10 de agosto de 2018

Premier League: 1ª Jornada - Antevisão



Mais um ano daquele que é o campeonato mais excitante do futebol europeu e nós não poderíamos deixar que perdesses nada. O mercado de transferências já chegou ao fim e quem precisava de se mexer... bem, já o deveria ter feito! Os planteis estão estabelecidos e a bola começa a rolar já esta sexta-feira, dia 10 de Agosto. Quanto a nós, deixamos-te com a nossa antevisão das 4 partidas mais interessantes desta 1ª jornada.


Manchester United x Leicester City

(10 de Agosto, 20:30 - Old Trafford, Manchester)


História principal: O conjunto de Mourinho tem-se mostrado completamente apático e a falta de reforços parece vir a acentuar a falta de futebol dos red devils. Já nem nos podemos dar ao "luxo" de dizer que são uma equipa pragmática, de contra ataque e muito menos uma equipa equilibrada. Este é claramente um United defensivo, um plantel de grande qualidade mas com uma mentalidade muito "pequenina". Pontuar em Old Trafford, por si só, já é uma enorme motivação para qualquer adversário e o Leicester pode aproveitar as ausências dos "mundialistas" para sacar pontos fora do seu reduto logo a abrir esta Premier League.

O nosso ponto de vista: Os jogos de pré temporada "valem 0" quando as aspirações começam a contar pontos e podemos assistir a um espetáculo bem diferente daqueles que ambas as equipas têm vindo a protagonizar durante o verão. Ainda assim, o United é um conjunto claramente sem ideias, muito estático e sem qualquer rasgo de criatividade - os desequilibrados "pegam" na bola ainda no seu meio campo defensivo e as linhas de passe são poucas ou mesmo nulas. Não parecem, de todo, preparados para arrancar esta nova temporada. Por seu lado, os homens de Claude Puel vão ser muito "chatos" e pressionantes, disputando cada duelo com uma intensidade mais acentuada e isso pode ser decisivo, ainda que "ofereçam" a posse da bola a Sanchéz e companhia.

Prognóstico: É algo difícil apontar a uma vitória da turma de Manchester neste momento. Espera-se um jogo a meio gás, disputado na maior parte do tempo a meio campo e com poucas oportunidades de golo - neste capítulo, o Leicester pode até ser mesmo mais perigoso. Um possível golo de bola parada ou a eficácia do maior talento individual dos reds podem ser a chave também. Handicap +1,5 para o Leicester parece ser a melhor aposta neste momento, uma vez que mesmo que percam a partida, a diferença não deverá ser superior a 1 golo. O empate, todavia, adivinha-se como o resultado mais provável.

Wolverhampton x Everton

( 11 de Agosto, 17:30 - Molineux Stadium, Wolverhampton)


História Principal: Por outras palavras, Nuno Espírito Santo versus Marco Silva, um bom duelo entre portugueses. De um lado, um conjunto que subiu de divisão e que traz boas bases de uma excelente temporada. Do outro, um Everton em construção, com um novo projeto e uma data de reforços importantes. Mais uma vez, os confrontos da pré época podem induzir em erro as opiniões sobre estes 2 planteis que têm muita qualidade, bom futebol e muito para dar a este campeonato. Cimentar rotinas e processos são o 1º grande objetivo nas próximas semanas e, no que toca ao jogo, a equipa que conseguir "tomar conta" da bola nos primeiros 25/30 minutos poderá garantir a confiança necessária para levar de vencido o adversário.

O nosso ponto de vista: O Wolves, bem ao estilo do seu treinador, são um conjunto mais cauteloso, priorizando a defesa, o contra ataque e com os olhos bem atentos ao erro do adversário. Contudo, em muito momentos também foi visível algum conforto em pensar o jogo no setor mais recuado do terreno, algo que se poderá evidenciar mais nesta partida. Já Marco Silva tem mais "apetite" pela posse de bola, pelo controlo do jogo e por fazer disparar os seus alas pelo flanco fora. Em virtude de este ser apenas o 1º desafio a sério, não deverão impor grande pressão e o ritmo de jogo será ditado pelos homens da casa. Nota especial para Rúben Neves, peça fundamental da sua equipa e possível chave do jogo. A sua boa ligação de jogo com o ataque, bem como a capacidade para tapar os espaços deixados pela defesa, serão cruciais para aguentar este Everton. O QI elevado do jogador português traz muita qualidade e segurança à circulação de bola, o que é um push muito importante ao bom despenho de toda a equipa.

