31 de outubro de 2018

MLS - Playoffs - Primeira Fase

New York City FC vs Philadelphia Union

(31 de Outubro, 23:00 - Yankee Stadium, New York, NY)



História principal: Após vencer Philadelphia no último jogo da época regular, a equipa do Bronx volta a receber o mesmo adversário, dias depois, desta feita a contar para a primeira fase dos playoffs. Será este jogo uma repetição daquele que encerrou a fase anterior, ou terão os Union corrigido os erros cometidos?

O nosso ponto de vista: A superioridade da equipa de Domenèc Torrent dificilmente poderá ser posta em causa. Dito isso, esta equipa do Bronx tem mostrado grandes sinais de inconsistência desde que Patrick Vieira saiu para o Nice, pelo que nem sempre se torna fácil prever o que o seu próximo jogo trará. O factor casa - e o Yankee Stadium é um terreno com características que complicam a vida aos adversários - poderá fazer a diferença.

Philadelphia chega a este encontro após uma derrota por 3-1, precisamente às mãos desta equipa dos NYCFC. Os Union, embora não se tenham mostrado como o conjunto mais consistente da época, mostraram alguma solidez na recta final da fase regular, apenas traída por alguns erros naturais de uma equipa que sofre pela falta de experiência em algumas posições. Se têm argumentos para vencer o adversário no seu próprio terreno? Nós acreditamos que sim, embora não se revele uma tarefa fácil de executar.

Quanto ao jogo em si, é mais do que óbvio que nenhuma das equipas quererá perder. A formação forasteira poderá jogar um pouco mais na expectativa e de forma mais cautelosa, mas defender e esperar por ajuda divina não será a melhor das estratégias, e . O vencedor passa à próxima fase, e ambas as equipas quererão ser esse vencedor.

Quem passa e quem fica? O favoritismo está com NYCFC. Jogando de acordo com as suas capacidades, este conjunto deverá vencer os Union de forma tranquila. Não descartamos totalmente Philadelphia, até porque, num jogo desta natureza, erros e falhas de estratégia podem deitar tudo a perder para os favoritos.
+2,5 golos poderá ser um mercado a ter em conta.

Notas de Interesse
  • Este é o primeiro jogo entre New York e Philadelphia no post-season.
  • NYCFC marca, em média, 2,1 golos por cada jogo realizado em casa, sofrendo apenas 0,6.
  • Philadelphia marca, em média, 1,2 golos por cada jogo realizado fora de portas, sofrendo 1,8 na mesma condição.


FC Dallas vs Portland Timbers

(1 de Novembro, 01:30 - Toyota Stadium, Frisco, TX)



História principal: Savarese preferiu fazer alinhar uns Timbers de segunda linha no derradeiro encontro da fase regular, tendo isso levado a uma derrota frente aos Whitecaps. Essa opção de gestão faz com que os Timbers tenham que jogar este encontro fora de casa, o que é uma clara desvantagem. Poderá o descanso dado ao plantel principal ser a chave para afastar Dallas e seguir para as meias-finais? Certo é que, de uma forma ou de outra, os texanos não facilitarão a vida aos Timbers.

O nosso ponto de vista: A equipa de Dallas fez por manter a sua forma inconsistente que caracterizou os últimos meses e terminou a fase regular da pior forma possível, ao sair com uma derrota do terreno do Rapids. Com um plantel que seria capaz de melhor, questionamo-nos acerca daquilo que este conjunto poderá fazer nos playoffs - iremos ver uma equipa nova, motivada e pronta a causar estragos, ou um conjunto abalado que poderá revelar dificuldades nos jogos do post-season? Nós acreditamos mais na segunda hipótese.

Portland chega a este encontro na condição de visitante após Giovanni Savarese ter decidido que a boa forma física era melhor do que jogar em casa. Tendo em conta a natureza da MLS, esse juízo poderia ser questionado, mas considerando a inconsistência de Dallas, é possível que o venezuelano não esteja a pensar mal de todo, até porque contar com jogadores como Blanco e Valeri com algum descanso nas pernas é uma vantagem que qualquer treinador desta liga gostaria de ter.

