21 de agosto de 2018

MLS - 25ª Jornada - Resumo

Seattle Sounders 5-0 Los Angeles Galaxy


Super Sounders? Super Sounders! Naquilo que foi um jogo totalmente dominado pela equipa da casa e pleno de atrapalhações defensivas dignas de uma equipa das divisões secundárias do Burundi por parte da equipa visitante, os Sounders controlaram e venceram os Galaxy, deixando a margem da vitória muito poucas dúvidas acerca do que se passou em campo.

Olhando para as estatísticas, fica-se com a ideia de que os Galaxy conseguiram equilibrar o jogo e causar problemas aos Sounders, mas a realidade foi bem diferente. É correcto dizer que a equipa visitante teve as suas chances e chegou a ter maior posse de bola em algumas ocasiões, mas o seu jogo foi sempre muito sem objectivo e pouco inteligente. Tais coisas, adicionadas a uma equipa de Seattle que se mostra a excelente nível e a verdadeiras ofertas por parte da defesa, e o resultado de 5-0 torna-se absolutamente incontestável - de facto, até poderia ter sido um pouco mais volumoso.

Com golos de Chad Marshall (3'), Harry Shipp (18'), Servando Carrasco (50' - auto-golo), Cristián Roldan (59') e Raúl Ruidíaz (67'), os Sounders ultrapassam, finalmente, a linha dos playoffs e lutarão para que essa situação não se reverta.

Já os Galaxy, apesar desta derrota, não devem sair demasiado desmoralizados, até porque se encontravam desfalcados de uma grande fatia dos seus melhores jogadores. Melhores dias virão, certamente.

Análise de Prognóstico: Antevimos uma vitória para os Sounders, sendo que essa seria mais ou menos fácil consoante a capacidade de os Galaxy reagirem a um elevado número de ausências. Consideramos que o prognóstico foi, no geral, acertado, embora admitamos que 5-0 não era um resultado que estivesse nas nossas cogitações.


Philadelphia Union 2-0 New York City FC

Com licença, a casa é nossa e quem manda aqui somos nós. Foi, de forma muito simples, isto que o conjunto de Philadelphia disse a Domenèc Torrent e aos seus pupilos.

Talvez tenha sido o cansaço dos visitantes, talvez tenha sido a força da moral dos anfitriões, ou talvez tenham sido mesmo as duas coisas. O que é certo é que Philadelphia recebeu e venceu, sem atrapalhações de maior, aquela que é considerada uma das melhores equipas da MLS, mas que tem vindo a revelar alguma propensão para tropeçar, em tempos recentes.

Após uma primeira parte mais dividia, a equipa da casa controlou os acontecimentos nos segundo tempo, chegando ao golo através de Cory Burke (57') e vendo Ilsinho, de regresso após lesão, voltar aos relvados da melhor forma, com um belo golo (76') que trazia a Philadelphia a merecida segurança no resultado. 
New York não mostrou grande capacidade para responder, tendo mesmo acabado o encontro com apenas 9 unidades em campo, fruto da lesão de Jesús Medina e da expulsão de Ronald Matarrita, está já em tempo de compensação.

Os Union cimentam assim aquilo que parece ser uma fase positiva e esperarão poder mantê-la, de forma a garantirem um lugar nos play-offs. Não será fácil, mas vencer NYCFC também não o seria, em teoria.
Do lado de New York, há que reflectir sobre esta recente inconsistência que pode deitar por terra um ataque à Supporter's Shield. Ainda há tempo para rectificar erros, pelo que os homens de Torrent apenas dependem de si mesmos.

Análise de Prognóstico: Apesar de antevermos uma vitória para New York, alertámos para a possibilidade de Philadelphia ter hipóteses de nivelar o campo. Consideramos que, em parte, o prognóstico se revelou acertado, mas reconhecemos ter falhado na aposta relativa ao desfecho final do encontro. 


