27 de julho de 2018

J-League - 18ª Jornada - Antevisão



Preparem o sushi e o saké, estamos de volta! Ao contrário da J-League, nós somos previsíveis e por isso cá estamos para vos oferecer uma pequena antevisão de algumas partidas da 18ª jornada da divisão de elite do futebol nipónico. Bom apetite!


Gamba Osaka vs Kashima Antlers

(28 de Julho, 11:00 - Panasonic Stadium Suita, Osaka)



História principal: A pausa do mundial parece ter feito bem aos Antlers, que entram para este jogo sem ter sofrido qualquer derrota desde que a competição foi retomada, destacando-se uma goleada caseira por 6-2 frente ao Kashiwa Reysol. Os seus rivais para esta jornada, o Gamba, não estão a fazer uma época positiva, encontrando-se na zona de despromoção e desesperadamente à procura de somar pontos, por poucos que sejam, para se verem livres do fantasma de uma possível descida à J-2.

O nosso ponto de vista: Os Antlers fazem aqui o seu 3º jogo em apenas 7 dias, o que poderá pesar na exibição da equipa. Uma equipa de Kashima a entrar de forma mais pragmática e calculista é uma forte possibilidade, não só pela questão da gestão de esforço mas também porque se trata de uma partida em solo alheio.
Já o Gamba Osaka, fraco estava e fraco se mantém. Embora não sejam exactamente uma equipa que faz exibições de meter medo ao susto, são um conjunto muito desequilibrado e que gosta de tentar fazer um jogo mais aberto e ofensivo. Como não possuem grandes argumentos para tal, e ainda menos argumentos defensivos para suportar semelhantes aventuras, a sua classificação actual não é surpresa. Não se espera, em condições normais, que retirem algo muito positivo deste encontro, mas muito dependerá da forma física do seu adversário.

Prognóstico: Se há liga na qual não é fácil avançar resultados, é a J-League, e esta partida não é excepção. Apesar da teórica superioridade de Kashima, esta partida poderá acabar por sorrir a qualquer um dos conjuntos, dependendo muito da gestão que ambas fizerem do jogo, especialmente Kashima, que necessitará de gerir o cansaço. Acompanhamento em directo é o que sugerimos, sendo que avançamos "ambas as equipas marcarem", "golos nos últimos 15 minutos" e "+1,5 golos na segunda parte" como possíveis mercados a explorar pelos mais aventureiros. 


Notas de Interesse e Curiosidades

  • Kashima não conhece o sabor da derrota há 4 jogos.
  • O Gamba não venceu nenhuma das suas últimas 5 partidas.


Sanfrecce Hiroshima vs Urawa Red Diamonds

(28 de Julho, 11:00 - EDION Stadium Hiroshima, Hiroshima) 



História principal: Competência versus sorte poderia ser um bom título para este encontro. "Porquê?", questionar-se-ão os nossos leitores. A resposta é bastante simples! A jogar no seu castelo, temos o Sanfrecce, aquela que tem mostrado ser a mais forte e equilibrada equipa neste campeonato, liderando a tabela com toda a justiça.
No campo oposto temos os Urawa Red Diamonds, que, pode dizer-se, foram um tanto bafejados pela sorte nos seus últimos encontros, sendo que os seus resultados reflectem um nível de competência que a equipa não tem realmente demonstrado, pois chegaram a ter bastantes dificuldades na partida frente ao Nagoya (V 3-1) e beneficiaram de uma tremenda falta de eficácia do adversário no empate em casa do Cerezo Osaka (1-1).

O nosso ponto de vista: Se este encontro seguir os padrões dos últimos jogos efectuados pelas duas equipas, poderemos estar a olhar para uma partida que será facilmente controlada pela formação da casa. Urawa, apesar do seu impressionante registo defensivo (considerando a posição ocupada), revela dificuldades em conter os adversários e no seu posicionamento defensivo. A situação melhora assim que olhamos para o ataque, e torna-se quase brilhante em situações de bola parada (se alguma equipa estiver interessada em aprimorar este atributo, é favor contactar o workshop de bolas paradas dos Red Diamonds), mas isso poderá não ser suficiente para fazer frente a este Sanfrecce. 

Prognóstico: Estranhezas japonesas à parte, Sanfrecce deve vencer este jogo, possivelmente por 2 golos ou mais. Tendo perdido pontos para as equipas perseguidoras, a equipa de Hiroshima não pode dar-se ao luxo de voltar a marcar passo, pois isso acrescentaria uma pressão desnecessária ao conjunto. Se a defesa da equipa da casa se mantiver compacta, Urawa poderá ter sérias dificuldades em fazer balançar as redes, excepto para situações de contra-ataque ou bolas paradas.


Notas de Interesse e Curiosidades 

  • Sanfrecce possui a defesa mais sólida da liga, com apenas 8 golos sofridos.
  • Urawa não perde há 4 jogos. 
  • Desde que a J-League retomou a acção, todos os golos marcados pela equipa de Urawa resultaram de bolas paradas.


Sagan Tosu vs Júbilo Iwata

(28 de Julho, 11:00 - Best Amenity Stadium, Tosu) 



História principal: Sagan Tosu, um conjunto que parece, à primeira vista, fraco e irrelevante, mas que consegue ter a reputação de causar bastantes problemas às equipas que os defrontam no seu estádio. É verdade que são uma das equipas com mais derrotas em casa, até mais do que os seus colegas de despromoção, mas nenhuma equipa sai de Tosu com 3 pontos sem ser obrigada a trabalhar para eles. 
O seu adversário, o Júbilo, é uma clássica equipa de meio de tabela, não deslumbrando nem desapontando terrivelmente e com dificuldade em manter consistência exibicional. Alta qualidade não é algo que esperemos deste encontro, ainda que possa vir a ter o seu charme, ao seu próprio estilo.

O nosso ponto de vista: Um Sagan Tosu a tentar dar alegrias aos seus adeptos, que esperam ansiosamente por vitórias e pela estreia de Fernando Torres frente a um Júbilo que talvez se contente com um empate se não conseguir quebrar a barreira da equipa da casa é, talvez, aquilo que podemos esperar deste encontro. Qualquer uma das equipas gostaria de conseguir os 3 pontos, é certo, mas nenhuma delas ficará incomodada com apenas 1, especialmente o conjunto anfitrião, para quem todos os pontos contam.

Prognóstico: O empate é um resultado bastante provável, podendo +2,5 golos ser um mercado a ter em consideração. Golos para ambas as equipas é outra forte possibilidade.


Notas de Interesse e Curiosidades

  • Apesar da sua reputação de equipa complicada, o Sagan divide com Kashiwa o indesejado registo de equipa mais derrotada em casa.
  • A forma da equipa do Júbilo, como forasteira (3-2-3) é muito semelhante ao seu registo como visitado (3-3-3)
  • O Júbilo possui um registo de golos positivo em situação de visitante. 
  • Ambas as equipas não registam qualquer vitória nas últimas 4 partidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário