8 de outubro de 2018

MLS - 32ª Jornada - Resumo

FC Dallas 2-0 Orlando City

Fonte: Twitter @MLS


Com vista a manter distâncias para os seus concorrentes mais directos, os texanos precisavam de vencer este encontro que, de resto, se afigurava como uma partida de dificuldade reduzida. Foi isso mesmo que fizeram, marcando 2 golos já na segunda parte e abrindo uma confortável distância para Kansas City, conjunto que não foi além de um empate caseiro frente aos Galaxy.


O encontro começou com a equipa visitante a pressionar mais, mas sem grande efeito. Aliás, como tem sido tradição, o entusiasmo inicial de Orlando acabou por se esfumar com o decorrer da partida, tendo Dallas assumido o controlo das operações, mas sem que nenhum dos conjuntos lograsse chegar ao golo durante os primeiros 45 minutos.

A segunda parte mostrou-se mais animada, com maior domínio por parte dos anfitriões. Os golos haveriam de chegar, aos 63 (Mosquera) e 67 (Ulloa) minutos, pondo rapidamente um fim a qualquer ilusões que os forasteiros pudessem vir a ter.

Já na sua recta final, a partida foi interrompida por cerca de 70 minutos, devido ao mau tempo que se abateu sobre a zona de Frisco. Essa interrupção, no entanto, nada mudou, tendo a partida terminado com 2-0 no marcador.


Dallas consegue aqui o único resultado que interessava, estando agora em clara vantagem para assegurar o 1º lugar da conferência oeste.

Análise de prognóstico: Correcto. Embora o total de golos tenha ficado um pouco aquém daquilo que antevimos, Dallas não mostrou grandes dificuldades em vencer Orlando. Não terá sido a sua melhor exibição, é certo, mas também esteve longe de ser a pior.




Sporting Kansas City 1-1 Los Angeles Galaxy

Fonte: Twitter @LAGalaxy


Tendo dominado a partida de forma clara, Kansas City não foi além de um empate a uma bola nesta sua recepção aos Galaxy, resultado que pode comprometer seriamente as suas ambições de conseguir o 1º lugar na conferência oeste. 


Apesar de todo o seu domínio, seriam os visitantes a chegar primeiro ao golo, através do inevitável Zlatan Ibrahimovic, que converteu uma grande penalidade a castigar falta de Matt Besler sobre Ola Kamara. O resto do encontro foi, de resto, marcado pela intensidade de ambas as equipas e por vários momentos de polémica, tais como um golo anulado aos Galaxy após consulta do VAR, ainda nos descontos do primeiro tempo.

No segundo tempo, o sentido do jogo manteve-se inalterado, com Bingham a salvar os Galaxy por inúmeras vezes. Mas, como se costuma dizer, tantas vezes o cântaro vai à fonte que há de lá ficar, e assim foi, pois Johnny Russel acabaria por empatar a partida já perto do final, aos 83 minutos. Graham Zusi ainda enviaria a bola ao poste da baliza dos Galaxy, aos 89 minutos, mas o resultado não sofreria mais alterações.


Embora este resultado assegure uma 7ª presença consecutiva nos playoffs para SKC, é difícil considerá-lo positivo. A vitória de Dallas torna a corrida pelo 1º lugar da conferência muito mais complicada, e o próprio domínio evidenciado pelos anfitriões leva qualquer um a questionar como foi possível não terem vencido a partida.
Já os Galaxy serão a equipa mais satisfeita. A inesperada derrota de Salt Lake, juntamente com o seu calendário de final de época, abre excelentes hipóteses para a turma de Ibrahimovic e companhia conseguirem atingir o tão desejado post-season.

Análise de prognóstico: Maioritariamente correcto. SKC mostrou o seu favoritismo, tendo dominado a partida durante grande parte dos 90 minutos. No entanto, os Galaxy mostraram que, mesmo com poucas hipóteses, ainda são um conjunto a ter em conta neste final de época.


Real Salt Lake 1-4 Portland Timbers

Fonte: Twitter @TimbersFC

Sem vencer fora de casa desde finais de Junho e com um jogo num dos terrenos mais complicados da MLS, os Timbers dificilmente venceriam este jogo. Isto seria, pelo menos, o pensamento de muita boa gente por essa América (e não só) fora, inclusive deste simpatizante dos cortadores de lenha, que vos oferece este resumo. 
A verdade é que venceram mesmo, e por 1-4. Surreal? Talvez não, até porque os Timbers deram sinais de uma força que já não se fazia visível há algum tempo. Surpresa maior será, talvez, a fraca exibição caseira da equipa de Salt Lake. 


