24 de setembro de 2018

MLS 30ª - Jornada - Resumo

New York Red Bulls 2-0 Toronto FC

Fonte: Twitter @NewYorkRedBulls

Vontade de lutar e espírito foram algumas das características da equipa de Toronto que se apresentou na casa dos Red Bulls. No entanto, aliado à sua tradicional fragilidade defensiva, isso acabaria por não ser suficiente perante a maior maturidade e frieza da formação anfitriã.

A partida foi, no geral relativamente dividida e bem disputada, com ambas as equipas a lutarem pelos seus objectivos. Apesar disso, boa parte da acção (e todos os golos) apenas se mostrou no segundo tempo, sendo que o primeiro passou sem grande fanfarra.

Aos 70 minutos, Wright-Phillips mostrou o porquê de ser um elemento extremamente valioso para os Red Bulls, ao disputar uma bola aérea com Alex Bono, causando a confusão necessária para que Kaku pudesse fazer o 1-0. Não terá sido o golo mais bonito da história do futebol, mas foi precisamente o que os Bulls necessitavam.
Toronto ainda tentou responder e dispôs de algumas boas oportunidade, mas Robles - este bem mais fiável do que o ex-Bloco de Esquerda detentor do mesmo nome - esteve à altura do desafio e manteve as suas redes protegidas.
Já no período de compensação, Etienne Jr., entrado na 2ª parte, acabaria por fazer o 2-0 (este sim, um golo bem mais apelativo) e estabelecer o resultado final.

Com esta vitória, os Bulls continuam na luta pela Supporters' Shield, sendo que o seu próximo jogo é precisamente contra Atlanta... e sem Bradley Wright-Phillips, que terá que cumprir um encontro de suspensão devido a acumulação de cartões amarelos.
Quanto a Toronto, se já não era óbvio, cremos que esta derrota acaba de vez com alguma esperança que este conjunto ainda tivesse relativamente aos playoffs.

Análise de prognóstico: Correcto. Previmos que os Bulls se iriam superiorizar a Toronto e assim o fizeram. Os canadianos tentaram complicar a tarefa aos seus adversários, mas isso acabou por não ser suficiente. 

Atlanta United 2-0 Real Salt Lake

Fonte: Twitter @ATLUTD

Salt Lake defendeu, Salt Lake tentou, e Salt Lake não conseguiu. Assim se resume, em boa parte, o encontro disputado no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, onde a equipa da casa acabou por se superiorizar, com toda a naturalidade, a um conjunto teimoso e que vinha com ideias de se mostrar como um osso difícil de roer.

Durante o primeiro tempo, ainda existiram algumas dúvidas em relação ao que seria o resultado final. Não tanto pela excelente exibição de Salt Lake, mas porque o conjunto da casa mostrava-se capaz de tudo menos marcar golos.  No entanto, todas essas dúvidas se desvaneceram assim que Gressel, aos 37 minutos, colocou Atlanta na frente do marcador, com um golo de belo efeito. Estava feito o 1-0, e seria esse o resultado ao intervalo.

A 2ª parte começou com uma equipa de Atlanta um pouco adormecida, o que deu a Salt Lake a hipótese de mostrar serviço. No entanto, Savarino acabaria por ter demasiada pontaria e a bola acabou no poste da baliza de Guzan. Esta ressurgência de Salt Lake acabaria por ser contrariada aos 60 minutos, quando um remate de Tito Villalba ressaltou no poste e nas costas de Nick Rimando, fazendo o 2-0 para os da casa. Algo inglório, poderia dizer-se, mas é assim o futebol.
Após esse momento, com Salt Lake pouco mais mostrou, e Atlanta, possivelmente a pensar já na próxima partida, também pouco fez para que o encontro voltasse a mostrar evidenciar grande emoção, pelo que o resultado não sofreria mais alterações.

Com esta vitória, Atlanta mantém a sua vantagem de segurança para os Red Bulls, algo que pode ser importante, especialmente tendo em conta que o seu próximo encontro é precisamente no campo do seu mais directo concorrente pela Supporters' Shield.
Para Salt Lake, esta derrota não é propriamente problemática, pois ainda conservam 5 pontos de vantagem sobre os Galaxy, a primeira equipa abaixo da linha dos playoffs. Dito isto, é precisa alguma atenção para os encontros que se seguem.

Análise de prognóstico: Correcto. Apesar de alguns calafrios no início do 2º tempo, Atlanta superiorizou-se ao seu adversário sem grandes problemas.


