23 de junho de 2018

ANTEVISÃO: Alemanha x Suécia


Depois do surpreendente desaire na 1ª ronda, a Mannschaft joga hoje uma cartada decisiva na luta pelo apuramento. O seu adversário, a Suécia, já somou 3 pontos e o México pode dobrar essa mesma pontuação na partida frente à Coreia do Sul. O confronto está marcado para as 19h deste sábado (dia 23), em Sochi.


Era, de alguma forma, esperado que a Alemanha tivesse um slow start neste Campeonato do Mundo, uma vez que já não se encontram no seu melhor há algum tempo. Ainda assim, estamos habituados a que esta Seleção mude o chip para a alta competição com bastante facilidade, mas a verdade é que mostraram estar uns quantos furos abaixo, não só pelo resultado, mas também pela própria exibição que foi toda ela muito apática. 

A equipa entrou "morta" em campo e foi completamente sucumbida pela velocidade e garra dos mexicanos. Apenas e só quando o adversário - como é natural - baixou a intensidade de jogo, foram capazes de circular a bola e impor o seu domínio. Notou-se uma clara falta de fluidez, com os jogadores muito presos de movimentos e sem a largura necessária, principalmente dos laterais, para desmontar a defesa contrária. Consequência disto mesmo, a solução passa por bombear a bola para os homens mais adiantados como Werner, Müller ou ainda Gomez, mas os resultados são os que se vêem.

No entando, a partida com a Suécia parece ser o momento ideal para "dar um pontapé na crise". Os suecos são um conjunto com valor, bons jogadores, muito equilibrado, mas pragmático/estático em demasia - a chamada equipa "robótica". A filosofia de defender a todo o custo e não correr riscos no ataque é levada demasiado a sério e, caso se consigam colocar em vantagem, são uma muralha extremamente difícil de perfurar porque defendem essa mesma vantagem com tudo o que têm. A forte capacidade para o jogo aéreo é , também ela, uma das principais razões para explicar esta postura dentro das 4 linhas.

Prova do que acabamos de referir, foi o desenrolar do encontro com a Coreia do Sul. Os suecos fizeram uma grande primeira parte, baseada numa mentalidade ofensiva e numa boa conexão entre setores, e apesar do golo ter nascido de grande penalidade, a verdade é que podiam lá ter chegado por diversas ocasiões em jogo corrido. Todavia, o golo teve o efeito esperado na equipa e baixaram de forma drástica as suas linhas, defendendo o 1-0 até ao final e não saindo sequer em contra ataque, acabando, inclusive, por sofrer momentos de grande aperto sem qualquer tipo de necessidade.

Prognóstico: Quanto ao jogo de hoje, entrarão as 2 seleções em momentos de forma mais questionáveis, mas parece-nos que a Alemanha terá a vantagem de ser uma equipa que se adapta mais facilmente ao estilo da outra. É esperado que assumam a posse de bola, fazendo-a circular no meio campo adversário e pautando o ritmo da partida a seu belo prazer. O resultado final irá depender da "vontade" e do empenho dos próprios alemães, ou, em caso de vacilo, podem mesmo dizer adeus ao Mundial.

No campo das apostas, estamos confiantes que a Alemanha irá encontrar o caminho do golo pelo menos 2 vezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário