7 de julho de 2018

MLS 7-8 de Julho - Antevisão


Após mais um 4 de julho pleno de festividades e grandes partidas, a MLS volta à carga já este fim de semana. Sem mais demoras, apresentamos as partidas que consideramos serem as mais interessantes desta jornada.

New England Revolution vs Seattle Sounders
(8 de Julho, 00h30 - Gillette Stadium, Foxborough)



Dias após receberem e derrotarem os D.C. United, tarefa para a qual tiveram que se aplicar, os Revs recebem os Seattle Sounders.
Bunbury mostrou, mais uma vez, a razão pela qual é o melhor marcador desta equipa, contrastando com a linha defensiva do seu conjunto, que mostrou continuar mais permissiva do que se pretende. No entanto, o trabalho de Brad Friedel tem dado frutos, e a prova disso é o facto de esta equipa não conhecer o sabor da derrota nas últimas 6 partidas disputadas (2V, 4E). Embora não constem da lista de favoritos para vencer a MLS Cup, chegarão facilmente aos playoffs caso consigam manter a forma. São, no geral, um conjunto que joga de forma ponderada, sem grandes aventuras atacantes, mas também não se fechando numa fortaleza defensiva.

À procura de outra vitória, temos os Seattle Sounders. No seguimento de um triunfo complicado em casa de uma equipa dos Colorado Rapids que, esta época, pouco mais faz do que importunar os seus adversários na esperança de que estes percam a concentração e lhes permitam aproveitar alguns erros, Seattle tentará, precisamente, aproveitar faltas de concentração da equipa dos Revolution. Apesar de ainda não poderem contar com a sua recente contratação, o peruano Ruidíaz, a permissividade da defesa da equipa anfitriã poderá ser o suficiente para permitir que os avançados dos Sounders causem alguns calafrios ao seu adversário. Embora Dempsey seja, em teoria, um jogador superior, não é de descartar que Bruin seja lançado como titular, especialmente após os dois golos marcados na última partida.
Contudo, esta equipa insiste em mostrar não ser capaz de mostrar um jogo fluido e com propósito, o que poderá continuar a jogar contra si na luta pelos 3 pontos.

Prognóstico: New England parte para este embate como equipa favorita a vencer, estando consideravelmente melhor do que o seu adversário no que respeita a registos atacantes. A forma dos Sounders, quando jogando na condição de visitante, também contribui para este cenário, sendo que apenas venceram 2 dos seus 8 jogos longe do Century Link Field. Um empate com golos é outra hipótese a considerar, caso a defesa dos Revolution falhe em momentos chave.

Notas de interesse e Curiosidades

  • Em 10 jogos realizados em casa, New England perdeu apenas 2.
  • Seattle venceu apenas 2 de 8 partidas realizadas na condição de equipa visitante.
  • Os Revolution sofrem, em média, 1,1 golos por cada jogo no Gillette Stadium. Do outro lado, Seattle mostra uma fraca média de 0,9 golos marcados por cada 90 minutos disputados fora de portas.

Houston Dynamo vs Minnesota United
(8 de Julho, 02h00 - BBVA Compass Stadium, Houston)



A equipa dos Houston Dynamo vem de um empate caseiro, arrancado nos últimos minutos de jogo (golos marcados aos 90+4 e 90+6), frente aos fortes LAFC.
Apesar de terem estado por cima durante boa parte do jogo, os Dynamo sofreram, mais uma vez, graças à sua dificuldade em defender. Não fossem Manotas e Senderos a aproveitar duas oportunidades tardias, o jogo poderia ter acabado em derrota. Assim sendo, Houston parte para mais um embate caseiro com alguma moral, pois lograr empatar a segundos do apito final eleva sempre o espírito do conjunto.
É de antever uma equipa de Houston a querer manter o seu estilo atacante frente aos Minnesota United, uma equipa que não é conhecida por ser um portento defensivo. Manotas quererá, certamente, manter a esta sua fase positiva e fazer o gosto ao pé.

