25 de junho de 2018

ANTEVISÃO: Portugal x Irão


Após excelente exibição diante da rival Espanha, que resultou num histórico empate a 3, Portugal desiludiu e muito na 2ª ronda. Apesar da "magra" vitória, é justo dizer que a partida foi praticamente toda dominada pela equipa marroquina (41ª classificada no ranking FIFA). O último adversário desta fase de grupos é o Irão e o encontro está marcado para as 19h desta segunda feira (dia 25), em Mordóvia.


A Seleção portuguesa ficou a dever muito de si mesma depois do embate com Marrocos. As coisas simplesmente não funcionaram e o único aspeto positivo a retirar foi mesmo o resultado final. Cristiano Ronaldo deu o mote, com um golo madrugador, para aquele que poderia ser um resultado folgado e que serviria as aspirações portuguesas, mas as alegrias ficaram-se mesmo por aí. A equipa deixou de ligar os seus setores, de criar e manter a posse de bola, e aquilo a que assistimos foram a longos minutos de sufoco por parte do adversário.

Marrocos, tal como se previa, entrou em campo com uma só ideia - se perderem, estão fora do Mundial - e conseguiram mesmo transformar a determinação em futebol jogado. Sempre muito atrevidos, com uma pressão altíssima e de boa qualidade, e com os olhos postos na baliza, foram um autêntico "osso duro de roer". Ainda assim, o talento individual não é o mais apurado e, também por isso, não foram capazes de traduzir em golos todo o esforço e garra que colocaram no relvado.


Rui Patrício, Pepe e Cédric foram mantendo a ordem no setor defensivo já que, daí para a frente, poucos foram os lances que se aproveitaram/criaram. A Seleção Iraniana, ao contrário dos marroquinos, é mais conhecida pela sua organização defensiva do que pelo seu atrevimento no último terço. Esta premissa faz-nos crer que Portugal irá ter maior liberdade e mais espaço para circular a bola mas, caso mantenha a falta de intrusão evidenciada no último desafio, irá ter ainda mais dificuldades em "furar" a muralha adversária.


Prognóstico: O confronto entre Irão e Espanha é um bom "filme" para retratar aquilo que se pode passar no jogo de hoje. Os espanhóis, também eles, encontraram uma forte oposição e, caso o golo de Diego Costa não tivesse surgido da forma como surgiu - bastante fortuita, diga-se - o resultado poderia ter sido bem mais negativo. A paciência irá ser um fator chave para o bom desenrolar da partida, tendo em conta que as oportunidades podem demorar a aparecer e os homens de Carlos Queiroz podem fechar-se cada vez mais no seu meio campo.


Esperamos, todavia, que a experiência e o susto do último jogo tenha acordado a Seleção portuguesa para o que resta da competição. Jogadores como Bernardo Silva e João Mário, ou mesmo Gelson Martins, poderão ter especial papel no desenrolar dos acontecimentos devido às suas capacidades para desequilibrar e desbloquear linhas de passe em curtos espaços de terreno.


A nossa previsão é que, mais cedo ou mais tarde, Portugal irá garantir a vitória e consequente qualificação para os oitavos de final. A Seleção das Quinas a marcar na 1ª parte e a faturar +1,5 na partida também nos parecem boas apostas - necessidade de golear para assegurar o 1º lugar do grupo. Cristiano para "molhar a sopa" também nunca será de descartar.

Sem comentários:

Enviar um comentário