20 de dezembro de 2018

NBA: Antevisão da semana

A NBA volta a ser um dos temas de foco da página nesta segunda edição da antevisão semanal. Desta feita iremos analisar encontros entre algumas das melhores equipas de ambas as conferências incluindo uma partido dentro de uma das mais temidas conferências da liga.

LA Clippers vs Dallas Mavericks
21 de Dezembro, 02:30 - Staples Center, Los Angeles


Quem leu as previsões da nossa equipa no início da temporada pode atirar-nos a cara o sucesso destes conjuntos. O facto de estarem na luta pelos Playoffs já é surpreendente por si só mas ambas as equipas ainda conseguem juntar a isto recordes positivos perto do novo ano. Seja por uma força coletiva ou pelo impulso dado por um novato revolucionário, ambas as equipas prometem dar dores de cabeça a todo e qualquer oponente até Abril.

No que toca a ausências Dallas tem três dúvidas para o encontro desta noite, Dennis Smith Jr., Maxi Kleber e DeAndre Jordan. Os três serão "Game Time Decision" mas é provável que joguem mais logo. Do lado dos Clippers o mesmo não se pode dizer. Jerome Robinson será baixa mas o seu impacto seria mínimo, por outro lado, a defesa de Luc Mbah a Moute poderá fazer falta. Por fim, Lou Williams poderá voltar esta noite ainda que esteja em dúvida. A presença de "Sweet Lou" poderá ser um fator decisivo no desfeche desta partida.

A batalha de jovens bases promete ser entusiasmante. Assumo-me como um admirado das qualidades de Shai Gilgeous-Alexander. O jovem formado na universidade de Kentucky tem mostrado o potencial para ser um dos mais completos bases que já vimos e tem contribuído desde o primeiro dia em todas as estatísticas possíveis. Do outro lado, Dennis Smith Jr. terá de usar toda a sua capacidade atlética, velocidade e explosividade para escapar à envergadura do base dos Clippers. Este confronto deverá ser deveras interessante. Entre Wes Matthews e Avery Bradley pouco se espera já que são especialistas defensivos que se anulariam um ao outro, por isto, as suas tarefas desse lado do campo não deverão ser entre os dois, trocando assim defesas. É expectável que Matthews tenha a missão de limitar o italiano Danilo Gallinari, tarefa difícil quando o europeu está saudável. Gallinari por outro lado terá que se esforçar para conter Luka Doncic. O prodígio tem sido cada vez mais elogiado pela imprensa e ainda em 2018 parece que o prémio de Rookie do ano já está entregue. O foco do jogo, no entanto, deverá passar pelo confronto entre dois jogadores extremamente similares, Tobias Harris e Harrison Barnes. Ambos estão num bom momento de forma. Barnes parece estar de volta ao seu melhor após a lesão e Tobias é um dos jogadores mais consistentes da liga. Espera-se um confronto bastante físico entre os dois. Por fim, DeAndre Jordan volta ao Staples Center para enfrentar, caso seja opção, a sua antiga equipa e o seu substituto que tem surpreendido pela positiva, Montrezl Harrell. Dois autênticos animais de garrafão que se destacam pela sua energia. Trata-se de um verdadeiro caso de experiência vs juventude que deverá ser bastante intrigante.

No que toca a segundas unidades, o que eu disse no primeiro parágrafo sobre os Clippers serem uma força coletiva toma proporções enormes já que o banco dos californianos é incontestavelmente melhor que o dos Mavs. A presença de Lou Williams será um fator chave no encontro dado que é um dos melhores jogadores de banco da liga e a grande fonte de pontos dos Clippers (a par do melhorado Harris). O próprio Montrezl Harrell deverá sair do banco ainda que jogue minutos de titular, assim alternando com Boban Marjanovic que nos poucos minutos que joga tem um grande impacto. A defesa (e provocações) de Pat Beverley são sempre fulcrais no jogo dos Clippers. Juntando tudo isto à criatividade de Teodosic e a fisicalidade de Mike Scott e os Mavs estão claramente em desvantagem ainda que JJ Barea e Dwight Powell possam ter algo a dizer sobre isto.

