1 de julho de 2018

ANTEVISÃO: Espanha x Rússia | Croácia x Dinamarca


A anfitriã do Campeonato do Mundo recebe, este domingo (dia 1 de Julho), a Seleção espanhola no 1º encontro do 2º dia dos Oitavos de Final. O encontro terá lugar em Moscovo, pelas 15h, e definirá o 3º apurado depois de França e Uruguai garantirem também eles a qualificação para próxima fase.


História principal: Seria de esperar que, nesta altura, a Espanha estivesse num patamar mais elevado naquilo que ao seu futebol diz respeito. A mudança de treinador de forma prematura, no mínimo, terá sido a principal premissa para explicar este sub rendimento mas, ainda assim, continuam a fazer valer a sua candidatura. Se a vasta e já conhecida posse de bola passar a ser mais objetiva e direcionada para a baliza, então as suas chances de sucesso aumentam exponencialmente. Por sua vez, os russos terão, ainda que muito hipotética, uma rara oportunidade de fazer história. Pairam imensas questões sobre o momento defensivo dos espanhóis e a porta, ainda que não esteja "escancarada", poderá estar pelo menos entreaberta. Apesar de vitórias "gordas" contra Arábia Saudita e Egito, a partida com o Uruguai demonstrou as claras debilidades desta Seleção russa.

O nosso ponto de vista: Seria de estranhar algo que não fosse um controlo da bola total por parte dos espanhóis. A Rússia ira recuar as suas linhas para zonas bem mais baixas e tentar aproveitar ao máximos os erros e desatenções da defesa adversária, que não têm sido tão poucos quanto isso. Caso, por surpresa, os russos encarem o desafio "nos olhos", irão passar por tremendas dificuldades e facilitar em grande escala o trabalho de Isco e companhia. A estratégia terá de passar por se organizarem bem defensivamente e serem "frios" na definição das poucas oportunidades que conseguirem criar.

Prognóstico: Ainda que existam, de forma muito reduzida, probabilidades de a Rússia seguir em frente, parece-nos que a qualidade da Seleção espanhola irá prevalecer. Acreditamos que marcarão no mínimo 2 golos e que, depois de lá chegarem, irão diminuir claramente o ritmo de jogo e aproveitar com mais frequência os espaços nas costas da defesa contrária.


Croácia e Dinamarca vão protagonizar aquele que, ao que tudo indica, será um encontro muito interessante entre 2 competentes seleções europeias. O empate está agendado para 19h deste Domingo (dia 1), em Nizhny Novgorod.


História principal: Acreditamos que a grande variável esta partida irá ser o ataque dinamarquês. A Seleção "transpira" pragmatismo, obsessão por não sofrer golos e equilíbrio - foco esse que resulta numa desvalorização do momento ofensivo. A Dinamarca não surpreendeu na fase de grupos e parece-nos ser uma equipa frágil para "predadores" que consigam apresentar boa organização aliada a uma pressão mais eficiente. A dependência de Eriksen como elemento criativo também pode ser "facilmente" anulada por conjuntos devidamente competentes. Já por outro lado, a Croácia foi talvez a melhor Seleção até hoje neste Mundial - funcionam às mil maravilhas, sempre muito compactos e, em virtude do panorama destes Oitavos de Final, podem mesmo ser uma das candidatas a levantar o troféu.

O nosso ponto de vista: Zlatko Dalic, técnico dos croatas, é um dos mais atentos e especialistas do detalhe e não admite erros defensivos. Além disso, e bem ao contrário daquilo que se passa na turma dinamarquesa, gosta de "empurrar" a sua equipa ofensivamente de forma objetiva e, assim, criar um equilíbrio perfeito entre os mais variados setores. A Dinamarca não poderá cair na tentação de baixar demasiado as suas linhas ao ponto de deixar de tentar criar situações de perigo pois, caso isso aconteça, será uma partida de total domínio por parte dos croatas. Também é verdade que a defesa "axadrezada" será suficientemente capaz de travar as investidas ofensivas que possam aparecer, portanto, só um ato genial de imprevisibilidade poderia causar estragos de maior no conto geral.

Prognóstico: Vitória da Croácia. Têm melhores condições, estão mais motivos e o ritmo e equilíbrio de jogo que apresentam estão situados num patamar completamente diferente. Nesta fase, contudo, é de se esperar mais cautela na procura pelo golo mas uma vitória por handicap -1,5 não é de descartar. Os croatas irão encontrar o caminho da baliza pelo menos 2 vezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário