19 de setembro de 2018

MLS - 29ª Jornada - Resumo

Colorado Rapids 0-3 Atlanta United

Fonte: Twitter @ATLUTD

Com os olhos postos na Supporters' Shield, Atlanta aproveitou da melhor forma um descanso de duas semanas e não vacilou, vencendo facilmente uma fraca equipa dos Rapids que não conseguiu incomodar os visitantes durante os 90 minutos da partida.

Mesmo com Martínez a não conseguir marcar, os homens de Tata Martino não se atrapalharam, com Almiron (10', 18') e Villalba (37') a marcarem os golos para a equipa de Atlanta num jogo que não teve muito mais história do que aquela que já foi relatada.

Ao vencer esta partida e aproveitando o deslize dos Red Bulls em Washington, Atlanta segue agora na liderança da corrida pela Supporters' Shield, com um ponto de vantagem sobre a equipa das bebidas energéticas, vantagem essa que poderá dilatar-se caso os homens da Geórgia vençam a partida que têm em atraso.

Análise de Prognóstico: Correcto. Atlanta venceu o jogo, como previsto, sendo que os Rapids apresentaram poucos argumentos para alterar o resultado. A diferença de 3 golos espelha a discrepância entre a qualidade das equipas.



Houston Dynamo 4-1 Portland Timbers

Fonte: Twitter @TimbersFC

O resultado pode levar a crer que se tratou de um jogo bastante desequilibrado, no qual a equipa visitante nunca teve hipóteses. Felizmente ou infelizmente, muito dependerá da cor (ou ausência dela) do leitor, não foi exactamente isso que aconteceu.

Portland chegava a este encontro consciente de que precisaria de vencer, especialmente para tirar vantagem de uma possível derrota dos Whitecaps e quase acabar com as contas dos playoffs de uma vez por todas. Houston, por seu lado, jogava pelo orgulho, estando numa situação practicamente impossível de reverter.

O orgulho prevaleceu. Apesar de beneficiarem de um auto-golo madrugador (Fuenmayor, 9'), os Timbers não aproveitaram a vantagem e chegaram ao intervalo já no lado errado do marcador, após golos de Elis (32') e Manotas (39'). Ainda conseguiram o 2-2, mas o golo de Chara haveria de ser anulado por fora-de-jogo de Diego Valeri.
A situação, que não era positiva para Portland, haveria de se acentuar na segunda parte, após Manotas voltar a fazer o gosto ao pé (71') e Fuenmayor ter a chance de se redimir pelo auto-golo marcado na primeira parte (81').
Embora Portland não tenha dado o jogo por perdido mesmo após o 3-1, e que a exibição de Houston também não justifique um resultado tão volumoso, a verdade é que aconteceu. E, quanto a isso, só há uma coisa a dizer: caros Timbers, isto não é um resultado digno de uma equipa que tem - ou já teve - aspirações de lutar pela MLS Cup. 

Análise de prognóstico: Errado. Se a partida mostrou algum equilíbrio, o resultado foi completamente diferente da nossa antevisão, que apontava para um empate com poucos golos.

Vancouver Whitecaps 1-2 Seattle Sounders

Fonte: Twitter @SoundersFC


Frieza finalizadora dá Cascadia Cup aos Sounders. Este poderia muito bem ser o título de uma notícia relativa a esta partida, já que a equipa de Seattle aproveitou da melhor forma as suas oportunidades contra um rival de Vancouver que tudo tentou para vencer a partida, tendo o resultado ficado definido ainda na primeira parte, com golos de Raúl Ruidíaz (21', 42') e Kei Kamara (45+4').

Não se pense, no entanto, que esta vitória foi pura sorte, pois Seattle foi sempre um conjunto organizado e consciente das suas tarefas defensivas. Tal se pode comprovar olhando para as estatísticas, que nos dizem que dos 21 remates efectuados pelos Whitecaps, apenas 5 foram na direcção da baliza, tendo outros 5 sido bloqueados com sucesso, deixando os restantes 10 com trajectos que apontam a vários locais, excepto ao golo.

Com mais uma exibição fria e calculista, Seattle aumenta assim a sua série de vitórias consecutivas, que já vai em 9 partidas, e aproxima-se a passos largos de lugares mais apetecíveis na luta pelos playoffs. Impressionante, pelo menos vindo de uma equipa que tinha vencido apenas 3 partidas até ao final de Junho.

Análise de Prognóstico: Correcta. Atribuímos favoritismo aos Sounders e eles confirmaram-no, sendo que a partida contou com 3 golos. Esperávamos mais, talvez, mas acabou por ficar dentro daquilo que estava previsto.


D.C. United 3-3 New York Red Bulls

Fonte: Twitter @NewYorkRedBulls


Um verdadeiro clássico! Este jogo terá sido, sem dúvida, do agrado de todos os adeptos que seguem a MLS, e até mesmo dos adeptos das equipas que se defrontaram no Audi Field.

Numa partida intensa, na qual ambas as equipas jogaram de igual para igual, o grande beneficiado seria o espectador, que teve o prazer de assistir a 6 golos, incluindo algum drama na recta final da partida.
O encontro, que chegou ao intervalo com 1-1 no marcador, cortesia de Arriola (25') e Wright-Phillips (41'), veria um aumento da intensidade no segundo tempo, durante o qual ambas as equipas procuraram afincadamente os 3 pontos, o resultado que melhor servia qualquer uma delas nas suas aspirações. Rooney (64') colocaria D.C. a vencer, apenas para Wright-Phillips, esse sensacional jogador, voltar a igualar (76'), mas o 2-2 não satisfazia ninguém. Tanto que não satisfazia que Acosta, aos 87 minutos, fez rebentar o estádio com aquele que parecia ser o golo da vitória. No entanto, um certo e determinado senhor chamado Bradley Wright-Phillips tinha outras ideias, e voltaria a empatar o jogo aos 90 minutos, deixando o resultado final em 3-3, algo que cremos ser justo dada a forma como ambos os conjuntos se apresentaram.

Com este empate, os Bulls caem para 2º lugar na conferência este, mais ainda possuem boas chances de conseguir a tão cobiçada Supporters' Shield. 
Já D.C., embora beneficiasse mais com os 3 pontos, ainda mantém bem vivas as esperanças de atingir os playoffs. Montreal, rival directo, venceu em Philadelphia, mas a equipa da capital conta com um jogo em atraso e 4 pontos de desvantagem, nada que não se consiga recuperar.

Análise de prognóstico: Maioritariamente correcto. Demos favoritismo à equipa de Chris Armas, mas alertámos para o facto de D.C.ter todas as possibilidades de conseguir um resultado positivo. Relativamente a golos, não esperávamos um 3-3, como puderam ler, mas também deixámos no ar a possibilidade de Wright-Phillips marcar e de se atingir um total de +2,5 golos.

Outros Resultados


Philadelphia Union 1-4 Montreal Impact
Toronto FC 5-3 L.A. Galaxy
Los Angeles FC 1-1 New England Revolution
FC Dallas 0-0 Columbus Crew
San Jose Earthquakes 1-5 Sporting Kansas City
Real Salt Lake 1-1 Minnesota United
Chicago Fire 4-0 Orlando City



Sem comentários:

Enviar um comentário