17 de agosto de 2018

Série A: 1ª Jornada - Antevisão




Estão prestes a abrir as hostilidades para mais um scudetto e nunca se viu tanto entusiasmo como este ano, a razão? Cristiano Ronaldo. O melhor jogador do mundo tem sido notícia um bocadinho por toda a parte e terá um efeito tremendo no país que agora o acolhe. O interesse na Série A subiu exponencialmente e está a atrair todo o tipo de intervenientes que compõe o futebol, sejam eles jogadores, patrocinadores, empresários, etc.


Chievo vs Juventus

(18 de Agosto, 17h00 - Marcantonio Bentegodi, Verona)


História Principal: Cristiano Ronaldo. É impossível falar de outra coisa quando se avizinha o 1º teste da Vecchia Signora nesta nova edição da Série A. Uma equipa que conta já com um heptacampeonato e que junta a isso o melhor jogador do mundo, só pode estar mais forte. Além disso, Emre Can, João Cancelo e Bonucci - as principais entradas, vêm dar um maior e melhor leque de soluções para aquela que será, como sempre, uma longa temporada.

O Chievo é uma equipa conhecida por defender bem o Marcantonio Bentegodi e esse espírito será o maior entrave às aspirações da Juve. Ainda assim, o Chievo conta agora com um plantel praticamente todo ele remodelado em relação à última época e não sabemos se para melhor ou pior, sabemos sim que dificilmente estarão ao seu melhor nível já no 1º encontro.

O nosso ponto de vista: A Juve é a clara favorita a vencer, mais uma vez, o scudetto e partidas como esta são de vitória obrigatória. Massimiliano Allegri é um homem algo calculista e não quererá entrar em grandes loucuras já neste início, portanto será de esperar uma Juve um pouco mais "matreira" nos primeiros minutos, à espera de ver que postura tomará o Chievo no jogo. Depois, sim, fazer uso de toda a sua qualidade para lançar as "garras" à baliza do adversário.

Os olhos estarão postos, do início ao fim, no jogador português que veio de Madrid e naquilo que este será capaz de produzir ao lado da grande referência da Juve nos últimos anos, Paulo Dybala. Há relatos de que os 2 têm sido "unha e carne" nos treinos e que estão mais do que a postos para dar o contributo que se espera já neste 1º desafio. 

Prognóstico: Vitória tranquila para os bianconeri, por 2 ou mais golos de diferença. Não nos parece que o Chievo vá ser capaz de quebrar um enguiço, nem por uma vez, e torna-se complicado dizer que Cristiano Ronaldo não fará das suas já amanhã. Ainda assim, o nosso palpite recai sobre Dybala para faturar.

Lazio x Napoli

(18 de Agosto, 19h30 - Stadio Olimpico del Nuoto, Roma)


História Principal: O histórico e a organização bem cimentada podem ser a chave para o Napoli sair de Roma com uma vitória. Vitória essa que seria muito importante para dar impulso a uma temporada que se adivinha muito complicada, dado que os seus principais rivais se reforçaram muito e bem. Pontuar fora de casa neste arranque já seria um ótimo começo contra uma equipa que não parece ter mudado muito em relação à última edição, fator esse que costuma gerar uma boa consistência.

O nosso ponto de vista: A Lázio dará uma imagem de si muito parecida à que já nos vem habituando desde a temporada passada, uma equipa ofensiva, sempre à procura do golo, pressionante, rápida e com muita vontade. Juntando a qualidade do próprio plantel, são um conjunto muito difícil de travar e um "puzzle" complicado de resolver. Destaque ainda para a ausência de Felipe Anderson que mudou de ares para Inglaterra e era, até ao momento, o maior criativo do grupo, agora encabeçado por Luis Alberto.

Depois de tantos e bons anos de Sarri, o Napoli é agora uma incógnita e o seu verdadeiro valor ainda está um pouco por descobrir. Ancelotti tem, ainda assim, um plantel com variada qualidade ao seu dispor e o plano passará por formar uma boa arma de contra ataque - esperar pelo adversário e atuar nas suas costas. Dado o pendor ofensivo da Lazio que referimos acima, este pode ser o momento ideal para mostrar o quão afinada estará a "máquina". Nome a reter é Milinkovic-Savic, o sérvio é o cérebro e o motor do meio campo romano e, estando bem mentalmente - entregue à equipa, é meio caminho andado para todos à sua volta se mostrarem a um melhor nível.