Minnesota vem de uma vitória caseira frente a Toronto, por 4-3. Um resultado bom para a equipa anfitriã, mas que, no entanto, revelou fragilidades defensivas a partir do momento em que marcou o 4º golo e preferiu gerir o jogo, deixando que o adversário tomasse o controlo da partida. Não fosse a passividade da defesa canadiana e o posicionamento horrível do seu guarda redes, este jogo poderia ter tido um desfecho diferente.
Minnesota poderá querer tentar fazer uma surpresa em Houston, moralizados pela recente vitória e enorme exibição de Darwin Quintero. No entanto, serão sempre a equipa menos favorita para este embate, esperando-se que a sua defesa tenha dificuldades em conter o ataque texano. 33 golos sofridos em 17 partidas não é exactamente um registo digno de orgulho.

Prognóstico: Houston é a equipa favorita à vitória. Será um jogo com golos, sem sombra de dúvida, pois ambas as equipas parecem precisar de algumas lições nas suas linhas mais recuadas. Por ordem de probabilidade, uma vitória de Minnesota toma o último lugar nas previsões.

Sporting Kansas City vs Toronto FC
(8 de Julho, 01h30 - Children's Mercy Park, Kansas City)


Toronto continua a sua caminhada fora de casa, visitando Kansas City, onde será recebido pela equipa local.
A situação da equipa canadiana é cada vez mais desesperante, sendo incapazes de ganhar até os jogos que se afiguram mais fáceis. A sua defesa mostra uma passividade e desorganização dignas dos fundos de tabela de algumas ligas amadoras, sem quaisquer sinais de melhorias. A forma como sofreram golos frente a Minnesota foi quase surreal.
Por outro lado, as suas linhas mais ofensivas mostram que não lhes deve ser concedido muito espaço, pois possuem qualidade suficiente para causar estragos. Os 3 golos marcados a Minnesota e o aperto a que sujeitaram os Red Bulls mostram isso mesmo.

Do lado da casa, temos um Sporting Kansas City que tropeçou, de forma um pouco inesperada, nos seus últimos dois encontros. Se é certo que ambos foram fora de casa, não se pode dizer que fosse expectável ver SKC, uma equipa que vinha a fazer uma caminhada muito positiva e regular e elogiada pelo seu jogo equilibrado, eficaz e sólido, perder dois jogos frente a Montréal e Salt Lake da forma que perdeu, com exibições defensivas e disciplinares muito aquém daquilo que tem sido comum.

Quererão, por certo, aproveitar este regresso à base para afinar estratégias e voltar ao caminho que os colocou nos andares mais altos da tabela classificativa, pois outro desaire, especialmente caseiro, poderá ter consequências nefastas para a moral do conjunto.
Algo que promete dificultar a tarefa à equipa da casa, são as ausências de Espinoza e Sallói, ambos indisponíveis, tendo sido expulsos na partida frente ao Real Salt Lake. A sua influência nos números apresentados por Kansas City é inegável, com Espinoza a ser o líder de assistências e Sallói o jogador com mais golos. Com a ausência deste último, deverá caber a Russell e a Rubio liderarem a ofensiva dos anfitriões na busca pela vitória. Tendo em conta que a defesa de Toronto é tida como um exemplo de como não defender, Kansas City irá causar, indubitavelmente, problemas ao seu adversário, pelo menos se lograrem voltar a mostrar as qualidades que faltaram nas últimas duas jornadas.

Prognóstico: Kansas City tem, caracteristicamente, uma defesa sólida, não dando muito espaço ao seu adversário. No entanto, o desempenho defensivo desta equipa nos últimos 3 encontros, com 7 golos sofridos, mostrou algumas fragilidades, sendo algo que o ataque de Toronto poderá aproveitar esta recente quebra de forma. Apesar disso, levando em conta que se trata de um jogo caseiro, Kansas City terá, teoricamente, maiores probabilidades de sair com os 3 pontos, mesmo levando em conta o facto de se ver sem dois jogadores chave e se encontrarem num momento menos bom.

Notas de interesse e Curiosidades

  • Até sofrer duas derrotas no espaço de pouco menos de uma semana, Kansas City não perdia um jogo há 63 dias.
  • Toronto sofreu, frente a Minnesota, a sua 3ª derrota consecutiva.
  • Kansas City marca, em média, 2,2 golos por cada jogo em casa, sendo que Toronto apresenta uma média de 2,5 golos sofridos por cada jogo realizado na condição de visitante.

