28 de setembro de 2018

MLS - 31ª Jornada - Antevisão

Saudações, camaradas! A corrida pelo post-season e pela cobiçada Supporters' Shield está ao rubro! Assim sendo, trazemo-vos quatro partidas que podem ter grandes implicações naquilo que é uma das mais emocionantes fases da época do soccer americano! E sim, até incluímos um jogo dos Galaxy, só mesmo para não dizerem que não gostamos deles!




Seattle Sounders vs Colorado Rapids
(29 de Setembro, 21:00 - Centurylink Field, Seattle, WA)



História principal: Após o abrupto fim da sua série vitoriosa, os Sounders preparam-se para receber os Rapids, num encontro em que perder pontos não é opção, não vão os seus adversários mais directos conseguir resultados favoráveis e complicar aquilo que parecia, até há duas semanas atrás, uma inabalável e imparável corrida aos playoffs.

O nosso ponto de vista: A posição e forma recente da equipa de Colorado fala por si, são o conjunto mais fraco neste desafio (e um dos mais fracos da liga). Sem mais objectivos esta época, os Rapids jogam aqui o seu orgulho, ainda que a sua falta de organização não deixe antever grandes hipóteses para esta equipa. No entanto, note-se que a capacidade desta equipa para não deixar os seus adversários jogar - ficando com a bola mas fazendo absolutamente nada com ela - poderá ter o seu mérito caso os Sounders acusem algum nervosismo.

Será esse, de resto, o maior inimigo da equipa de Seattle. Mesmo sem Harry Shipp e com Chad Marshall ainda em dúvida, os Sounders têm todos os argumentos para vencer os Rapids. São mais fortes, mais organizados e possuem uma legião de adeptos que tornam qualquer jogo em Seattle um verdadeiro pesadelo para as equipas adversárias. Conseguindo manter a cabeça no lugar e não deixando os receios de um possível deslize afectar a equipa, o conjunto orientado por Brian Schmetzer tem todas as condições para vencer este encontro, para não dizer obrigação.

Prognóstico: Vitória caseira para os Sounders. Em condições normais, é complicado ver os Rapids a conseguirem um resultado positivo em Seattle, para não referir que o histórico favorece, e de que maneira, a equipa anfitriã.

Quanto a golos, +2,5 poderá ser algo a considerar caso o encontro corra de feição ao conjunto da casa. Recomendamos alguma atenção a essa parte.

Notas de Interesse
  • Em 23 partidas realizadas entre as duas equipas, Seattle venceu por 16 vezes, enquanto os Rapids apenas o conseguiram em 5 ocasiões.
  • No último jogo realizado entre as duas equipas, neste estádio, os Sounders venceram por 3-0
  • Seattle venceu os últimos 5 encontros entre as duas equipas, sendo que apenas uma das partidas não teve mais do que +2,5 golos.
  • Os Sounders marcam, em média, 1,6 golos por casa jogo no Centurylink Field, sofrendo apenas 0,9.
  • Colorado marca 0,7 golos por cada jogo realizado fora de portas, sofrendo 1,9 na mesma situação.

D.C. United vs Montreal Impact
(30 de Setembro, 00:00 - Audi Field, Washington, D.C.)


História principal: Embora com 2 jogos em atraso em relação à equipa que recebem, os D.C. entram para este jogo a saber que uma vitória oferece uma oportunidade de ouro na luta pelos playoffs, enquanto que uma derrota pode deitar tudo a perder. O mesmo se pode dizer do seu adversário, que sabe que perder pontos neste encontro pode significar o início do fim do sonho.
Com ambas as equipas a dar o tudo por tudo, estaremos perante uma partida emocionante - pelo menos assim o esperamos!