Prognóstico: O difícil será escolher realmente um vencedor, mas pensamos que a Lazio traz uma ligeira vantagem para este encontro devido aos seus processos bem enraizados. Exatamente na situação contrária está o Napoli que ainda levará algum tempo até assimilar as ideias do novo treinador - completamente diferentes, diga-se. + 2,5 golos e ambas marcam parecem ser os mercados mais fiáveis. Para os apostadores mais ousados, golo de Ciro Immobile.

Torino x Roma

(19 de Agosto, 17h00 - Olímpico de Turim, Turim)


História principal: Assumidos candidatos ao título e um dos principais conjuntos a fazer frente à Juve, a Roma começa a sua caminhada com uma complicada deslocação ao terreno do Torino. Se querem ser considerados realmente como candidatos, este é daqueles jogos para o mostrarem e nada pode importar mais do que os 3 pontos. A grande dúvida está na quantidade de caras novas e se estas estão prontas para começar a dar o seu contributo desde já. O Torino mantém-se bastante fiel àquilo que apresentou na temporada transata, o que é de estranhar, uma vez que Belotti e a sua qualidade já deveriam estar a "passear" por outros relvados. 

O nosso ponto de vista: O Torino tem um pouco do ADN da Lazio que já abordamos acima, com a "pequena" diferença de que o plantel tem muito menos qualidade e não são tão organizados defensivamente. A sua grande arma são os jogos em casa onde são um "osso" verdadeiramente duro de roer.

A Roma é uma equipa equilibrada, capaz de fechar bem as suas linhas mais recuadas e depois lançar ataques muito perigosos com a ajuda da eficácia de jogadores como Dzeko. Dados estes elementos, tudo indica que a equipa comandada por Di Francesco será mais perigosa e o segredo passará pelo controlo do meio campo, zona onde são de facto melhores. Depois de assumirem esse mesmo controlo, lançarão os seus criativos e desequilibrados para desmontar a débil defesa do 2º melhor conjunto de Turim

Prognóstico: Vitória para os romanos. Poderia ser por 2 golos ou mais, mas tendo em conta que este é apenas o 1º teste, não vamos arriscar nesse mercado. Ainda assim, +1,5 golos para a Roma deve ser alcançado sem muita dificuldade.

Sassuolo x Internazionale

(19 de Agosto, 19h30 - Città del Tricolore, Reggio Emilia)


História principal: A dupla de quem se espera muito, Lautaro Martinez e Icardi. Além de Lautaro, o Inter garantiu também um outro reforço, e que reforço, Radja Nainggolan. O médio belga é uma excelente adição que vai certamente fazer a diferença no meio campo nerazzurri e evoluir a equipa para outro patamar.

O Sassuolo vai-se afirmando cada vez mais como uma equipa a ter em conta no meio da tabela e que a qualquer momento pode "calçar" nas competições europeias. Uma ótima postura e a mentalidade guerreira de quem não dá nenhum jogo por perdido, faz do Sassuolo uma das equipas às quais é muito complicado roubar pontos.

O nosso ponto de vista: Na temporada passada, o Inter perdeu neste mesmo terreno por 1-0 e voltou a ser derrotado no Giuseppe Meazza por 1-2. A equipa não mostrou futebol suficiente e, além disso, não teve a determinação nem a organização necessárias para deitar por terra este Sassuolo. É aqui que Radja pode ter um papel importantíssimo e mudar o chip dos seus companheiros, muito em virtude do seu enorme espírito combativo.

Os visitantes terão de entrar em campo e mostrarem que querem mais a vitória do que ninguém, recuperando a bola com a maior brevidade possível e fazendo-a circular de pé para pé até que esta chegue como deve ser a Icardi e Lautaro. Os homens da casa, como sempre, darão muitas dores de cabeça e não darão muitos espaços para que o Inter trabalhe o seu jogo no último terço. Um fator importante será o próprio tempo, uma vez que o Inter poderá passar por grandes dificuldades se não conseguir faturar até ao último quarto de hora de jogo.

Prognóstico: Vitória para o Inter. Acreditamos que seja apenas pela margem mínima, tratando-se apenas do 1º desafio da temporada e de um adversário bem estruturado. Icardi ou Lautaro Martinez, um deles ou mesmo ambos vão estar na lista de marcadores e são para levar a sério.

Sem comentários:

Enviar um comentário