbrios, os costa riquenhos fechavam-se lá atrás e afunilavam os caminhos ao máximo. No 2º tempo, e muito devido à fadiga física do adversário, a Canarinha conseguiu dar mais largura e rapidez aos seus movimentos ofensivos, com uma circulação de bola mais fluída e com mais "risco". Os golos acabaram por aparecer, bem como os 3 pontos, mas a exibição esteve longe de ser deslumbrante.

Por sua vez, o próximo oponente, também ele já abordado em antevisões anteriores, é um conjunto com excelentes talentos individuais mas que têm muito que evoluir/trabalhar para coexistir como um todo. A equipa tem, sem dúvida, um teto potencial muito grande para jogar mais e melhor, mas neste momento ainda não têm estatuto e competência para causar danos significativos em seleções mais organizadas. Na bagagem, para já, trazem duas prestações razoáveis onde somaram uma vitória (Costa Rica) e uma derrota (Suiça), ambas por 2-1.

Quanto ao próximo desafio, o Brasil terá que dar um valente salto qualitativo ou, caso contrário, poderá mesmo ser surpreendido. Os sérvios até podem nem estar muito "em jogo" ou muito assertivos nas combinações, mas a qualidade que detêm no último terço permite-lhes ter a capacidade de concretizar as poucas oportunidades que possam vir a ter. A situação pode agravar-se caso o golo tarde muito em aparecer, já que os homens de Mladen Krstajic podem embalar no contra ataque e já é bem conhecida a sua "ousadia" de colocar sempre 2 ou 3 jogadores dentro de área.

Prognóstico: A nosso ver, Neymar e companhia terão realmente de jogar para ganhar, "apontar ao pontinho" poderá transmitir algum sinal de vulnerabilidade e isso pode despertar o oponente. Maior largura de jogo, melhor e mais rápida troca de bola, e menos individualismo são as principais melhorias a ter em mente na tática de Tite. A maior figura da Seleção, Neymar, tem sido protagonista também pela negativa - o craque pára muito a progressão, demora a soltar o esférico e tenta fazer tudo sozinho.

Apesar de claro favorito à vitória, não nos parece tão seguro quanto isso apostar em pré-jogo que tal irá mesmo acontecer. A abordagem ao resultado será muito importante e só teremos mais algumas certezas com o decorrer dos minutos. Parece-nos, sim, que será uma partida com golos: +1,5 de certeza e +2,5 para quem gosta de arriscar mais um bocadinho. Ambas as equipas para marcar também é um mercado apetecível. 

Sem comentários:

Enviar um comentário