O nosso ponto de vista: O renascimento de D.C., nesta segunda metade de época, mostra uma equipa com alguma qualidade e que vai melhorando de semana a semana. Mesmo não sendo aquilo a que chamaríamos de candidatos ao título (ainda que tudo possa acontecer nos playoffs), este conjunto já mostrou que é capaz de se superiorizar a equipas de maior valor e de obter resultados positivos em terrenos complicados. Tudo parece alinhar-se quase na perfeição para esta equipa, especialmente tendo em conta que estarão consideravelmente mais frescos que o seu adversário.

Montreal chega a este encontro com uma tarefa complicada. Não sendo superiores aos anfitriões e com um registo forasteiro bastante negativo, a situação não parece nada favorável aos canadianos, que, aliás, mostram alguma propensão para cometer alguns erros nas suas linhas mais recuadas.
Mesmo sem grandes ausências a registar, os homens de Rémi Garde terão que trabalhar muito para vencerem este encontro. Missão impossível? Não, de forma alguma, mas não será nada fácil.

Prognóstico: Vitória para a equipa da casa. Reconhecemos que Montreal tem as suas hipóteses, mas o favoritismo está, em grande parte, com os D.C., especialmente se jogadores como Piatti e Taider forem anulados pela defensiva da casa.

Quanto a golos, +2,5 é uma possibilidade, até porque nenhuma das equipas quererá um empate, o que implica procurar a baliza adversária. Para os mais aventureiros, considerar um golo para Acosta ou Mattocks poderá ser algo a ter em conta.

Notas de Interesse
  • D.C. não venceu nenhum dos últimos 5 jogos realizados entre as duas equipas, tendo perdido 3.
  • Em 4 encontros realizados em Washington, Montreal apenas venceu 1, contra 3 da equipa anfitriã. 
  • No geral, em 16 jogos realizados entre ambas as equipas, registam-se 5 vitórias para cada uma.
  • D.C. marca 2,1 golos por cada jogo realizado em casa, sofrendo 1,2.
  • Já Montreal factura 1,1 golos por cada jogo realizado fora de portas, sofrendo 2,1 na mesma situação.

Los Angeles Galaxy vs Vancouver Whitecaps
(30 de Setembro, 03:00 - StubHub Center, Carson, CA)


História principal: Fruto das duas derrotas dos Sounders, uma delas às mãos dos Galaxy - agora orientados por Dominic Kinnear - este encontro pode definir uma variedade de cenários. O que é certo é que nenhuma destas equipas pode perder pontos caso ainda tenha sérias esperanças de atingir os playoffs.
Mais uma partida a acompanhar!

O nosso ponto de vista: Se já conhecemos bem os Whitecaps - quase tão inconsistentes como um tradicional governo português, com a diferença que os Caps não mexem com os impostos - os Galaxy de Dominic Kinnear poderão ser uma espécie de incógnita. Não esperamos ver mudanças extraordinárias da noite para o dia, mesmo considerando que Sigi Schmid já parece estar um pouco para lá do seu tempo, mas existe a possibilidade de esta mudança trazer alguma estabilidade à equipa das estrelas.

Dito isto, é importante reforçar também que os canadianos chegam a este jogo já sem Carl Robinson, tendo este sido demitido após a derrota com Dallas. Se esta situação poderá trazer mais estabilidade aos Whitecaps? Talvez, mas acreditamos que talvez seja demasiado cedo para tal impacto, especialmente se um tal de Zlatan Ibrahimovic tiver algo a dizer em relação ao resultado final deste jogo.

De resto, ambas as equipas chegam a este encontro na máxima força ou próximas disso (Giovanni dos Santos ainda se encontra em dúvida), pelo que deveremos assistir a uma partida interessante.

Prognóstico: Vitória para os Galaxy. Moralizados pela vitória frente a Seattle, os Galaxy partem para este encontro caseiro com considerável favoritismo. Um bom resultado para os Whitecaps é de descartar na totalidade, embora pareça ser uma possibilidade remota.