New York City FC vs New York Red Bulls(9 de Julho, 00h00 - Yankee Stadium, Nova York - Transmissão Eurosport)



Duas equipas rivais, duas equipas atacantes, duas equipas de topo. Um jogo que promete uma atmosfera electrizante, com a equipa da casa sedenta por vingar a goleada (4-0) sofrida às mãos do adversário aquando do seu último confronto.

Com um novo treinador, a equipa do Bronx tenta manter a sua caminhada rumos aos playoffs. Perigosos nas transições atacantes, farão por trocar a bola de forma rápida, de modo a encontrar espaços entre a defesa do seu adversário. O seu meio campo tentará obter e manter o controlo do jogo através de nomes como Herrera e  “Frasquito” Moralez, mas isso não se afigura tarefa fácil, pois o seu adversário não é exactamente uma equipa que se vá contentar com uma mera observação do jogo.

Poderão ter uma excelente hipótese de vingarem a derrota sofrida em Maio, caso lhes seja permitido fazer o seu jogo de posse de bola. A sua recente derrota contra os Chicago Fire não parece passar de uma pedra no caminho, dado que esse encontro foi totalmente dominado pela equipa Nova-Iorquina, acabando por perder o jogo apenas devido ao génio de Katai.

Deve notar-se, contudo, que o registo defensivo desta equipa é tudo menos exemplar, contando com 24 golos sofridos em 17 encontros. Não se poderá considerar horrível, mas mostra que ainda há algum trabalho a fazer nas suas linhas mais recuadas, algo que os Red Bulls poderão aproveitar.

Vindos de uma vitória arrancada a ferros em solo canadiano, na qual o guarda-redes Luis Robles brilhou, temos os Red Bulls. Este conjunto, já nosso conhecido, é célebre por mostrar, na maioria das ocasiões, um futebol ofensivo e perigoso, sendo também uma das equipas com melhor registo defensivo na actual edição da MLS.

Galvanizados pela sua recente forma e pela goleada imposta ao seu rival, em Maio passado, os Bulls quererão mostrar superioridade e aproveitar para beneficiar da derrota de Atlanta frente a Dallas, com vista numa aproximação ao primeiro lugar da Conferência Este.
Um dos pontos chaves do seu jogo passa pela forma como esta equipa o distribui. Embora Wright-Phillips seja o seu goleador de serviço, este conta também com bastantes assistências, mostrando que a equipa dos Red Bulls procura que a bola seja posta sempre à disposição do elemento que possa ter mais probabilidades de fazer balançar as redes, independentemente de quem seja. Com uma promessa de futebol atacante e fluido, o meio campo dos Bronx Blues não terá tarefa fácil e terá que se aplicar se quiser parar esta equipa dos Bulls.

Um ponto que poderá ser negativo para os forasteiros é a saída do seu treinador. Jesse Marsch abandonou o comando técnico dos Red Bulls esta sexta-feira/na sexta-feira passada, após ter sido noticiado que estaria a caminho do RB Leipzig. Chris Armas, até então Treinador-Adjunto, foi promovido a treinador principal e não deverá operar mudanças drásticas no plano de jogo. A principal preocupação será a reacção do plantel à saída de Marsch a muito poucos dias de um jogo deste calibre.

Prognóstico: São equipas de semelhante valor, podendo a vitória sorrir a qualquer uma delas. Atendendo ao facto de os NYCFC jogarem em casa, onde ainda estão invictos, e ao facto de quererem corrigir a humilhação do anterior confronto, partem com um ligeiro favoritismo para a conquista dos 3 pontos. A mudança no comando técnico do seu adversário poderá, também, ajudar a inclinar um pouco o campo, pese embora a equipa anfitriã ter passado recentemente pela mesma situação. De uma forma ou de outra, este jogo deverá ver alguns golos, pois os registos mostram que partidas entre estas duas equipas são tudo menos aborrecidas.

Notas de interesse e Curiosidades

  • Os Bronx Blues ainda não conhecem o sabor da derrota no seu próprio terreno. Apenas mais 3 equipas (Los Angeles FC, FC Dallas e Portland Timbers) podem dizer o mesmo.
  • É o primeiro dérbi Nova-Iorquino de Domenèc Torrent, treinador recém-chegado à equipa do NYCFC


Sem comentários:

Enviar um comentário