22 de junho de 2018

ANTEVISÃO: Suiça x Sérvia

Suiça e Sérvia foram as seleções mais satisfeitas do grupo E após término da 1ª ronda. Enquanto que os primeiros conseguiram conter o Brasil - o grande favorito a vencer o grupo - e segurar o empate, os sérvios lograram garantir os 3 pontos frente à Costa Rica. Esta partida, que pode muito bem dar-nos um dos apurados, está marcada para as 19h desta sexta feira (dia 22), em Kaliningrado.


Apesar do excelente resultado frente à canarinha, os suíços deixaram-nos com algumas dúvidas relativamente àquele que será o "esquema" para atacar os 2 primeiros lugares deste grupo, visto que não temos a certeza se eles conseguem ou não mudar o chip. A equipa pareceu sempre presa de si mesma nos movimentos ofensivos e, como era de esperar, saiu muito poucas vezes em contra ataque corrido. As chances que foram criadas partiram, sim,  de ataques organizados, em bloco, e com extrema cautela na hora de arriscar o último passe. Percebe-se, contudo, que fosse mais importante não perder, do que procurar a vitória de forma mais ousada.

Se a Suiça nos despertou alguma estranheza, o caso da Sérvia é ainda menos "palpável". A Seleção conta com uma data de boas figuras como Matic, Tadic, Milinkovic-Savic, Kolarov, Ivanovic, entre outros, mas teimam em praticar um futebol muito pobre. Jogo sempre muito lento, pausado, sem rasgos de criatividade e fio coletivo na construção ofensiva... nem vê-lo. Em suma, é uma equipa que age demasiado em virtude daquilo que o adversário permite mas que, ainda assim, podem subir de patamar pela força da sua "montra" individual.

Mais uma vez, como em tantas ocasiões temos visto neste Mundial, assistiremos a um duelo entre aquilo que é o esforço coletivo e consistência tática, e aquilo a que chamamos "cada um por si e Deus por todos". Acreditamos, por isso, que a Suiça dificilmente sairá derrotada do encontro e que os sérvios terão tremendas dificuldades em jogar entre linhas e em ligar o seu meio campo ao homens mais adiantados. É verdade que o risco é um pouco maior, mas diríamos mesmo que a Suiça irá garantir a sua 1ª vitória nesta competição e, assim, confirmar o seu favoritismo.

Para os apostadores que gostam de "invadir" mercados mais precisos, +1,5 golos na partida e empate ao intervalo parecem ser bons alvos.

Sem comentários:

Enviar um comentário