Num encontro onde tiveram a bola nos seus pés durante a maior parte do tempo, Salt Lake mostrou-se uma equipa estranhamente tímida e pouco perigosa, possivelmente acusando a pressão. Quem aproveitou da melhor forma foram os Timbers, que desde cedo mostraram serviço, indo para o descanso com 0-1 no marcador, cortesia de Ebobisse, jogador que tem mostrado que pode ser uma mais-valia para o conjunto orientado por Giovanni Savarese. 

O segundo tempo trouxe-nos mais do mesmo, com os forasteiros a defender de forma sólida e a aproveitar da melhor forma as aberturas na defesa adversária. Salt Lake ainda empataria a partida, aos 55 minutos, através de um excelente golo de Jefferson Savarino, mas isso não seria suficiente para desmoralizar os Timbers, que responderam com 2 golos em 3 minutos (70' e 73'), ambos assinados por Sebiastian Blanco.

Para finalizar da melhor - ou pior, dirão os adeptos de Salt Lake - forma, Lucas Melano aproveitou um erro clamoroso de Besler e Rimando para estabelecer o 1-4 final.


Com este resultado, os Timbers ficam muito perto de assegurar a presença nos playoffs, algo que poderá acontecer já no seu próximo encontro.
Quanto a Salt Lake, nada está perdido, mas esta derrota torna as duas próximas partidas em verdadeiros jogos must-win, pelo menos se não tencionam depender de resultados alheios. Tendo em conta que um desses encontros será em Portland, a missão não se afigura nada fácil.

Análise de prognóstico: Errado. Mesmo não tendo falhado na sugestão de um golo de Savarino, o restante prognóstico revelou-se totalmente incorrecto. Portland não só dificultou o jogo a Salt Lake como venceu por 1-4, algo que não esperávamos de forma alguma.


D.C. United 2-1 Chicago Fire

Fonte: Twitter @ChicagoFire

Equipas que jogam apenas pelo orgulho têm o potencial de ser uma pedra no caminho, e foi precisamente isso que os Fire tentaram ser neste encontro jogado na capital da nação norte-americana. No entanto, os seus melhores esforços foram em vão, pois não havia forma de negar a vitória aos da casa, com Wayne Rooney a assumir o papel de estrela.


A primeira parte mostrou uma equipa de D.C. mais rematadora e dominante, mas sem grande pontaria. Rooney chegaria a marcar um golo, mas este foi prontamente anulado pelo vídeo-árbitro. Sem que nenhuma das equipas desfizesse o 0-0, a partida foi para intervalo da mesma forma que começou.

O segundo tempo trouxe mais alma para os Fire, que apanharam D.C. de surpresa e fizeram o 0-1 aos 51 minutos, através de Raheem Edwards. No entanto, este acontecimento não abriu fendas na moral dos anfitriões, muito pelo contrário. Os homens de negro reagiram da melhor forma, partindo para o domínio dos acontecimentos e tentando importunar Stefan Cleveland, o homem que guardava as redes adversárias.

Esta persistência deu frutos, com Rooney a marcar - e, desta vez, a valer - o golo do empate aos 62 minutos, deixando tudo como começou. Mas D.C. não ficaria por aí, sendo que o 2-1 chegaria aos 81 minutos, novamente por Rooney, na conversão de uma grande penalidade a castigar falta de Kappelhof sobre Junior Moreno. O resultado não sofreria mais alterações, ficando os 3 pontos em Washington.


D.C. cumpriu a sua missão e um resultado positivo nunca pareceu totalmente em risco, mesmo apesar do golo marcado pelos visitantes. Dito isto, destaca-se a forma positiva como os Fire abordaram o encontro, sugerindo que poderiam ter feito mais e melhor durante a época, podendo vir a ser um adversário complicado para as equipas que ainda tenham que os defrontar até ao final da fase regular.

Análise de prognóstico: Correcto. D.C. não se deixou intimidar por uma equipa de Chicago que se mostrou disposta a discutir o jogo e venceu de forma relativamente natural, sendo que Rooney foi a principal figura do encontro ao marcar 2 golos.


Outros Resultados



Montreal Impact 3-0 Columbus Crew
Atlanta United 2-1 New England Revolution
Philadelphia Union 5-1 Minnesota United
Colorado Rapids 0-3 Los Angeles FC
Real Salt Lake 1-4 Portland Timbers
San Jose Earthquakes 1-3 New York Red Bulls
Seattle Sounders 4-1 Houston Dynamo 




Sem comentários:

Enviar um comentário