Montreal Impact  1-1 New York City FC

Fonte: Twitter @NYCFC

Os jogadores de Montreal não terão ficado propriamente satisfeitos com o resultado, já que a sua situação e exibição pediam algo mais. Já para o seu adversário, 3 pontos seriam preferíveis a 1, mas o seu desempenho não merecia muito mais.

Com ambas as equipas a não poderem perder pontos, o jogo prometia ser minimamente emocionante, mas não foi isso que se verificou. Nenhum dos conjuntos arriscou demasiado, sendo que Montreal revelou alguma desorganização nas suas linhas mais recuadas (ainda que a forma como limitaram David Villa seja de elogiar), e apesar do maior domínio ofensivo e melhor qualidade de jogo por parte dos canadianos, o resultado acabaria por ser mesmo um empate a uma bola, fruto de um auto-golo de Camacho (17') e um golo Azira (27'), definindo o desfecho final ainda durante o decorrer da primeira parte.

A segunda parte não foi muito diferente, e nenhuma das equipas acabaria por marcar o golo que daria os tão desejados 3 pontos.

Com este empate, pouco ou nada mudou para estas duas equipas. New York continua a sua série de resultados fracos, sendo que a ameaça de Columbus é agora bem real.
Quanto a Montreal, muito ficará decidido no seu jogo frente a D.C., pelo que a sua posição no grupo de equipas candidatas aos playoffs ainda é bastante insegura.

Análise de prognóstico: Maioritariamente correcto. Montreal confirmou o seu favoritismo mostrando alguma superioridade durante os 90 minutos. No entanto, e tal como referimos, o encontro poderia acabar por pender para qualquer um dos lados, pelo que o empate se ajusta à nossa antevisão.


Vancouver Whitecaps 1-2 FC Dallas

Fonte: Yuma Sun

Terá Dallas, finalmente, entrado nos eixos? Não tendo sido a sua melhor exibição de sempre, Dallas revelou eficácia e resiliência, acabando por merecer a vitória que obteve. Já os Whitecaps, que parecem ter atirado ao lixo as suas esperanças de chegar aos playoffs, só se podem culpar a si mesmos por ter desperdiçado a vasta maioria das chances de que dispuseram e por falharem clamorosamente no que toca a organização defensiva em lances de bola parada.

A primeira parte mostrou uma equipa dos Whitecaps mais agressiva e decidida, sempre à procura do golo. No entanto, apesar das várias oportunidades, acertar com a baliza não parecia estar nos planos da formação canadiana, sendo que isso acabaria por revelar-se fatal.
Aos 42 minutos, na sequência de um livre marcado por Urruti, Mosquera acabaria por beneficiar da fraca abordagem defensiva ao lance por parte dos Whitecaps e fazer o 0-1 para FC Dallas. Um pouco contra a maré, os texanos chegavam ao intervalo na liderança.

O segundo tempo trouxe menos Vancouver e mais Dallas, ainda que sem domínio por parte dos forasteiros. Dito isto, acabariam mesmo a ser os da casa a empatar a partida, através de um excelente cabeceamento de Kei Kamara, aos 66 minutos. Mas Dallas tinha outras ideias, e aos 87 minutos, na sequência de um canto, Matt Hedges, perante a total apatia da defesa canadiana, aparece ao segundo poste para finalizar e dar os 3 pontos à sua equipa.
Estava feito o 1-2 e assim terminaria o jogo, com uma vitória importantíssima para a equipa do Lone Star State.

Com esta vitória, e beneficiando da derrota de SKC, Dallas ascende ao 1º lugar da conferência oeste. Se o conseguirão manter, isso já são contas de outro rosário.
Já Vancouver, cremos ter terminado aqui a sua época no que à luta pelos playoffs diz respeito. Embora a diferença para Seattle seja curta, a inconsistência dos Whitecaps deverá deitar tudo a perder.

Análise de prognóstico: Abordagem Correcta. Antevimos um encontro com um resultado de difícil previsão e com Vancouver a mostrar favoritismo caseiro, mas sem descartar uma vitória texana. Foi precisamente isso que se verificou, com os Whitecaps a mostrarem algum domínio mas com a vitória a sorrir ao seu adversário. Como bónus, Kei Kamara acabou mesmo por marcar e o jogo teve mais de 2,5 golos.

Outros Resultados


Los Angeles FC 2-0 San Jose Earthquakes
Columbus Crew 2-1 Colorado Rapids
New England Revolution 2-2 Chicago Fire
Orlando City 0-0 Houston Dynamo
Minnesota United 3-2 Portland Timbers
Philadelphia Union 2-0 Sporting Kansas City
Los Angeles Galaxy 3-0 Seattle Sounders


Sem comentários:

Enviar um comentário