27 de outubro de 2018

MLS - 34ª Jornada - Antevisão

 

Sporting Kansas City vs Los Angeles FC

(28 de Outubro, 20:30 - Children's Mercy Park, Kansas City, KS)


História principal: Duas equipas à procura do 1º lugar na conferência oeste defrontam-se nesta última jornada, sabendo que uma derrota pode ter implicações muito sérias em relação ao lugar que irão ocupar nos playoffs. 

Após vencer Dallas, Kansas City sabe que um empate será, à partida, suficiente para assegurar o primeiro lugar, mas vão receber uma equipa de Los Angeles que quer deixar uma forte marca naquela que é a sua primeira época na MLS. Um encontro que promete ser interessante!

O nosso ponto de vista: Estes dois conjuntos tiveram, até aqui, um percurso um tanto semelhante, com quebras de forma acentuadas a meio da época, recuperando na recta final da regular season. São conjuntos fortes, sendo que Kansas City prima pelo seu equilibrio enquanto Los Angeles tem, como ponto forte, a sua linha ofensiva - mas não se pense que as suas linhas mais recuadas não possuem qualidade.

Jogando ao seu melhor nível, ambas as equipas têm o potencial para criar um ambiente de jogo que agradará a qualquer adepto. Para este encontro, prevemos que os homens da casa procurem fazer o seu típico jogo equilibrado e seguro, controlando os acontecimentos e tentando não dar muitos espaços aos visitantes, enquanto aproveitam as suas oportunidades. As mãos seguras de Tim Melia poderão ter extrema importância.

LAFC tentará contrariar essa táctica, certamente, até porque só a vitória interessa, e contará com nomes como Carlos Vela e Adama Diomande na sua linha mais avançada, jogadores que podem fazer a diferença na hora de definir um resultado.

Mesmo com a decisão da Supporters' Shield a ter lugar em campos alheios, recomendamos que sigam esta partida, pois tem tudo para entreter!

Prognóstico: Los Angeles está longe de ser uma equipa fraca. Como foi dito, estes dois conjuntos estão em níveis muito semelhantes, pelo que live betting poderá ser a melhor estratégia. Dito isto, dada a importância da partida e o factor casa, acreditamos que Kansas City não perde este encontro e acabará a época regular como 1º classificado da conferência oeste.

Notas de Interesse
  • Kansas City marca 2 golos por cada jogo realizado em casa, sofrendo 1 na mesma situação.
  • LAFC marca 2,2 golos por cada jogo realizado fora, sofrendo o mesmo número de golos em semelhante condição.
  • No único encontro realizado entre estes dois conjuntos, Kansas City venceu LAFC por 0-2, em jogo realizado no Banc of California Stadium.
  • Tim Melia (SKC) já conta com 13 jogos sem sofrer golos

Los Angeles Galaxy vs Houston Dynamo

(28 de Outubro, 20:30 - StubHub Center, Carson, CA)



História principal: Vencer é a palavra de ordem. Com a derrota de Salt Lake em Portland e tendo vencido em Minneapolis, os Galaxy ficaram a depender de si mesmos para conseguir chegar aos playoffs, necessitando de vencer Houston para o garantir.

Com uma forma recente relativamente encorajadora e a fechar a época regular com um jogo em casa, tudo parece estar a favor de Zlatan e companhia, mas há que ter algum cuidado com equipas que só jogam pelo orgulho.

O nosso ponto de vista: Os Galaxy parecem uma equipa totalmente diferente com Dominic Kinnear. Não se trata de um milagre, nem as suas lacunas desapareceram por completo, mas as falhas de concentração e desorganização táctica que se viam, por vezes, com Sigi Schmid, parecem ter sido reduzidas, sendo que esta equipa consegue mostrar-se mais ameaçadora e jogar mais de acordo com os jogadores que possui.

