20 de julho de 2018

MLS - 21ª Jornada - Antevisão


Come one, come all, yet another MLS gameday for you all! Pois é, caros leitores, cá estamos nós mais uma vez para vos oferecer uma pequena antevisão daquilo que podem esperar de alguns jogos da Major League Soccer, incluindo algumas partidas entre rivais! Sem qualquer tipo de demora, vamos em frente porque atrás vem gente!



Seattle Sounders vs Vancouver Whitecaps
(21 de Julho, 21:00 - Centurylink Field, Seattle, WA) 



História principal: Comecemos, como não podia deixar de ser, por aquele que será o jogo mais quente desta 21ª jornada. Os Seattle Sounders recebem os Vancouver Whitecaps, naquela que se afigura como uma partida de enorme importância para ambas as equipas. Vancouver quer vencer para não arriscar saltar para fora do comboio dos playoffs, enquanto Seattle precisa dos 3 pontos se não quer ver esse comboio passar pela sua estação sem sequer abrandar para dizer olá. Como se isso não bastasse, existe a questão do orgulho. Dada a rivalidade entre ambas as equipas, o conjunto canadiano saliva com a ideia de espetar a faca no seu adversário, especialmente na sua própria casa, enquanto os Sounders, ainda com a derrota caseira frente a Portland fresca na memória, tentarão impedir semelhante cenário a todo o custo.

O nosso ponto de vista: A equipa dos Sounders encontra-se a fazer uma época bastante fraca. Se o seu plantel não possui toda a qualidade de outros tempos, seja por falta da mesma ou pelo avançar da idade de alguns jogadores, é certo que também não é, em teoria, uma equipa tão desprovida de talento para continuar por estas andanças. Um dos seus pontos mais débeis foi recentemente reforçado, com a chegada de Raúl Ruidíaz, que ainda não teve tempo de mostrar os dotes de goleador que levaram a equipa de Seattle a avançar para a sua contratação. Os adeptos da casa esperam, no entanto, que os mostre rapidamente, sendo este o jogo perfeito para começar. Outro ponto a reter é a aparente melhor forma dos Sounders quando jogam no seu terreno. Se parecem pouco atrevidos fora de portas, mostram-se atacantes, rápidos e com boa qualidade de passe de cada vez que jogam no Centurylink Field, sendo isso um dos pontos chaves a aproveitar se desejam emergir vitoriosos, ou no pior dos casos, vender muito cara uma não-muito-provável derrota.
Os Whitecaps, apesar de estarem alguns lugares e 9 pontos acima dos seus rivais, não têm deslumbrado. Se há palavra que os define, essa é inconsistência, pois tão depressa vencem jogos de forma mais ou menos tranquila, como saem goleados por equipas de maior calibre ou derrotados por equipas cuja qualidade é quase deprimente – sim, Rapids, estamos a olhar para vocês. Não se pode criticar esta equipa por não querer atacar, muito pelo contrário, mas umas lições de como fazer jogo defensivo ou o futebol não é só correr para a frente talvez não fossem má ideia. Assim sendo, embora tenha capacidade para colocar alguns problemas aos Sounders, esta equipa poderá ter bastantes dificuldades em aguentar o seu rival caso estes consigam uma boa exibição ofensiva.

Prognóstico: Os Sounders são favoritos para este encontro. Não se pode dizer que seja fácil, até porque é normal as equipas mostrarem outro rendimento neste tipo de partidas, mas as debilidades defensivas dos Whitecaps deverão ser mais do que suficientes para a equipa de Seattle sair vencedora. Golos para os dois lados e um bom espectáculo é o que se espera desta partida, sendo o mercado de +2,5 golos algo a considerar para os fãs de apostas desportivas.

