1 de fevereiro de 2019

Premier League - 25ª Jornada - Antevisão

Fechada a janela de transferências e a última oportunidade de fazer ajustes, a Premier League entra na sua fase decisiva. Fiquem com uma antevisão de alguns jogos desta 25ª jornada daquela que é uma das melhores ligas do globo!


Cardiff City vs AFC Bournemouth
Sábado, 2 de Fevereiro, 17:30 - Cardiff City Stadium, Cardiff


História principal: Com uma vitória caseira por 4-0 frente ao Chelsea no seu registo, o Bournemouth cimenta cada vez mais o seu estatuto como osso duro de roer, causando problemas à maioria dos seus adversários. Apenas traídos por um calendário pouco favorável, a equipa de Eddie Howe mantém-se sólida e não dá sinais de abandonar a luta pela primeira metade da tabela.

Do lado da casa estará o Cardiff, o representante galês na Premier League. Possivelmente ainda abalados pela notícia que dominou a segunda metade do mercado de transferências que agora findou, o caso de Emiliano Sala, os homens de Neil Warnock não se encontram numa posição invejável e não é fácil imaginar este conjunto a disparar pela tabela acima. É verdade que colocaram alguns problemas ao Arsenal, na sua última partida, mas a equipa de Unai Emery não é aquilo a que se pode chamar um exemplo de consistência, pelo que ficam algumas dúvidas acerca da capacidade da turma galesa para parar os Cherries.


Ponto de vista: Como tem sido habitual, o Bournemouth deverá manter-se fiel ao seu estilo contra-atacante. Com jogadas rápidas e objectivas e espaços bem fechados nas linhas mais recuadas, a equipa orientada por Eddie Howe sabe como causar dores de cabeça aos seus adversários, embora seja de notar que esta abordagem se mostra muito mais eficaz nos jogos caseiros do que em partidas realizadas fora do Vitality Stadium.


Precisando de pontos e tendo em conta que enfrenta um adversário que não pertence à elite da Premier League, o Cardiff deverá mostrar-se mais ousado do que o habitual, abrindo espaços que serão devidamente aproveitados pelos visitantes. Se a equipa da casa almeja conseguir pontos neste encontro, terá que encontrar uma forma de lidar com a rapidez e eficácia letais do seu adversário, algo que não será tarefa fácil.


Prognóstico: 3 pontos para o Bournemouth. O jogo não será fácil, até porque, como foi referido, o Cardiff precisa desesperadamente de pontos e vão fazer os possíveis para o conseguir. No entanto, no final dos 90 minutos, creio que a maior objectividade e organização dos Cherries acabará por fazer com que saiam vencedores.



Sugestões para apostadores: +2,5 golos, golos para ambas as equipas e Bournemouth para marcar +1,5 golos. Para os mais ousados, resultado correcto de 1-2 e golos para King e/ou Wilson.



Leicester City vs Manchester United
Domingo, 3 de Fevereiro, 14:05 - King Power Stadium, Leicester


História principal: Nada dura para sempre, pelo que a série vitoriosa de Solskjær chegou ao fim. Não é, no entanto, um ponto ao qual os seus adversários se devem agarrar, até porque as melhorias são visíveis e não terá sido um empate frente ao Burnley a deitar por terra os jogos anteriores. Um jogo em Leicester não é o encontro mais fácil que os Red Devils poderiam querer, mas possuem todos os argumentos para voltar a casa com os 3 pontos na bagagem.

A receber os homens treinados pelo baby-faced assassin*, está o Leicester, cujo seu último jogo foi precisamente frente ao mui-temido Liverpool de Jürgen Klopp, partida essa que terminou com um empate a uma bola e com sinal positivo para a exibição dos Foxes. Tendo capacidade de colocar dificuldades aos seus adversários, a equipa do Leicester tem-se a si mesma como a sua maior inimiga, por não consegue manter uma série de resultados consistentes, algo que o seu adversário fará por explorar.


Ponto de vista: Contrastando com os tempos de Mourinho, o United de Solskjær mostra um estilo mais vistoso, ofensivo e com maior qualidade futebolística e não deverá abdicar desses princípios, isto apesar de ser a equipa visitante num terreno que se revela um pouco complicado. Acredito, no entanto, que esta postura positiva só trará mais benefícios a este United, pelo que faz todo o sentido que a mantenham.

Quanto ao Leicester, os homens de Claude Puel deverão abordar o jogo da mesma forma que abordaram outras partidas frente a adversários de qualidade superior, apostando num jogo mais baseado no contra-ataque. Deverão disputar os lances com bastante intensidade e pressionar o adversário logo no início do meio-campo para conter o seu ímpeto atacante e para se encontrarem numa melhor posição para aproveitarem potenciais erros cometidos pelos jogadores dos Red Devils.

Creio que a partida será algo dividida, com ambas as equipas a terem os seus momentos positivos durante os 90 minutos, sem que haja um claro domínio de um dos lados. O conjunto vencedor deverá ser aquele que se colocar mais cedo numa posição que lhe permita gerir o jogo.


Prognóstico: Acredito numa vitória do Manchester United, ainda que pela margem mínima. Dito isto, como se trata de uma partida difícil, um empate também não me surpreenderia.


Sugestões para apostadores: Manchester United para marcar +1,5 golos, existência de golo de cabeça e pelo menos 1 golos nos últimos 15 minutos da partida. Para os mais ousados, Pogba e/ou Lukaku para marcar, empate ao intervalo e 1-2 como resultado correcto.

