25 de novembro de 2018

MLS - Finais de Conferência (1º Mão) - Antevisão

Está à porta o conjunto de jogos que decidirá quais as duas equipas que irão defrontar-se no próximo mês para tentar conquistar a MLS Cup! De acordo com as regras estabelecidas pela própria MLS, sabemos que a final será em Nova Iorque ou Atlanta, mas quem serão os forasteiros que vão tentar estragar a festa aos da casa? A resposta será dada nestas finais de conferência!


Atlanta United vs New York Red Bulls

(25 de Novembro, 22:00 - Mercedes-Benz Arena, Atlanta, GA)



História principal: As duas melhores equipas da fase regular defrontam-se nesta final de conferência, com os Bulls à espera de continuar a sua série de sucessos frente a uma equipa de Atlanta que está altamente motivada e quer vencer a partida a todo custo e da forma mais confortável possível. Conseguirão os homens de Tata Martino impor o seu domínio na Mercedes-Benz Arena, ou será a tradicional solidez defensiva dos Bulls demasiado forte para que a série fique decidida já no primeiro jogo?


Ponto de vista: À excepção da possível ausência de Larentowicz, que ainda se encontra em dúvida para este encontro, ambos os conjuntos deverão apresentar-se na sua máxima força (ou próximos disso), prometendo um encontro bastante interessante.

Atlanta sabe que a segunda mão poderá ser bastante perigosa, pelo que conseguir o melhor resultado possível neste jogo em casa é uma obrigação. Consequentemente, esperamos que Tata Martino aposte num jogo mais ofensivo e controlador, ainda que talvez ligeiramente mais cauteloso do que o habitual, dada a categoria do adversário. 

Tentar criar espaços e aproveitar os que aparecerem será imperativo para Atlanta, que tentará fazer uso do talento de jogadores como Almirón, Villalba e Barco, com Martínez a liderar o ataque. Solidez defensiva também será importante, pois os Red Bulls não perdoarão erros.

Chris Armas estará perfeitamente consciente da sua missão e da qualidade da equipa que defronta. Com os registos históricos e a solidez táctica e defensiva do seu lado, os Red Bulls entrarão neste jogo com uma mentalidade diferente daquela com que abordaram o encontro em Columbus. Dificilmente veremos o conjunto das bebidas energéticas a mudar o seu estilo, habitualmente mais defensivo, paciente e pragmático, e a tentar acabar com a eliminatória na primeira mão. Com a segunda mão a ser jogada na Red Bull Arena, a equipa de Armas deverá querer assegurar que, acima de tudo, não perde este encontro.

Ainda assim, nunca descartar a qualidade e influência de jogadores como Kaku, Royer e Wright-Phillips. Aaron long e Tim Parker, nas linhas mais atrasadas, são também nomes a ter em conta.


Prognóstico: O factor casa dá um ligeiro favoritismo a Atlanta, mas os Red Bulls já mostraram que são uma verdadeira pedra no sapato desta equipa, nunca tendo sido derrotados pela mesma, razão pela qual não podemos descartar a possibilidade de os forasteiros saírem deste encontro com um resultado positivo.

Live-betting poderá ser uma boa estratégia para este encontro. Os mais aventureiros poderão querer considerar a hipótese de uma vitória dos Red Bulls, assim como golos para Royer/Wright-Phillips ou Barco/Martínez.



Notas de Interesse
  • Atlanta nunca venceu os Red Bulls.
  • Atlanta conta com uma média de 2,5 golos marcados por cada jogo em casa, sofrendo 1,1 na mesma situação.
  • Já os Bulls sofrem, em média, 1,3 golos por cada jogo disputado fora de portas, marcando 1,4.
  • Atlanta sofreu apenas duas derrotas caseiras na actual edição da MLS. Uma dessas derrotas foi, precisamente, frente aos Red Bulls (1-3).