Notas de Interesse e Curiosidades

  • Os Vancouver Whitecaps possuem o 3º pior registo defensivo da actual época da MLS.
  • Apesar da sua posição e resultados, os Sounders estão num incrível 4º lugar no que respeita a registos defensivos.
  • A equipa de Seattle é, neste momento, a equipa com o pior registo atacante na Major League Soccer.
  • Apesar de serem tradicionalmente fortes em casa, os Sounders já perderam 4 partidas na condição de visitado.
  • Os Whitecaps sofrem, em média, 2,5 golos por cada jogo realizado como equipa visitante.

Columbus Crew vs Orlando City
(22 de Julho, 00:30 – MAPFRE Stadium, Columbus, OH)



História principal: Azarados, parece uma boa palavra para descrever esta equipa dos Crew. Embora o azar não possa, como é óbvio, servir de desculpa para tudo, até porque a equipa comete os seus erros, não deixa de ser uma palavra que anda no ar quando se comenta os últimos encontros deste conjunto. Mostrando quase sempre um futebol sólido e equilibrado, ainda que mais reservado do que o estilo de certas equipas, não têm conseguido sair vitoriosos, chegando mesmo a ser goleados pelos Galaxy, um resultado que poderia quase ser considerado extremamente injusto. Azares à parte, situações como as que se verificaram no seu último encontro não se podem repetir. Se a falta de fortuna bate à porta, cometer erros defensivos é convidá-la a entrar. A falta de resultados começa a pesar na moral dos jogadores e isso não é bom agoiro para a turma do Ohio.
No seio da equipa de Orlando respira-se melhor após uma vitória caseira frente aos igualmente aflitos Toronto FC. Embora não se possa falar de recuperação milagrosa às mãos do novo treinador, nem seja de antever que o consigam fazer facilmente, pelo menos para já, esta equipa tem dado algumas indicações positivas nos seus últimos jogos, mesmo tendo saído derrotada frente aos Philadelphia Union (Open Cup). Muito pouco para tirar grandes conclusões, é certo, mas é sempre um ponto a ter em mente, até porque a mui-ignorada parte psicológica é igualmente importante para a forma de uma equipa.

O nosso ponto de vista: Deveremos assistir a um jogo ponderado e equilibrado, como sempre, por parte de Columbus. Tendo em conta que, apesar da recente melhoria na forma, a equipa de Orlando ainda parece jogar um pouco com o coração, o estilo mais frio dos Crew pode ter alguma vantagem. Não têm feito más exibições, pese embora a tendência negativa dos resultados obtidos, pelo que têm boas hipóteses de tirar algo deste encontro.
Orlando tentará aproveitar a recente injecção de moral e uma possível quebra de espírito da equipa da casa para fazer causar uma surpresa e obter mais um resultado positivo. Não se afigura tarefa fácil, dado que a defesa do conjunto da Florida é bastante frágil, mas é difícil de imaginar que esta nova equipa de Orlando entre em campo já a dar-se por derrotada.

Prognóstico: O favoritismo está com os Crew. Jogam em casa e têm boas condições para travar a derrapagem de resultados, sendo que a sua vitória é o cenário que se afigura como o mais provável. No entanto, e levando as últimas semanas em consideração, não se pode ignorar totalmente a hipótese de Orlando conseguir tirar algo deste jogo e levar 1 ponto na bagagem. Uma vitória forasteira é, em princípio, o cenário menos provável dos 3 possíveis.
A partida deverá ser algo equilibrada e o mercado de -2,5 golos poderá ser algo a explorar, pois ambas as equipas têm desperdiçado bastantes oportunidades. No entanto, para quem gosta de riscos mais elevados, apostar contra a tendência poderá ser uma ideia.

Notas de Interesse e Curiosidades

  • Com a vitória frente a Toronto, Orlando city quebrou um ciclo de 9 derrotas consecutivas.
  • Columbus apenas perdeu por uma vez frente a equipa de Orlando City, vencendo em 4 ocasiões e empatando nas restantes 2.
  • Nas últimas quatro partidas entre si, Columbus marcou 8 golos contra apenas 2 do seu adversário.
  • Os Crew defrontarão Orlando sem contar com Eduardo Sosa, que se encontra a cumprir castigo.