Os Timbers deverão apostar num jogo mais sólido e defensivo, com base no contra-ataque. É, aliás, a única forma de os Timbers conseguirem resultados, pois acontecem catástrofes quando tentam jogar de outra forma. Bastará a Dallas anular as iniciativas de contra-ataque do seu adversário para ter o controlo da partida, pelo que imaginamos que será essa a estratégia principal dos texanos.


Quem passa e quem fica? Atribuímos o favoritismo aos Timbers. Apesar da importância do factor casa, a equipa de Dallas mostra pouca qualidade de jogo, algo que poderá ser problemático frente a uma equipa com jogadores como Valeri e Blanco, especialmente estando estes com descanso nas pernas. O encontro deverá ser, no entanto, algo equilibrado, e não descartamos a hipótese de chegar a prolongamento. Poderá ser uma boa partida para live betting.


Notas de Interesse
  • Portland sofre, em média, 2,1 golos por cada jogo realizado fora de casa, marcando apenas 1,4.
  • Dallas tem um registo de 1,9 golos marcado por cada jogo realizado em casa, sofrendo 1,1 na mesma condição.
  • Os Timbers perderam apenas dois dos últimos seis encontros.
  • Os últimos três encontros disputados por Dallas resultaram em derrotas.


D.C. United vs Columbus Crew

(2 de Novembro, 00:00 - Audi Field, Washington, D.C.)



História principal: A turma de Ben Olsen já mostrou que é uma equipa dificílima de bater quando joga no seu próprio terreno. Com essa vantagem e com Rooney em boa forma, a tarefa poderá parecer fácil perante uma equipa de Columbus que não se mostra muito concretizadora, mas há que ter cuidado, pois já não estamos na época regular. Nos playoffs, como em qualquer fase a eliminar, os erros pagam-se muito caros.

O nosso ponto de vista: Dificilmente se poderá contrariar a ideia de que D.C. é uma espécie de comboio de alta velocidade e, consequentemente, não é um conjunto fácil de parar. É justo dizer que beneficiaram da vantagem de 15 jogos caseiros - quase sem interrupção - para chegar aos playoffs, mas também é preciso notar que, como equipa, o conjunto orientado por Ben Olsen ajustou-se e melhorou bastante em relação ao que era quando iniciou a época. Com a moral em alta, Rooney a mostrar que veio para jogar e ajudar a elevar o nível dos seus colegas de equipa e mais um jogo caseiro, D.C. tem tudo para seguir para a próxima fase.

Os Crew chegam a este jogo como underdogs, mas nem por isso serão menos perigosos. Um conjunto sem grandes individualidades, Columbus faz do equilíbrio a chave do seu sucesso, aliado - talvez demasiado - aos golos de Zardes. A tarefa frente a D.C. mostra-se complicada, mas caso seja possível manter o equilíbrio e a solidez defensiva enquanto se faz chegar a bola ao matador de serviço, então os Crew terão, certamente, uma palavra a dizer.

D.C. estará plenamente consciente do valor de Columbus e não imaginamos Ben Olsen a facilitar. Embora possua argumentos para tentar dominar o encontro, acreditamos que D.C., mesmo não jogando de forma demasiado defensiva, irá manter algum pragmatismo na sua abordagem ao jogo, pois arriscar demasiado e deixar Zardes sozinho poderá revelar-se fatal. Caberá aos Crew contrariar o jogo de D.C. e conseguir criar as oportunidades de golo que poderão fazer a diferença.

Quem passa e quem fica? Vitória para o United. Embora reconheçamos valor e hipóteses aos Crew, acreditamos que D.C., abordando o jogo de forma sensata, vencerá de forma natural.
Com nenhuma das equipas interessada num empate, dada a natureza do jogo, +1,5 golos poderá ser algo a ter em conta, ou até mesmo +2,5, para os mais aventureiros.