FC Dallas 2-0 Minnesota United

Um encontro sobre o qual não existe muito a dizer. Dallas recebeu e venceu Minnesota com toda a naturalidade, numa partida que dominaram do início ao fim. 

Com tentos de Maynor Figueroa (44') e (57'), os texanos dão assim um pontapé nas recentes assombrações de maus resultados, respirando um pouco melhor na corrida pela Supporter's Shield.
Minnesota pouco conseguiu fazer, tendo rematado por apenas 1 vez na direcção da baliza. Nada totalmente inesperado, até porque jogar fora de portas prova ser bastante complicado para os homens de Adrian Heath.

Com este resultado, as ambições da equipa de Dallas continuam bem vivas, sendo que talvez seja destaque conseguem enxotar de vez a pequena fase de inconsistência que se vinha a abater sobre o conjunto. 
Minnesota, esses terão que apostar forte nos jogos caseiros se possuem ambições de progredir para o post-season.

Análise de Prognóstico: Correcto - Antevimos uma vitória tranquila dos texanos e foi precisamente isso que se verificou.


Atlanta United 3-1 Columbus Crew 

Atlanta chegava a este jogo após um empate caseiro com Toronto, num jogo que deveriam ter vencido facilmente. Por isso mesmo, este encontro frente a Columbus era de prioridade máxima para a correcção dos erros e mostrar a toda a concorrência que a equipa da Geórgia veio para conquistar. Os Crew, por outro lado visitavam Atlanta com ideias de estragar a festa e conseguir, pelo menos, um ponto. Afinal de contas, Toronto também havia conseguido semelhante feito.

O vencedor do encontro acabaria por ser mesmo a equipa da casa, por esclarecedores 3-1. Embora não se possa dizer que os Crew se mostraram a mau nível, tendo mesmo dado que fazer aos anfitriões, a verdade é que Atlanta mostrou superioridade e não acusou o deslize da semana anterior, saindo da partida com uma vitória justa. Martínez voltou a facturar e parece que irá mesmo bater todos os recordes, algo que, certamente, não preocupa Tata Martino.

Um resultado importante para a equipa da casa, até porque irão jogar grande parte dos seus restantes encontros na condição de visitante, algo que aumenta as hipóteses de resultados negativos (embora Atlanta apresente um registo impressionante mesmo fora do seu reduto). Quanto aos Crew, a derrota não causa grandes problemas no que à classificação diz respeito, sendo que a equipa deverá caminhar tranquilamente para os playoffs caso consigam responder a este desaire nas próximas jornadas.

Análise de Prognóstico: Certíssimo. O encontro correu tal e qual como o esperado, tendo cumprido com todas as sugestões dadas. 


Outros destaques

Sporting Kansas City 3-0 Portland Timbers: Sem grande surpresa, os Timbers acusaram o cansaço e o seu mau momento de forma e saíram derrotados em casa de SKC, por esclarecedores 3-0, numa partida que poderia bem ter terminado com o resultado semelhante ao do encontro que opôs os Sounders e os Galaxy. Contando que os Timbers vão enfrentar, precisamente, os seus grandes rivais na próxima partida, um desaire destes não podia vir em pior altura.

D.C. United 2-0 New England Revolution: D.C. continua a sua recuperação e ataque aos playoffs, tendo vencido os Revolution por 2-0. Uma vitória merecida frente a uma equipa que está longe da capacidade que mostrou até há algumas semanas atrás. Mais deslizes como este e os Revs poderão ver ir pelo cano abaixo aquilo que parecia ser uma boa época. 

Outros Resultados

Montreal Impact 2-1 Chicago Fire
Vancouver Whitecaps 2-2 New York Red Bulls
Houston Dynamo 1-2 Real Salt Lake
San Jose Earthquakes 1-1 Toronto FC
Los Angeles FC 2-0 Colorado Rapids

Sem comentários:

Enviar um comentário