Houston, após ter conseguido uma pequena pausa na sua série desastrosa, está de volta às derrotas, tendo aqui uma missão bastante complicada. Bater uma equipa dos Galaxy que está motivada e lançada na sua corrida aos playoffs não vai ser fácil, especialmente tratando-se de um jogo fora de portas. Poderão ter algumas hipóteses caso não concedam muito espaço em lances de bola parada, mas a situação não parece favorável aos texanos.

Antevemos uma equipa dos Galaxy a jogar de forma atacante e com ideias de dominar o encontro, pois só assim conseguirão salvar a sua época. Houston não tem nada a perder, pelo que não imaginamos que a sua estratégia passe por se encolher na defesa e ficar à espera daquilo que vier. Não apostamos em ver uma equipa de Houston a atacar de forma avassaladora, mas tentarão, certamente, criar alguns calafrios aos homens da casa.

Prognóstico: Vitória para os Galaxy e consequente qualificação para o post-season. Mesmo com Giovani dos Santos em dúvida, os Galaxy de Kinnear têm mostrado que a sua qualidade é suficiente para vencer este jogo e conseguir salvar aquilo que, a certa altura, parecia ser uma época para esquecer.

+2,5 golos poderá ser algo a considerar, assim como golos para Zlatan e/ou Alessandrini e Manotas


Notas de Interesse
  • Os Galaxy marcam, em média, 2,2 golos por cada jogo realizado em casa, sofrendo 1,5.
  • Houston marca, em média, 1,2 golos por cada partida realizada fora de portas, sofrendo 2 golos na mesma condição.
  • Em 12 jogos realizados entre estas duas equipas, em Los Angeles, os Galaxy venceram por 5 vezes, contra 3 do adversário.
  • Os Galaxy venceram por 2 vezes nos últimos 5 encontros entre estes dois conjuntos, contra apenas um triunfo de Houston.


New York Red Bulls vs Orlando City

(28 de Outubro, 20:30 - Red Bull Arena, Harrison, NJ)



História principal: Os Red Bulls recebem Orlando nesta última jornada da época regular, sabendo que só um triunfo interessa se têm ambições de vencer Supporters' Shield.

Não estando apenas dependentes de si próprios, os Bulls contam com a vantagem de jogar em casa, frente a um conjunto fraco, enquanto os seus mais directos rivais pela taça terão que se deslocar até ao Canadá. Será isso suficiente para que o troféu viaje até à Red Bull Arena?

O nosso ponto de vista: Não há grande necessidade de fazer comparações aprofundadas entre estas duas equipas, pois a diferença entre ambas é bem visível, com os Red Bulls a serem imensamente superiores.

Dito isto, e estando conscientes da necessidade de vencer, os Bulls não entrarão em campo sem cuidados e a atropelar o adversário. Mesmo estando perante um conjunto muito mais fraco, é certo que Chris Armas quererá ter alguma cautela e jogar de forma objectiva, - tem sido, aliás, uma das imagens de marca dos Bulls de Armas, sólidos, objectivos e eficazes - convidando Orlando a deslumbrar-se um pouco, aproveitando depois os espaços dados pelos visitantes.

Com a qualidade que possuem e sendo capazes de vencer jogos complicados em terreno alheio, é difícil dar grandes hipóteses a Orlando, embora a qualidade de jogadores como Yotun, Kljestan e Dwyer seja sempre um factor a ter em conta - algo que, de resto, dificilmente terá escapado a Chris Armas.

Prognóstico: Vitória para os Red Bulls. Não vemos capacidade suficiente na equipa de Orlando para conseguir pontos na Red Bull Arena, sendo que isso apenas acontecerá caso a equipa da casa acuse a pressão de forma quase impensável. Arriscamos dizer que, neste momento, os Red Bulls estão mais bem posicionados para garantir a Supporters' Shield, pois Atlanta não terá um jogo fácil em Toronto.

Quanto a golos, +1,5 parece ser uma boa aposta, sendo que +2,5 não é de descartar. Wright-Phillips tem estado um pouco apagado, mas este poderá ser um bom jogo para voltar aos golos.


