26 de outubro de 2018

Premier League: 10ª Jornada - Antevisão

 

Fulham FC vs AFC Bournemouth

(27 de Outubro, 15:00 - Craven Cottage, Londres)



História principal: A pausa internacional talvez não tenha feito muito bem ao Bournemouth, pelo menos a julgar pelo que fizeram na semana anterior. Embora tenham sido a força dominante durante grande parte do jogo, o desperdício ofensivo e um desligar da equipa na recta final do encontro poderiam ter tido consequências bem mais graves. Poderá isso servir de catalisador para a equipa voltar aos bons resultados? Fica a questão.

Do lado da casa temos o Fulham, equipa que esbanjou dinheiro como se não houvesse amanhã e deseja assumir-se como equipa que quer lutar por lugares europeus. Como dar passos maiores do que a perna não costuma correr bem, não é surpresa ver esta equipa a desiludir. Precisa-se de uma vitória com alguma urgência.

O nosso ponto de vista: Acreditamos que este encontro não vem nada em boa altura para os homens da casa. Se é verdade que o Bournemouth é, tradicionalmente, muito mais ameaçador quando joga no seu terreno, também é verdade que o Fulham conseguiu a proeza de sofrer 4 golos daquela que é, possivelmente, a equipa mais fraca do campeonato, o Cardiff City. O factor casa poderá ter alguma influência, mas será difícil conseguir um resultado positivo sem uma reacção por parte dos jogadores.

Apesar do mau momento do Fulham, a equipa do Bournemouth deverá manter-se fiel à sua forma de jogar fora de portas. Mais cautelosos e com uma maior aposta no contra-ataque, serão um adversário a ter em conta, mesmo estando condicionados pelo tamanho do terreno de jogo em Craven Cottage.

Quanto ao jogo, antevemos uma primeira parte na qual o Fulham irá tentar de tudo para conseguir o golo inaugural. Dada a aparente ansiedade da equipa londrina, Eddie Howe não terá problemas em usá-la e tentar ampliá-la, de forma a criar erros que o seu Bournemouth possa explorar.
Esta equipa do Fulham joga, de momento, com o coração e sem raciocínio, pelo que não deverão ter vida fácil caso o Bournemouth mantenha a sua solidez defensiva.

Prognóstico: Apesar do factor casa beneficiar o Fulham, acreditamos que o Bournemouth não perde esta partida. Poderão mesmo sair com os 3 pontos caso se revelem eficazes e aproveitem os erros do seu adversário, pois este não parece ter grande capacidade de resposta.
Marcando primeiro, o Fulham jogará mais à vontade, mas isso talvez não seja suficiente para vencer a partida.
+2,5 golos, +2,5 Cartões amarelos e golo para Nathan Aké poderão ser mercados a explorar.





Manchester United vs Everton

(28 de Outubro, 16:00 - Old Trafford, Manchester)


História principal: Não é segredo que o United e Mourinho passam por um momento menos bom. Com lacunas visíveis na equipa, entre outras coisas, a confiança vai-se desvanecendo, o que faz com que este United esteja numa posição bastante abaixo do seu real valor. É necessário levantar a moral e criar confiança para que a equipa consiga atingir um nível superior, pelo menos até ser possível resolver os problemas de plantel. Conseguirá Mourinho atingir esse objectivo? A segunda parte realizada em Stamford Bridge leva a crer que sim, mas um mau resultado neste encontro pode deitar tudo a perder... e o adversário promete não facilitar a tarefa.

Este Everton, após um início um pouco mais lento, parece ter entrado na senda dos bons resultados e já leva 3 vitórias consecutivas. Há que notar que, apesar disso, as exibições não têm sido fantásticas, evidenciando fragilidades no sector defensivo, mas isso não torna este conjunto menos perigoso. Uma partida interessante.

O nosso ponto de vista: Não é segredo que as equipas de Marco Silva parecem elevar-se sempre que entram em jogos deste tipo. Fazem boas exibições e mostram-se sérios, concentrados e compactos, capazes de causar dores de cabeça ao adversário. Um bom exemplo disso será o encontro frente ao Arsenal, no qual o Everton se mostrou como a melhor equipa em campo, apesar da derrota. Acreditamos que o plano de jogo de Marco Silva, para este encontro, não seja muito diferente, sendo que poderá resultar em algo positivo caso a equipa seja eficaz e concretize as suas chances.