Notas de Interesse
  • D.C. não perdeu qualquer um dos seus últimos seis encontros
  • Columbus venceu apenas dois dos seus últimos seis jogos disputados
  • Em média, D.C. marca 2,2 golos por cada jogo realizado em casa, sofrendo 1.
  • Os Crew sofrem, em média, 1,4 golos por cada jogo realizado fora de portas, marcando apenas 0,6.


Los Angeles FC vs Real Salt Lake

(2 de Novembro, 02:30 - Banc of California Stadium, Los Angeles, CA)


História principal: Tendo conseguido chegar aos playoffs por uma unha negra, à custa da capitulação dos Galaxy, a equipa de Mike Petke procura agora avançar para a ronda seguinte. A tarefa não será fácil, pois terão que defrontar um Los Angeles FC que se mostra muito forte no seu terreno e que terá a final da MLS Cup como alvo principal.

O nosso ponto de vista: Não fosse uma fase menos positiva após o meio da época, e esta equipa de Los Angeles talvez não estivesse a disputar esta fase, mas sim já nas meias-finais de conferência. Dizemos isto porque, de facto, esta equipa possui qualidade para tal, tendo sido traída por uma fase negativa e alguns erros imperdoáveis em jogos chave, sendo os encontros disputados frente aos Galaxy um perfeito exemplo. Apesar disso, essa fase parece estar ultrapassada e a equipa de Bob Bradley apresenta-se nos playoffs como um sério candidato a ir até ao fim. Com a qualidade do plantel e com a vantagem do factor casa, vencer Salt Lake deverá ser uma tarefa fácil.

Salt Lake escapou, quase por milagre, ao destino que sofreu na época anterior, tendo conseguido qualificar-se para os playoffs graças à fantástica capitulação dos Galaxy frente a Houston. Contudo, não se atribua este feito a mera sorte, pois a equipa de Mike Petke revela-se competente e perigosa, pelo menos quando joga no seu terreno. Jogando fora de casa, o cenário é outro, com Salt Lake a mostrar grandes dificuldades em vencer jogos, apesar do plantel relativamente interessante que possui. Assim sendo, e mesmo não descartando totalmente os homens do Utah, se uma equipa de Los Angeles não os tirou dos playoffs, outra deverá fazê-lo.

O jogo deverá mostrar uma equipa de Los Angeles a tentar dominar o jogo e controlar os acontecimentos, fazendo por marcar golos e resolver a questão de forma rápida, até porque qualidade para isso não lhes falta. Salt Lake, se quer ter hipóteses de voltar a passar pelo buraco da agulha, vai ter que saber sofrer e revelar uma solidez defensiva que ainda não conseguiu mostrar até agora.

Quem passa e quem fica? Los Angeles deverá vencer este encontro de forma tranquila. Embora estejamos perante uma equipa de Salt Lake que poderá estar moralizada pela sua sorte e se trate de um jogo com características diferentes, acreditamos que a fragilidade defensiva dos forasteiros acabará por se mostrar.
+2,5 golos poderá ser algo a considerar, assim como um golo para Carlos Vela. Handicap -1,5 para LAFC poderá ser um mercado a explorar pelos mais aventureiros.

Notas de Interesse
  • Com 58 golos sofridos, Salt Lake tem o pior registo defensivo entre todas as equipas qualificadas para os playoffs
  • Em contraste, com 68 golos marcados, LAFC possui o segundo melhor ataque entre as equipas que compõe o grupo, sendo esse valor apenas ultrapassado por Atlanta.
  • 11 - Este é o número de derrotas fora de casa para a equipa de Salt Lake, o pior registo entre as equipas que jogam esta fase.
  • Los Angeles apenas perdeu um jogo no seu terreno.
  • Em média, LAFC marca 1,9 golos por cada jogo realizado em casa, sofrendo 0,9.
  • Salt Lake marca 1 golo por cada jogo realizado fora de casa, sofrendo 2 na mesma situação.

Sem comentários:

Enviar um comentário