21 de outubro de 2018

Série A: 9ª Jornada - Antevisão


Parma x Lazio

(21 de Outubro, 14h00 - Ennio Tardini, Parma)



História principal: Pragmatismo. O Parma vem cimentando a sua posição como uma das excelentes surpresas desta nova edição da Série A, vencendo 4 das últimas 5 partidas. O conjunto, recentemente promovido, iniciou a sua campanha sabendo que teria uma redução de 5 pontos na classificação, situação que já não parece preocupar os dirigentes. 

Do outro lado está uma equipa que há muito tem a sua posição bem delineada e da qual nunca se esperam facilidades. Ainda assim, à 9ª jornada ainda não tivemos um bom exemplo daquilo que foi a Lazio da temporada passado, com alguns altos e baixos, e menos poder de explosão no último terço. 

O nosso ponto de vista: O Parma tem um estilo de jogo muito desenfreado na procura do golo, sem aquela preocupação excessiva no momento defensivo como tantas vezes vemos em Itália. Nesta partida, parece-me que essa filosofia terá um efeito algo contrário ao esperado. A Lazio tem uma organização defensiva bastante melhor do que aquelas que os homens da casa têm encontrado nos últimos confrontos e isso será essencial para travar Gervinho e companhia.

Caso se consigam manter seguros e pacientes na hora de sair em transição, dificilmente serão apanhados em contrapé e farão uso da sua experiência e qualidade para aproveitar as desconcentrações que forem aparecendo na defesa adversária. O Parma não será, de todo, fácil de bater e mostrará sempre muita garra e vontade na procura dos 3 pontos, mas diria que este jogo servirá para baixarem um pouco a euforia e as expetativas para algo mais real.

Prognóstico: Não é um resultado fácil de prever mas acredito que a Lazio não sairá derrotada deste desafio. Parece-me, sim, que ambos os conjuntos irão encontrar o caminho do golo pelo menos uma vez e que, a haver um vencedor, será a turma romana. +2,5 golos e Gervinho e/ou Immobile para faturar são os mercados mais a explorar.

Inter x AC Milan

(21 de Outubro, 19h30 - Giuseppe Meazza, Milão)



História principal: Qualidade invididual. Depois de um início muito atribulado dos pupilos de Spaletti, parece que finalmente encontraram o caminho da vitória. Depois da derrota caseira frente ao Parma, o Inter só conhece o sabor dos 3 pontos e deu um salto significativo na tabela classificativa. As exibições, contudo, continuam a não convencer os adeptos mais atentos mas espera-se que continuem a melhorar progressivamente.

Gattuso e companhia, um pouco à margem daquilo que acontece no eterno rival de Milão, têm também conseguido resultados melhores do que as exibições. A última derrota já remonta à visita a Nápoles mas uma série de empates impediu a equipa de lograr mais do que um mero lugar a meio da tabela. Neste momento, aquilo que separa um e outro conjunto é mesmo a quantidade de talento mais vincada na "equipa da casa".

O nosso ponto de vista: A inconsistência aliada à falta de fio de jogo e ideias, tanto de um lado como do outro, torna bastante difícil a análise daquilo que irá ser o jogo jogado, principalmente no que toca à postura que irão adotar. Ainda assim, diríamos que o Inter procurará assumir a posse durante períodos mais largos da partida, ainda que de forma pouco objetiva, e faça uso do maior poder físico dos seus jogadores para ganhar os duelos no miolo.

Caso isto se verifique, o Milan não terá muitas opções a não ser manter-se coeso e firme na pressão a meio campo, sem entrar em grandes "loucuras" e a procurar a velocidade dos seus flanqueadores para surpreender nos momentos certos. Nota ainda para as últimas exibições de "Pipita" Higuain que têm causado muito boa impressão do experiente avançado argentino e que têm passado confiança para o resto do plantel, como se pode verificar pelos últimos desafios.

Prognóstico: Vitória sofrida para o Inter, pela margem mínima. É complicado antever um jogo com muitos ou poucos golos, mas nenhum dos conjuntos deixará fugir o resultado de forma expressiva. Um empate ao intervalo parece-nos bastante provável, bem como pelo menos um golo de Icardi.

Sampdoria x Sassuolo

(22 de Outubro, 19h30 - Luigi Ferraris, Génova)



História principal: Índice de aproveitamento. Para quem gosta de acompanhar o campeonato Italiano com mais atenção, este será, muito provavelmente, o jogo mais bem disputado desta 9ª jornada. O dérbi de Milão, claro está, atrairá telespetadores de todo o mundo, mas é neste desafio que está o futebol mais atrativo. Duas formações muito bem organizadas, com ideias muito próprias e, mais importante ainda, prontas para dar espetáculo.

Como já disse em antevisões anteriores, estas são duas equipas que "fogem" da tonalidade italiana e que espalham uma atitude mais positiva na forma como encaram o jogo. As preocupações defensivas ficam para 2º plano e os olhos estão postos na baliza adversária durante a grande parte dos 90 minutos. Num confronto que se avizinha muito disputado, sairá vitorioso aquele que aproveitar melhor as oportunidades que, ao que tudo indica, não faltarão.

O nosso ponto de vista: A Sampdoria tem mostrado excelentes argumentos no seu reduto e o Sassuolo não terá vida fácil na hora de conter as investidas comandadas por Quagliarella. Apesar do já referido pendor ofensivo, a equipa da casa também aufere de alguma estabilidade no setor mais recuado, muito em parte devido ao espírito combativo que empregam em todo e qualquer jogo. Nesse aspeto, o Sassuolo parece-me um conjunto mais frágil e menos preparado para corresponder em transição defensiva.

Não acredito que o Sassuolo dê a bola de barato à Sampdoria, nem mesmo em momentos de maior aperto, e acredito que tentem disputar a partida "cara a cara" - o que, na verdade, só aumenta as suas chances de sucesso. Veremos até que ponto terão maturidade suficiente para circular a bola de forma segura e competente, sabendo que qualquer erro será aproveitado de forma "fria" pelo adversário.

Prognóstico: Num jogo, como já dissemos, com muitas oportunidades, diria que a Sampdoria leva ligeiro favoritismo para conquistar mais 3 pontos nesta sua caminhada. Todavia, nunca será de descartar a possibilidade de empate. +2,5 golos, ambas marcam e golo de Defrel são as minhas apostas para este desafio.

Sem comentários:

Enviar um comentário