Os Clippers são simplesmente a equipa mais completa ainda que os texanos possam ter a superioridade em confrontos diretos. Ainda assim, o fator casa deverá ter o seu impacto e por isto e pela análise feita acima terei que dar o favoritismo à equipa da cidade dos anjos.

Prognóstico: Vitória para os LA Clippers. Shai Gilgeous-Alexander para marcar mais de 11.5 pontos também é um mercado a explorar.


Boston Celtics vs Milwaukee Bucks
22 de Dezembro, 01:00 - TD Garden, Boston


Jogo grande em Boston! Duas das melhores equipas da conferência Este (e toda a NBA, na realidade). Os Milwaukee Bucks estão a ter das melhores épocas da história do seu franchise liderados pelo grande candidato a MVP, Giannis Antetokounmpo. Os Celtics começaram mal a época e estão a desiludir mas têm vindo a melhorar ainda que os últimos dois jogos tenham sido desapontantes. É uma "desforra" do jogo 7 dos Playoffs do ano passado que promete dar que falar.

A equipa do atlântico está algo desfalcada e isso far-se-á sentir no garrafão. Guerschon Yabusele está de fora mas não deverá fazer grande falta, Jabari Bird continua por detrás das grades e Marcus Morris será uma decisão na hora do jogo mas deverá jogar. O jogo interior dos Celtics poderá sofrer já que Al Horford não jogará e Aaron Baynes partiu ontem a mão. Do lado de Milwaukee apenas Ersan Ilyasova está em dúvida ainda que deva sair do banco.

Há uns meses a rivalidade entre Eric Bledsoe e "Scarry Terry" foi deveras curiosa mas desta vez os Celtics têm o seu líder, Kyrie Irving, de volta. Bledsoe passou mal com Rozier e com Kyrie passará ainda pior. Depois de um mau início de temporada, Kyrie tem estado absolutamente endiabrado e será a grande arma ofensiva de Boston. Por outro lado, Bledsoe deverá ser uma forte presença ofensiva neste jogo pois por muito bom que Kyrie seja a atacar o mesmo não se passa do outro lado. Na posição de Shooting Guard, Malcolm Brogdon tem feito a melhor época da sua carreira mas com Marcus Smart pela frente não se deverá esperar muito dele. Espera-se uma boa repetição da batalha Middleton/Tatum de Abril. Ambos estão uns furos abaixo de como começaram a época mas ainda assim espera-se um batalha equilibrada com Middleton a levar a melhor. O grande problema de Boston manifesta-se na posição 4 já que com Al Horford de fora ninguém parece capaz de "limitar" o grego Giannis. Brad Stevens poderá ajustar as suas táticas de maneira a limitar Antetokounmpo mas espera-se que este expluda sem nenhum defesa capaz de lhe fazer frente. As proezas de "Greak Freak" não se ficam pelo lado ofensivo e por isso podemos esperar uma noite apagado de Marcus Morris. Daniel Theis deverá assumir a titularidade e alternar com o Rookie Robert Williams que terão de abdicar do garrafão para seguir Brook Lopez pelo perímetro de maneira a tentar contestar os seus melhorados lançamentos de longa distância. Ambos Williams e Theis poderão trocar defesas com Morris numa tentativa de abrandar Antetokounmpo.

O banco dos Bucks não é, de todo, assustador. A grande fonte de produtividade da linha secundária de Milwaukee deverá partir da cara nova, George Hill. Tony Snell é uma peça útil que contribuirá com defesa e lançamento exterior e Thon Maker é historicamente produtivo contra Boston. Do lado dos Celtics o banco é um luxo. Terry Rozier tem os Bucks como a sua maior vítima, Gordon Hayward pode sempre contribuir apesar de não saber o que se esperar e Jaylen Brown deverá ter minutos de titular e espera-se dele um grande contributo se é que os Celtics querem ter alguma esperança de ganhar este jogo. A peça-chave no banco dos C's neste jogo pode parecer estranha ao leitor mas será mesmo Semi Ojeleye. O jogador de segundo ano costuma ter muitos minutos contra os Bucks já que o treinador Brad Stevens é da opinião de que este é o melhor jogador da sua equipa para conter a estrela grega da equipa de Wisconsin.