Notas de Interesse
  • Em 4 encontros jogados em casa dos Red Bulls, Orlando apenas venceu 1, contra 3 vitórias da equipa da casa.
  • Nos últimos 6 encontros, Orlando apenas venceu por uma vez, sofrendo 4 derrotas.
  • Jogando na Red Bull Arena, a equipa da casa marca, em média, 2,2 golos por encontro, sofrendo apenas 0,6, evidenciando enorme solidez defensiva.
  • Orlando mostra dificuldades em marcar golos fora de casa, com uma média de 0,9 golos por jogo, sofrendo 2,7.


Toronto FC vs Atlanta United

(28 de Outubro, 20:30 - BMO Field, Toronto, ON)



História principal: Correndo o risco de repetir a mesma expressão, só a vitória interessa! Não é possível resumir este encontro de outra forma, pois Atlanta não pode perder pontos neste jogo e ficar à espera que o mesmo aconteça aos Red Bulls (que, por sinal, têm a vida facilitada, já que o seu adversário é Orlando).

Querendo acabar a época em alta, a equipa de Toronto adoraria estragar a festa aos homens de Tata Martino, mas conseguirão os canadianos pôr travão à sua série de derrotas consecutivas?

O nosso ponto de vista: Atlanta é a equipa superior, sem qualquer dúvida, mas isso, só por si, nada garante. Ninguém questiona a capacidade de Tata Martino, ou a qualidade de jogdores como Barco, Martínez, Parkhurst ou Guzan, todos pedras importantes do sucesso e domínio deste conjunto. No entanto, deve notar-se que Toronto, apesar da fraca época, não é uma equipa composta por jogadores fracos, pelo contrário. Nomes como Giovinco, Bradley e Osorio devem ser tidos em conta, especialmente num encontro jogado em solo canadiano.

Atlanta deverá jogar de forma mais pragmática, como é característico desta equipa em jogos fora de casa, e defrontará uma equipa de Toronto que não tem nada a perder. Um homem não faz uma equipa, mas a recente quebra de forma de Josef Martínez poderá ser algo preocupante para uma equipa que nunca venceu Toronto. Fica também a dúvida em relação ao efeito que o anúncio da saída de Tata Martino, após o final da época, poderá ter neste conjunto, embora tal pudesse ser adivinhado há algumas semanas.

Do lado da casa, os canadianos quererão vencer a partida e o seu estilo de jogo deverá reflectir isso mesmo, algo que dará oportunidade aos forasteiros de aplicar contra-ataques mortíferos. Isto poderá trazer dificuldades a Toronto, dadas as suas vulnerabilidades defensivas, e Atlanta estará consciente disso.

Conseguirão os homens da Geórgia vencer e levar a Supporters' Shield para casa? Têm boas possibilidades, mas o histórico - que vale o que vale - não favorece tal cenário.

Prognóstico: A existir um vencedor, apontamos para Atlanta. Trata-se de uma equipa superior e com um bom registo em jogos fora de casa, pelo que é difícil atribuir o favoritismo a Toronto, muito devido às suas terríveis fragilidades defensivas. Contudo, há que salientar que Atlanta nunca venceu Toronto, sendo isso algo que pode ter efeitos negativos na moral da equipa. Live betting poderá ser uma boa estratégia.

Quanto a golos, +2,5 poderá ser um mercado a explorar, assim como golos para Giovinco e/ou Osorio e Ezequiel Barco. 


Notas de Interesse
  • Todos os jogos entre estas duas equipas terminaram empatados a duas bolas
  • Toronto marca, em média, 2,2 golos por cada jogo realizado no BMO Field, sofrendo 1,8
  • Atlanta marca, em média, 1,7 golos por cada jogo realizado fora de portas, sofrendo 1,3 na mesma condição.
  • Almirón e Villalba, dois importantes jogadores de Atlanta, continuam de fora devido a lesão.
  • Nos últimos 6 jogos, Toronto conta com 4 derrotas, tendo vencido apenas 2.

Sem comentários:

Enviar um comentário