* Trata-se de uma alcunha atribuída pelos adeptos do Manchester United a Ole Gunnar Solskjær durante os seus tempos de jogador.


Manchester City vs Arsenal
Domingo, 4 de Fevereiro, 16:30 - Etihad Stadium, Manchester


História principal: Por mais fortes que sejam, a verdade é que os homens de Guardiola têm falhado em alguns dos momentos chave da actual temporada, arriscando-se a ver o Liverpool ganhar o tão cobiçado troféu. Foi mais um resultado fruto de um grave problema dos Citizens, que insistem em relaxar demasiado frente a equipas que consideram mais fracas. Não fosse o deslize do Liverpool frente ao Leicester, as consequências poderiam ter sido piores.

Quanto ao Arsenal, já foi dito que não parece existir grande diferença entre Emery e Wenger, pelo menos a nível de resultados. Na Premier League é necessário manter os níveis de concentração no máximo e ser bom em todos os sectores, algo que este Arsenal não é. Descurando demasiado a defesa, os Gunners acabam por sofrer mais do que seria expectável, perdendo alguns encontros de forma desnecessária. Os jogos frente a equipas grandes obrigam a diferentes estratégias, é certo, mas a organização defensiva continuará a ser um problema que Emery terá que resolver.


Ponto de vista: Seriedade, empenho e respeito são as chaves do sucesso caso Guardiola queira vencer o Arsenal e continuar na luta pelo título. Ninguém duvida da superioridade do City, mas o Arsenal, apesar da sua inconsistência, já mostrou que não tem medo de aproveitar momentos menos bons dos seus adversários. Creio, no entanto, que Guardiola não estará satisfeito com o relaxamento excessivo dos seus jogadores, pelo que devemos ver um City mais objectivo e concentrado.

Acredito que o jogo do City passe por manter o controlo da posse de bola e pressionar alto, sempre com grande intensidade. Sabendo que o Arsenal não possui muita qualidade nas suas linhas mais atrasadas e tem alguma dificuldade na circulação do esférico, os anfitriões deverão tomar iniciativa do jogo e evitar que o Arsenal tente fazê-lo.

Quanto ao Arsenal, terão que saber fechar os espaços nas suas linhas mais recuadas para evitar um atropelamento. Conseguindo-o, aplicar alguma pressão na equipa de Guardiola poderá abrir espaços e dar aos homens de Emery algum terreno para importunar a equipa da casa.


Prognóstico: Vitória para o City.  Não existe margem de erro e, para todos os efeitos, a equipa de Guardiola parece estar mais confortável neste tipo de jogos, onde sabe que tem que se exibir ao mais alto nível. Não creio que o Arsenal tenha grandes hipóteses de sair com um resultado positivo, ainda que tal não se possa descartar na totalidade.


Sugestões para apostadores: +1,5 golos para o City, City a vencer ao intervalo e City vencedor sem sofrer golos. Para os mais corajosos, Aguero e/ou Sterling na lista de marcadores, City para vencer por 2 ou mais golos e resultado correcto de 3-0.


West Ham United vs Liverpool
Segunda-feira, 4 de Fevereiro, 20:00 - London Stadium, Londres


História principal: Após desperdiçarem uma oportunidade de ouro para se isolarem no primeiro posto, o Liverpool desloca-se a Londres para defrontar um West Ham que atravessa um momento menos bons. Os Reds não têm desculpa para não sair deste encontro sem a vitória, até porque com o City a defrontar o Arsenal, esta poderá ser uma boa chance de corrigir o erro cometido frente ao Leicester.

Quanto aos Hammers, montanha-russa é um termo que define a sua época. Ora conseguem uma boa série de resultados e exibições, ora voltam a um estilo mais fraco e com resultados a condizer. Estando novamente na segunda fase, esta não é a melhor altura para defrontar o melhor Liverpool das últimas décadas.


Ponto de vista: O registo histórico dos Hammers frente ao Liverpool é tudo menos brilhante. Como se tal não bastasse, a forma como a equipa de Pellegrini encara o jogo vai ao encontro daquilo que as equipas de Klopp gostam de enfrentar, fechando mal os espaços e apresentado falhas na concentração. A vitória não está garantida, claro, mas bastará empenho e insistência por parte dos Reds para vencer o encontro sem grandes problemas.

Outro factor a ter em conta é o facto de o West Ham nunca jogar realmente em casa desde que se mudou para o London Stadium. Apesar do apoio que recebe dos seus adeptos, o perfil do estádio faz com que o ambiente não consiga atingir os níveis do velho Upton Park, tornado o jogo mais fácil para os adversários. Com tudo - ou quase tudo - contra si, os Hammers terão que se focar em defender de forma sólida se pretendem conseguir pontos. Apenas um Liverpool apático e totalmente diferente daquilo a que estamos habituados poderá perder este jogo.


Prognóstico: Vitória tranquila para o Liverpool. Qualquer outro resultado acontecerá apenas por culpa própria, pois este West Ham não está à altura do desafio.


Sugestões para apostadores: Liverpool a vencer ao intervalo, +2,5 golos para o Liverpool e handicap -1,5 também para os Reds. Para os mais ousados, Salah e Firmino na lista de marcadores e 0-4 como resultado correcto.

Sem comentários:

Enviar um comentário