19 de julho de 2018

Fim da Novela!

Num estilo que parece que se está a tornar habitual, a grande novela basquetebolística do verão acabou à imagem da do ano passado, com uma troca de franchise players. Num encerramento que pode ser equiparado a uma produção da TVI (ou da Globo, para os nossos leitores brasileiros), Kawhi Leonard vai para o Canadá onde irá representar os Toronto Raptors e DeMar Derozan faz o caminho inverso para San Antonio. Ainda incluídos na troca estão Danny Green que também segue para o país mais a norte e Jakob Poetl e uma escolha de primeira ronda que viajam, também, para o Texas.




Comecemos pelo causador de toda esta situação, Kawhi Leonard. Tudo isto começa ainda em 2017 com a lesão de Kawhi frente aos futuros campeões Golden State Warriors. A lesão tomaria o seu tempo a sarar e o período de recuperação fez com que Leonard voltasse ao soalho apenas a meio do mês de Dezembro. O ex-finals MVP acabaria por fazer apenas 9 jogos durante toda a temporada graças a uma situação que pode nunca ficar clara. O caos instalou-se oficialmente já em época de Playoffs quando Leonard teve alta para jogar por parte da equipa médica da equipa de San Antonio. Este não voltou às quatro linhas nem com uma reunião em que todos os jogadores lhe pediram ajuda para a série contra os Warriors. Estava a instituição mais segura da NBA em estado de graça.

Seguiram-se mil e um reports e uma eliminação. Artigos e rumores dizem que é mesmo o tio de Kawhi que está a aconselhar o sobrinho em toda esta situação, já que este recebeu uma proposta de extensão de contrato da marca Jordan no valor de 25 milhões em 4 anos. Nisto, Westbrook recebeu, da mesma marca, um número astronómico (não revelado) com a duração de 10 anos. Já Kevin Durant, nos mesmo 10 anos, receberá da Nike 300 milhões de dólares! Kawhi Leonard sentiu-se injustiçado e ele e o seu tio estão completamente focados em conseguir o máximo de dinheiro possível através de patrocínios. Para isso, San Antonio não é o local ideal, nem tem a equipa um sistema tático que faça de Kawhi tão isolado como outras estrelas da liga.

Tudo isto levou Kawhi Leonard a forçar uma troca. E, analisando toda a situação, qual a melhor equipa para se tornar uma estrela e conseguir todo o tipo patrocínios e fama? Está claro, os Los Angeles Lakers. Segundo as notícias do continente americano, é expectável que Kawhi ingresse na equipa da cidade dos anjos através da Free Agency de 2019, sendo que será agente livre. Ainda que Celtics, 76ers, TrailBlazers e entrentanto Raptors estivessem à mistura numa possível troca, era esperado que este acabasse nos Lakers. No entanto, os Spurs nunca foram de ceder a exigências e chegamos ao dia de hoje.



E são os San Antonio Spurs o nosso próximo foco. Todas as desavenças com Kawhi e as notícias de que este queria sair e ser um Laker não fizeram favores nenhuns à equipa da terra dos coiotes, particularmente nas negociações. Ainda assim, os Spurs não cederam e foram bem exigentes nas conversas com todas as equipas, excluindo assim os Celtics das negociações e afugentando os favoritos Lakers. Mantendo-se fieis a eles mesmo, os Spurs conseguiram uma troca excelente, tendo em conta que estariam sempre por baixo das negociações. Primeiramente, acabam por não ter que encontrar um novo franchise player já que DeMar Derozan é um All-Star em múltiplas ocasiões, esteve duas vezes presente nas equipas All-NBA e é um dos melhores extremos da liga. O único problema do seu jogo é o tiro exterior. Com o melhor treinador de sempre em Greg Popovich pode ser que Derozan dê mais um salto e que tenha sucesso no sistema de San Antonio. Derozan e LaMarcus Aldridge prometem arruinar defesas com lançamentos de meia distância.

Ainda que Derozan seja a base do negócio, a equipa do Alamo consegue ainda duas peças importantes. A primeira, Jakob Poetl, um jogador que neste último ano evoluiu imenso e promete ser um titular sólido na liga. É o tipo de jogador que Pop gosta de moldar ao seu gosto e tornar numa peça extremamente sólida. A segunda, é uma escolha de primeira ronda, já em 2019. Sabe-se bem o historial dos Spurs encontrarem diamantes no Draft e este poderá ser mais um. Excelente perseverança dos Spurs para conseguir um bom acordo!



Vamos de um lado da fronteira para o outro e chegamos ao Canadá onde residem os Toronto Raptors. Diretamente para o mais importante: Toronto fez uma decisão que pode condicionar o seu franchise durante décadas. Sim, décadas. Passo a explicar porquê. Primeiramente, a crença atual é que Kawhi Leonard é um aluguer de um ano já que este parece querer ser um Laker. Seria um risco gigantesco à partida, mas torna-se ainda maior já que estes trocaram a sua estrela para o conseguir. Isto pode significar que dentro de um ano podem acabar sem nenhum deles. Outro grande problema está na visão a longo termo. Os Raptors acabam de trocar aquele a quem confiaram as chaves da viatura por algo que não é certo. Em termos de lealdade isso não cai bem. Isto poderá ser um fator chave em futuros negócios, particularmente na free agency. Pode ter sido um grande tiro no pé.

Contudo, é fácil de ver a intenção de Toronto. Principalmente quando se tem em conta os acontecimentos recentes. Será que este negócio acontecia se Paul George não tivesse ficado em Oklahoma? Nunca vamos saber. Mas a verdade é que estes dois negócios aconteceram e que os Raptors acreditam que podem manter Kawhi. A ideia de acabar com um jogo com um 5 que consiste em VanVleet-OG Anunoby-Kawhi Leonard-Ibaka-Siakam é monstruoso de um ponto de vista defensivo. Nota ainda para a adição de uma excelente peça em Danny Green, mais uma mais valia defensiva e um bom atirador exterior.
Foi claramente um tudo ou nada para Toronto que ou renova o franchise ou entra em reconstrução dentro de um ano.



Como em todos os blockbusters, as avaliações, vitórias e derrotas numa troca são quase obrigação jornalística. Por enquanto, posso apenas dizer que os Spurs saem claramente a ganhar deste negócio. Continuam a ter uma estrela que se espera que seja ainda melhor neste sistema, adicionam um jogador jovem que promete ser uma mais valia e ainda adquiriram uma escolha de primeira ronda. Quanto aos Raptors, penso que vai depender inteiramente da (não) renovação de Kawhi Leonard. E quanto ao jogador em si, penso que Kawhi pode ter muito a ganhar desta situação. Primeiro porque entra numa equipa que é umas das duas favoritas na conferência. Segundo, e a acreditar-se que este quer patrocínios, está numa cidade que é o quarto maior mercado de todo o continente americano. Terá todo o país do Canadá a apoiá-lo e, isto talvez seja esticar demasiado a situação, mas Drake poderá ter alguma margem de manobra aqui, sendo tão intimo com a organização de Toronto e tendo tanta influência no mundo inteiro.
Espera-se que os Spurs sejam melhores que no ano passado e que fiquem na metade de cima nos playoffs da conferência Oeste. Os Raptors irão, certamente, lutar pelo topo da conferência Este e penso que Kawhi irá singrar numa posição onde vai ter mais liberdade do que alguma vez teve.


Quem achas que sai a ganhar desta troca? Achas que Kawhi vai ficar em Toronto ou que a sua presença em Los Angeles é uma certeza?

Sem comentários:

Enviar um comentário