Este poderia ser um dos jogos do ano mas as ausências importantes para o jogo interior dos Celtics deverão ser demasiadas para se conseguir uma vitória. Espero uma vitória dos Bucks e um jogo absurdo de Giannis.

Prognóstico: Vitória para os Milwaukee Bucks e Giannis Antetokounmpo a explodir.


Philadelphia 76ers vs Toronto Raptors
23 de Dezembro, 00:30 - Wells Fargo Center, Filadélfia


É muito jogo bom num só fim-de-semana! Desta vez mantemo-nos dentro da divisão atlântica para um encontro entre a elite da conferência Este. A atual equipa com o melhor registo da NBA contra uma equipa que promete vir a ser uma dinastia.

A equipa de Filadélfia tem já 3 baixas confirmadas para o encontro deste sábado. Justin Patton ainda não registou qualquer minuto pela equipa após acompanhar Jimmy Butler na troca que os fez vir de Minnesota. Zhaire Smith ainda não se estreou na NBA depois de ter partido uma perna e Markelle Fultz nem Deus sabe o que se passa com o rapaz. Do lado de Toronto apenas uma baixa, Jonas Valanciunas, com um polegar partido que deverá estar ausente por um bom tempo.

O confronto direto entre Point Guards é sempre mais difícil de avaliar quando falamos dos 76ers já que têm um PG que é o dobro do seu adversário. Ben Simmons faz quase tudo bem (e todos sabemos bem onde é que ele falha). Normalmente, o australiano está em vantagem em relação a quem tem pela frente, no entanto, neste sábado deverá ser defendido por um dos melhores defesas de sempre na forma de Kawhi Leonard. Dito isto, Simmons será vítima de um sufoco constante e não deverá fazer dos seus melhores jogos. O mesmo pode ser dito sobre Kyle Lowry que terá Simmons pela frente e parte desde já em desvantagem. Lowry tem estado numa má fase recentemente e não deverá melhorar neste jogo. De seguida, uma batalha de lançadores certeiros entre JJ Redick e Danny Green. Redick terá que estar no seu melhor para escapar à boa defesa do ex-Spur. Green terá que ter uma atenção especial dado que Redick é um dos melhores da liga a movimentar-se por entre bloqueios. Os matchups deste jogo são deveras interessantes, e se Kawhi Leonard irá sufocar Ben Simmons, o próprio Kawhi não terá uma noite fácil com Jimmy Butler pela frente. Jimmy voltou recentemente de lesão e, com Kawhi virando as suas atenções para Simmons, poderá ser a grande arma ofensiva da equipa da "City of brotherly love". Nada será simples para Jimmy já que terá pela frente outro grande defensor em Paskal Siakam que é um dos candidatos a jogador com melhor evolução este ano. Nos Sixers, Wilson Chandler deverá ter um jogo bastante apagado já que dificilmente terá muita bola e será esmagado pela defesa fantástica dos Raptors. Por fim, duelo de gigantes entre Embiid e Ibaka. Duas das melhores exportações do continente africano batalharão num matchup que promete ser física e bem aceso. Ibaka terá que estar no seu melhor para limitar um imparável Embiid. O camaronês terá uma noite difícil contra uma das melhores defesas da liga.

Os Raptors têm um dos melhores bancos da liga. Entre a perícia defensiva de VanVleet, o tamanho e defesa de OG Anunoby, o jogo equilibrado de Delon Wright e capacidade de lançamento de CJ Miles Toronto tem várias opções na sua segunda linha. Já os Sixers contam com uma das piores segundas unidades das 30 equipas. McConell tem um ou outro bom jogo de vez em quando e Landry Shamet tem sido uma surpresa mas é um dos piores bancos da liga.

A equipa dos Sixers obriga à mudança de defesas mas acontece que enfrentam uma das mais temíveis defesas da liga. Não é por acaso que os Raptors têm o melhor registo da NBA e deverão contar com mais uma vitória. Os Sixers têm sido criticados por não aparecer em grandes jogos e duvido que isso vá mudar.

Prognóstico: Vitória para os Toronto Raptors.


Sem comentários:

Enviar um comentário