Relativamente a golos, +2,5 parecem ser quase certos. +3,5 não é algo a descartar na totalidade, considerando os vários resultados destas duas equipas, mas recomenda-se observação da partida antes de arriscar com essa aposta. Zlatan ou Ola Kamara para marcar, ainda que um golo para Kei Kamara também possa ser uma hipótese a ter em conta.

Notas de Interesse
  • Ambos os conjuntos trocaram recentemente de treinador.
  • Nos últimos 5 encontros entre as duas equipas, Vancouver venceu por 2 ocasiões, contra 1 dos Galaxy.
  • No total, em 19 partidas jogadas, os Galaxy venceram por 9 vezes contra 5 dos Whitecaps.
  • Em 8 jogos realizados em Los Angeles, Vancouver apenas venceu por 2 vezes.
  • Como equipa anfitriã, os Galaxy marcam 2,1 golos por jogo, sofrendo 1,6.
  • Como visitantes, os Whitecaps marcam 1,3 golos por jogo, sofrendo 2,3.

New York Red Bulls vs Atlanta United
(30 de Setembro, 18:00 - Red Bull Arena, Harrison, NJ)


História principal: A Supporters' Shield decide-se aqui e agora! Poderia ser este o lema escolhido para esta partida, tal é a importância que tem. Uma vitória da equipa da casa relança os Bulls na corrida pela Shield, deixando-os a apenas 1 ponto de Atlanta. Uma derrota, no entanto, é quase equivalente a oferecer o troféu ao adversário.
Um encontro entre duas das melhores - ou mesmo as duas melhores - equipas da MLS, que promete ser excitante do início ao fim!

O nosso ponto de vista: Duas equipas de qualidade, cada uma com as suas armas, ambas com a possibilidade de sair deste encontro com os 3 pontos na bagagem.

Os Bulls de Chris Armas não são alheios a um jogo mais cauteloso e pragmático, tendo a capacidade de marcar golos quando mais importa. A ausência de Wright-Phillips, no entanto, poderá ser um problema para as ambições do conjunto caseiro, especialmente considerando a magnitude do adversário que terão pela frente.

Atlanta virá a Nova Iorque com um resultado em mente: vencer. Embora um empate não represente um resultado negativo - pelo menos nesta situação - é de duvidar que Tata Martino esteja a delinear um plano para manter o nulo no marcador. Atlanta deverá, como é seu costume em jogos fora de casa, jogar de forma mais pragmática e conservadora, mas tentando não permitir que o seu adversário controle os acontecimentos.
Ao contrário dos Red Bulls, Atlanta poderá contar com os serviços do seu principal artilheiro, embora isso não seja, só por si, garantia de vitória.

Como ficará a corrida pela Supporters' Shield? Saberemos após acompanharmos esta partida, uma excelente recomendação de entretenimento para um fim de tarde de domingo.

Prognóstico: O favoritismo pende ligeiramente para os Red Bulls, muito devido ao factor casa. Removendo esse factor da equação, esta partida pode pender para qualquer um dos lados, pelo que recomendamos atenção ao encontro. Live-betting será o ideal para este jogo, até mesmo no que diz respeito a golos, ainda que apostar num tento de Martínez ou Almirón poderá ser uma boa opção.

Notas de Interesse
  • Com um registo de 12V-2D-1E, os Bulls são a equipa que melhor desempenho tem em jogos realizados em casa, a par com NYCFC.
  • Em contraste, Atlanta é a equipa que melhor desempenho evidencia em jogos realizados fora de casa (10V-3D-2E)
  • Em casa, os Bulls marcam 2,2 golos por encontro, sofrendo 0,7.
  • Na condição de vistante, Atlanta marca 1,8 golos por jogo, sofrendo 1,3.
  • Em 3 encontros realizados entre as duas equipas, os Bulls venceram por 2 vezes, sendo que Atlanta ainda não sabe o que é vencer este conjunto.
  • No único jogo disputado neste estádio, o resultado foi um empate a zero.



Sem comentários:

Enviar um comentário