Real Salt Lake vs Colorado Rapids
(22 de Julho, 03:00 – Rio Tinto Stadium, Sandy, UT)



História Principal: Real Salt Lake e Colorado Rapids defrontam-se naquele que é mais um jogo a contar para a MLS e a Rocky Mountain Cup. A equipa da casa encontra-se numa posição relativamente tranquila e com boas chances de atingir os playoffs, apesar da derrota frente a Minnesota. Talvez tenham feito por merecer algo mais dessa partida, mas o facto de terem permitido aos anfitriões abrir uma vantagem de 3 golos revelou-se fatal, acabando por sair vencidos por 3-2. Esta equipa é, de resto, um conjunto que sofre bastantes golos e tem imensos problemas em pontuar fora de portas, pelo que estará feliz por poder jogar no seu próprio estádio, local onde o registo é exactamente o oposto.
Relativamente aos Rapids, não há muito mais a acrescentar ao que já tem sido evidenciado esta época. São uma equipa em reconstrução e que possui, de momento, pouca qualidade (excepto, talvez, entre os postes) e não tem uma ideia de jogo clara. No entanto, conseguem complicar a vida aos seus adversários, especialmente em casa, fazendo uso do seu físico para condicionar os oponentes. Como consequência, são uma equipa consideravelmente faltosa e concedem bastantes situações favoráveis à marcação de golos através de bolas paradas.

O nosso ponto de vista: Uma derrota em Minneapolis não seria o resultado esperado pela equipa de Mike Petke, embora não fosse exactamente de imaginar uma vitória clara de Salt Lake. O que é certo é que a derrota aconteceu mesmo, tendo a equipa uma excelente chance de se recompor desse percalço neste confronto com os Rapids. Joao Plata, de pé quente no último jogo, poderá ser uma das opções para esta partida, num conjunto que contará também com a experiência de Beckerman e Rimando. O treinador Mike Petke estará ausente por se encontrar a cumprir suspensão após expulsão e críticas ao VAR, no encontro anterior, mas não é de antecipar que essa situação tenha um impacto demasiado nefasto no rendimento da equipa para este jogo.
Os Rapids deverão contentar-se com uma estratégia de aguardar, impedir e contra-atacar, pois não possuem grandes argumentos para defrontar a maioria das outras equipas de igual para igual. Sendo Salt Lake uma equipa que concede bastantes golos, Colorado poderá ter aqui algo a explorar, embora a vasta maioria dos golos sofridos pelo seu adversário se registe em jogos fora de portas.

Prognóstico: Vitória para Salt Lake. São uma equipa muito difícil de bater quando jogam no Rio Tinto Stadium, contando com 9 vitórias em 11 jogos realizados na condição de anfitrião, vitórias essas que incluem alguns dos maiores nomes da actual edição da MLS. As hipóteses dos Rapids passarão por beneficiar de possíveis erros do seu adversário e por contra ataques, mas a probabilidade de conseguirem um resultado positivo mostra-se bastante reduzida. Uma partida que poderá ser mais espectacular pela intensidade proveniente da rivalidade entre ambas as equipas do que pela qualidade do futebol praticado. Pelo menos 2 golos para a equipa da casa são uma hipótese a considerar.

Notas de Interesse e Curiosidades

  • Os Rapids marcam, em média, apenas 0,5 golos por cada jogo realizado fora do seu terreno.
  • A equipa do Colorado venceu apenas uma partida na condição de visitante.
  • No último encontro entre os dois conjuntos, Salt Lake venceu por uns esclarecedores 3-0.



