9 de julho de 2018

ANTEVISÃO: França x Bélgica


Restam apenas 4 equipas de um total de 32 que iniciaram a competição e, curiosamente ou não, todas elas nos chegam da Europa. Dos 2 confrontos que se avizinham, o mais empolgante, aquele que cria melhores expetativas na cabeça dos adeptos, é aquele que vai opor França e Bélgica. O encontro está marcado para as 19h desta terça feira (dia 10), em São Petersburgo.


História principal: Num empate repleto de qualidade e talento do mais variado, a coesão defensiva das equipas será o fator diferencial de um resultado que será definido nos mais pequenos pormenores. Neste capítulo, a França terá uma ligeira vantagem por aquilo que tem vindo a demonstrar desafio após desafio. A equipa nem sempre mostra clarividência e objetividade no último terço mas, na ausência de alguma criatividade, a organização e o ímpeto no momento defensivo merecem claros elogios. Todavia, o rasgo individual desta Seleção belga é completamente diferente de qualquer adversário que os franceses tenham defrontado até então. A brilhante vitória ante a Canarinha faz antever mais um excelente jogo, muita emoção, e indecisão até final.

O nosso ponto de vista: A França é a única Seleção que ainda se mantém em competição daquelas 4 que foram apontadas como maiores favoritas a levantar o troféu e, por isso, é difícil não atribuir-lhes ligeiro protagonismo à partida para mais uma eliminatória. Este será, ao que tudo indica, o grande teste à estrutura deste conjunto e, caso consigam mesmo vencer, terão todos os motivos e mais alguns para sonhar com a taça - mesmo depois da experiência vivida no passado Euro 2016 em que "cantaram vitória" antes do tempo. A armada de Roberto Martinez criará, contudo, tremendas dificuldades à defesa comandada por Varane e, na memória, ainda estará o embate com a Argentina onde estes mostraram algumas fragilidades.

Prognóstico: Vitória para a Seleção comandada por Deschamps, pela margem mínima - pode aparecer apenas no prolongamento mas ninguém quererá confiar na "sorte" das grandes penalidades. Tamanha é a qualidade ofensiva do plantel belga, não nos parece que abandonem o desafio sem faturar pelo menos uma vez, logo, o mercado de "ambas marcam" deverá concretizar-se com alguma facilidade. Outros dados a explorar, tendo em vista a batalha a meio campo que se faz esperar, são os cartões amarelos (-4,5) e os golos de bola parada (pelo menos 1).

Sem comentários:

Enviar um comentário