Prognóstico: Aos adeptos do Everton, aconselhamos que tenham um pouco de paciência - Marco Silva é o homem certo para o projeto mas levará tempo até estabilizar todo o universo da equipa de Liverpool. Temos bastantes dúvidas em relação à hipótese do Wolves perder esta partida e vemo-los mesmo como favoritos. Todavia, não será de todo um confronto fácil e do outro lado há muita qualidade para fazer valer as poucas chances de golo que poderão aparecer. 1X parece-nos o mais fiável. O mercado para ambas as equipas marcarem também será uma boa aposta!

Liverpool x West Ham

(12 de Agosto, 13:30 - Anfield Road, Liverpool)


História Principal: Finalização - Este será o fator chave do jogo no que cabe aos pupilos de Klopp. Não há sequer dúvidas que são superiores, são melhores nas individualidades e como um todo, e são fortíssimos em casa. No "papel", nada a apontar, mas é preciso materializar aquilo que estamos a dizer. O West Ham, por seu lado, está a preparar uma forte candidatura aos lugares europeus mas... Será que são capaz? Estarão sequer prontos para isso? Este teste dificilmente nos dará as respostas que precisamos.

O nosso ponto de vista: Parece que finalmente assistimos a uma boa política de contratações por parte do West Ham. O plantel conta agora com melhores e mais variadas opções que vêm acrescentar muita qualidade. Além disso, o novo treinador, Manuel Pellegrini, tem aqui a oportunidade certa para passar toda a sua experiência, principalmente aquela que adquiriu aquando da conquista da Premier League como técnico do Manchester City. Por sua vez, do outro lado estará um conjunto que já nos traz mais certezas. Já todos conhecemos este Liverpool e aquilo que são capazes de fazer, a questão é, terão realmente melhorado para esta nova edição? Parece-nos claramente que sim. As aquisições não foram muitas mas foram bastante acertadas e vêm trazer aquilo que faltou na temporada transata: opções! Adivinha-se, assim, que venham a ser uma equipa mais dominante e "sufocante", a demonstrar aos seus adeptos que, depois de eliminarem Guardiola da Liga dos Campeões, o objetivo é retira-lo do trono da principal competição interna, o campeonato. 

Prognóstico: Espera-se um jogo dominado pela equipa da casa com ataques rápidos, jogo fluído, intenso e pressionante. A determinação está em alta para os lados de Liverpool e deverão mesmo impor-se com uma vitória por 2 ou mais golos. O adversário ainda está muito "verde" e é muito cedo para terem assimilado quaisquer que sejam os processos que têm vindo a implementar - o que contrasta completamente com a equipa de Klopp que têm o desenho tático mais do que memorizado na cabeça dos seus atletas.

Arsenal x Manchester City

(12 de Agosto, 16:00 - Emirates Stadium, Londres)


História Principal: O jogo da Community Shield no passado fim de semana deve servir de exemplo para o Arsenal. O seu adversário, o Manchester City, não estava nem perto da sua máximo força e mesmo assim deixou por terra o Chelsea, diga-se, sem qualquer tipo de dificuldade. Os adeptos do Arsenal, claro, querem a equipa de volta à corrida pelo título mas neste momento o melhor é mesmo ter paciência e priorizar a cimentação de ideias e rotinas. O City é claro favorito, não só ao jogo mas principalmente ao título, e o Arsenal tem de encarar a partida com muita cautela, a apostar no contra ataque e sem grandes atitudes "heróicas".  

O nosso ponto de vista: O Arsenal dispõe, depois de muitos anos, de um técnico novo, com novos princípios, e como tal é difícil prever qual será a sua abordagem. Não sabemos qual é o 11 que vai apresentar nem a mentalidade que vai pedir a esses mesmos atletas, mas sabemos o que esperar do City e isso chega-nos. Bola de pé para pé, posse de bola, ataques esquematizados com "régua e esquadro", linhas de passe para "dar e vender" e uma pressão sufocante. Os homens de Guardiola vão tomar conta do jogo e será praticamente impossível fazer-lhes frente pressionando alto. A equipa da casa terá de esperar por um eventual erro do seu adversário e priorizar a coesão defensiva - sair da partida com um empate já seria um ótimo resultado!

Prognóstico: Vitória para os atuais campeões da Premier League. Dificilmente fugirá disto e só erros deliberados ou uma tremenda falta de eficácia irão colocar em questão os 3 pontos. Guardiola quer ganhar mais títulos e começar o campeonato a vencer no terreno do Arsenal é um ótimo boost para a confiança da equipa. +2,5 é também um mercado a ter em conta. Para apostadores mais ousados, temos um nome: Aguero.

Sem comentários:

Enviar um comentário