Portland Timbers vs Montreal Impact(22 de Julho, 04:00 – Providence Park, Portland, OR)


História principal: Duas equipas em fases bastante positivas, mas também bastante diferentes.
De um lado temos os Timbers, que mostram um futebol forte e capaz, conseguindo intimidar qualquer equipa que defrontem. Não foi à toa que venceram em Seattle e impuseram algum respeito à equipa do Los Angeles FC no seu próprio terreno (empate a zero a contar para a liga e derrota por 3-2 a contar para a Open Cup), e são, sem dúvida, um dos mais fortes candidatos a ir longe nos playoffs, fase que só deverão falhar em caso de hecatombe.
À espreita, do outro lado do campo, está a equipa de Montreal, com 5 vitórias nos seus últimos 5 jogos. Tudo muito positivo, por certo, mas o cenário ganha alguma desconfiança quando constatamos que esta equipa de Montreal tem sérios problemas quando defronta equipas fortes ou em bons momentos de forma. À excepção da vitória frente a SKC – que, de resto, atravessa uma má fase – todas as suas vitórias recentes foram frente a equipas mais fracas (Orlando City, Colorado Rapids, San José Earthquakes), sendo que apenas uma dessas partidas foi fora de portas. Não se pode dizer que Montreal é apenas fogo de vista, pois é certo e sabido que, tendo espaço, Piatti é um jogador muito perigoso. No entanto, conseguindo anular Piatti é quase como anular metade do plano de jogo de Montreal. Assim que defrontaram uma equipa mais forte e com capacidade e organização para o fazer, consentiram 3 golos sem qualquer resposta. Não são tão pouco capazes como se possa pensar, mas a sua qualidade está alguns furos abaixo daquilo que a sua forma recente possa sugerir.

O nosso ponto de vista: Espera-se uma equipa dos Timbers a querer mandar, controlar o jogo, especialmente jogando no seu terreno. Saberão, como sempre, o que querem fazer e como lá chegar, pelo que não é de antecipar que tenham problemas em adaptar-se à estratégia que o adversário possa vir a montar para esta partida. Poderia falar-se do facto de os Timbers nunca terem vencido o Impact em casa, mas este tipo de notas parece ter pouco efeito na turma de Savarese, que já fez questão de ignorar a história e conseguir 3 pontos em Seattle. Os Portland Timbers têm aqui uma excelente hipótese de conseguir a vitória, especialmente se jogadores como Valeri, Blanco e Armenteros estiverem num dia de boa disposição.
Montreal estará consciente do valor do seu adversário e tentará contrariar o seu favoritismo. O seu jogo deverá adaptar-se um pouco ao que a equipa anfitriã mostrar, mas deverá ser algo pragmático e sem grandes aventuras, esperando possíveis erros do adversário. Como é de esperar, Piatti deverá ser uma das peças chave da equipa canadiana.

Prognóstico: Vitória para os Timbers. Analisando o registo e os jogos de ambas as equipas, é de esperar que Montreal volte a falhar frente a uma equipa superior, fora de casa. A estatística vale o que vale, como todos sabemos, mas a equipa de Portland é superior em quase todos os aspectos, pelo que vencer Montreal é um dever, qualquer outro resultado deve ser encarado como negativo.
Para apostadores, um golo de Armenteros e +1,5 golos para os Timbers podem ser mercados interessantes. Quem tiver vontade de arriscar mais, o mercado de handicap -1,5 para Portland poderá ter algum interesse.

Notas de Interesse e Curiosidades

  • Os Timbers não perdem há 13 partidas consecutivas
  • Montreal concede, em média, 2,2 golos por cada jogo fora de portas.
  • Piatti representa cerca de 38% do total de golos marcados pela equipa canadiana.
  • Portland concede apenas 0,7 golos por cada jogo como equipa anfitriã.



Outras partidas com interesse

Atlanta United vs D.C. United (21 de Julho, 20:45 - Eurosport 1, Eurosport HD)

New York Red Bulls vs New England Revolution (22 de Julho, 00:00)

Houston Dynamo vs FC Dallas (22 de Julho, 02:00)





Sem comentários:

Enviar um comentário