José Mourinho quererá voltar a ter razões para mandar calar os jornalistas, mas para isso acontecer vai precisar de mostrar que este United quer e pode mudar. Uma boa forma de o fazer seria jogar da mesma forma que se apresentou na segunda parte da partida frente ao Chelsea, com um jogo mais ofensivo e fluido, contrastando com o que parece ser habitual nas suas equipas. Não é segredo que os adeptos preferem o "plano B", e, ao que parece, quem não gosta dele são mesmo os adversários.

Contudo, não imaginamos que Mourinho abandone as suas filosofias tão depressa. Prevemos uma primeira parte com um United mais cauteloso e defensivo, tentando abrandar o ritmo de jogo ao seu gosto e sem colocar muitos homens no ataque, deixando Lukaku um pouco isolado na frente. Marco Silva deverá contar com esta abordagem, pelo que o Everton não estará muito desconfortável e irá esperar pelos Red Devils no seu próprio meio campo, limitando bastante os espaços aos homens de Mourinho.
Antevemos um Manchester United mais ofensivo na segunda parte caso o nulo se mantenha, ou na eventualidade de sofrerem um golo.

Prognóstico: O Everton tem capacidades para baralhar o jogo e mostra-se a bom nível quando joga frente a equipas grandes. Dito isto, a sua defesa compromete maiores ambições, pelo que acreditamos que não sairão daqui com 3 pontos. A nossa aposta é que o United não perde este encontro, podendo mesmo vencê-lo, ainda que pela margem mínima.
Não descartamos, contudo, um golo dos homens de Marco Silva.
+2,5 golos, -1,5 golos na primeira parte e United para marcar um golo de fora da área parecem ser apostas a considerar. Pogba para figurar na lista de marcadores poderá ser, também, um mercado interessante.




Tottenham Hotspur vs Manchester City

(29 de Outubro, 20:00 - Wembley Stadium, Londres)



História principal: Este Manchester City pode ainda não se encontrar na mesma forma avassaladora que evidenciou na época anterior, mas ninguém questiona o seu valor nem o seu potencial, especialmente após uma convincente vitória na Ucrânia, frente ao Shakhtar Donetsk.

O Tottenham mostra-se um pouco contrário ao que foi dito sobre o City. Estando alguns furos abaixo do que mostrou na época transacta, esta equipa começa a ser questionada, especialmente pelas suas exibições. Os resultados vão aparecendo, é certo, mas até quando? A falta de contratações não pode servir como desculpa, este conjunto tem qualidade para jogar de forma mais segura e tranquila, podendo vir a sofrer graves dissabores caso não consigam melhorar. 

Apesar de jogarem em casa - ainda que emprestada - a questão que se coloca é mesmo quanto tempo conseguirão os Spurs aguentar? E conseguirão reagir a uma desvantagem?

O nosso ponto de vista: Os Spurs têm mostrado consistência na qualidade das suas primeiras-partes. Todas (ou quase todas) são fracas, sendo que isso poderá ser a sua sentença de morte num jogo como este. Dar 45 minutos de avanço a um Manchester City é pedir para chegar ao intervalo já sem grandes hipóteses de conseguir um único ponto, pois Guardiola sabe explorar todos esses pormenores que podem dar vantagem à sua equipa.

Acreditamos que o Tottenham não irá mudar e que irá manter os seus problemas defensivos, tornando o jogo fácil para os Citizens. A forma como a equipa de Guardiola troca a bola deverá ser mais do que suficiente para desmontar o conjunto orientado por Pochettino, que deverá ver a partida a ser controlada pelo seu adversário. Não vemos os Spurs como grande ameaça, mas não os vamos descartar de imediato, até porque têm qualidade para marcar golos, algo que, a acontecer antes de um golo dos visitantes, poderá dar outra dinâmica à partida.

Prognóstico: Vitória para o Manchester City. Não nos parece que os homens de Pochettino consigam impedir os Citizens de levar os 3 pontos para Manchester. Dito isto, deverá ser um bom espectáculo para os amantes de futebol.
Possível handicap de -1,5 para a equipa de Guardiola, +2,5 golos no total e City a vencer ao intervalo. Aguero e/ou Bernardo Silva poderão figurar na lista de marcadores, assim como Lucas Moura e/ou Eriksen.

Sem comentários:

Enviar um comentário