Portland Timbers vs Sporting Kansas City

(26 de Novembro, 00:30 - Providence Park, Portland, OR)



História principal: Jogando como aparentes candidatos à MLS Cup durante boa parte da época, os Timbers recuperaram da sua fase menos boa e conseguiram chegar à final da conferência oeste, onde irão defrontar uma equipa de Kansas City que, de certa forma, teve um percurso semelhante, vendo-se a braços com um período negativo durante os meses de verão.

Dois conjuntos de valor aproximado, cada um com os seus pontos fortes, prometem uma final de conferência interessante de acompanhar. Portland ou Kansas City, qual destas equipas sairá vitoriosa no conjunto das duas mãos e fará a longa viagem para disputar a MLS Cup?


Ponto de vista: A importância do factor casa é difícil de negar, nesta final. Com dois conjuntos que são, tradicionalmente, difíceis de bater no seu próprio terreno, podemos estar perante um conjunto de jogos como a meia-final que opôs os Timbers e os Sounders.

Portland, já sem preocupações relativas ao cansaço, quererá garantir uma vantagem confortável para enfrentar a viagem até Kansas City, pelo que Savarese deverá optar por colocar a sua equipa a jogar de forma mais ousada. Sem fugir muito ao seu tradicional estilo de contra-ataques rápidos e letais, certamente, mas com tendências muito menos defensivas do que se viu na partida disputada em Seattle.

Como sempre, as ambições dos Timbers passarão por Diego Valeri, ele que terá que ser cauteloso sob risco de poder falhar a segunda mão caso veja um cartão amarelo, e Sebastián Blanco. Diego Chara, outro jogador em perigo de falhar o segundo jogo, será uma das peças chave na solidez da equipa de Savarese, que deverá precisar de fazer um jogo exemplar se quiser entrar para a segunda mão de forma mais tranquila.

Peter Vermes sabe que defrontar os Timbers no Providence Park não é tarefa fácil, pelo que deverá apostar num estilo mais cauteloso e pragmático, esperando que a influência de jogadores como Zusi, Opara e Melia possa culminar num jogo mais tranquilo do que foi o seu encontro frente a Salt Lake, onde a defesa de Kansas City tremeu de forma pouco natural na recta final da partida.

No entanto, apesar da tendência mais conservadora que se espera, Daniel Sallói e Johnny Russel já mostraram que são jogadores muito capazes de fazer estragos a qualquer equipa, assim como Gutiérrez. Como se tal não bastasse, há que notar que os Timbers não vencem Kansas City desde Agosto de 2016.


Prognóstico: Vitória para Portland. Se esse triunfo será mais confortável ou menos confortável, o evoluir do jogo o dirá. Kansas City tudo fará, certamente, para sofrer o mínimo de golos possível, o que poderá complicar as coisas para os Timbers. No entanto, a fraca performance defensiva revelada no encontro frente a Salt Lake poderá levantar algumas questões quanto ao que irá acontecer.

Relativamente a apostas, +2,5 golos poderá ser algo a considerar, assim como golos para Ebobisse, Blanco e/ou Valeri. Do lado de Kansas, não é de descartar a possibilidade de um golo, que poderá ser marcado por Sallói ou Russell.


Notas de Interesse
  • Nos últimos 5 encontros disputados entre estas duas equipas, Portland venceu apenas 1, contra 2 de Kansas City. Uma das vitórias de Kansas City foi conseguida jogando na condição de visitante.
  • Diego Valeri já criou 10 oportunidades de golo desde o início dos playoffs, 7 delas em jogo corrido, um valor superior ao de qualquer outro jogador da MLS.
  • Em média, os Timbers marcam 1,8 golos por cada encontro disputado no Providence Park, sofrendo apenas 0,8.
  • Jogando fora de casa, Kansas City marca, em média, 1,8 golos por encontro, sofrendo 1,3.

Sem comentários:

Enviar um comentário