28 de setembro de 2018

Premier League: 7ª Jornada - Antevisão

West Ham x Manchester United

(29 de Setembro, 12h30 - London Stadium, Londres)

História principal: Manchester United prestes a "explodir". Por estes dias, a "guerra" entre Mourinho, a Direção e alguns dos seus jogadores vai sendo notícia - todavia, os problemas dentro do clube já não são surpresa para nós. Na 1ª análise da época apostamos na saída de Mourinho até ao Natal, e neste momento já parece mesmo o cenário mais provável. Será mesmo ele o culpado? Vamos deixar esta temática para um outro artigo.

O West Ham, por seu lado, parece ter a "estrelinha da sorte" do seu lado nas últimas partidas. A equipa continua a não praticar um futebol entusiasmante mas parece estar, finalmente, a passar por uma fase evolutiva, ainda que a um ritmo demasiado lento. Será suficiente para retirarem novo resultado positivo?

O nosso ponto de vista: A situação pouco famosa do lado vermelho de Manchester torna a equipa numa "presa fácil" neste momento. A qualidade individual está lá, sem dúvida, há uma série de jogadores que podem fazer a diferença a qualquer momento, mesmo quando a equipa está na mó de baixo, mas o coletivo simplesmente não existe. A solução só pode passar por uma destas vias - ou Mourinho sai, ou o técnico português muda a sua filosofia de trabalho que parece ter ficado presa no passado.

Do outro lado do campo temos Pellegrini, mais um senhor que tem tido dificuldades em acompanhar o futebol moderno. É uma pena ver um conjunto como o West Ham, que se reforçou muito e bem para esta temporada, a não conseguir construir um lance com princípio, meio e fim. O estilo defensivo do chileno está a atrasar e muito a projeção do clube.

Tudo indica que iremos assistir a mais um típico jogo do West Ham no London Stadium - defender e tentar, sim, tentar, sair em contra ataque. A defesa bastante permeável do United irá certamente "oferecer" chances suficientes ao adversário para que estes retirem algo positivo da partida - falta saber se terão engenho necessário para transformar essas oportunidades em golo. Os red devils têm de mostrar maior capacidade ofensiva, mais criatividade e não circularem simplesmente a bola de uma lado para o outro sem criar qualquer tipo de perigo. Caso mantenham esta apatia, será inevitável que saquem um "coelho da cartola" para levarem os 3 pontos para casa.

Prognóstico: Não sabemos até que ponto podemos considerar o United realmente favorito. É verdade que têm os "ovos" todos mas, com tanta polémica em torno da cabeça de cada um dos elementos desta equipa, não nos parece que conseguirão dominar a partida a seu belo prazer. O West Ham também tem mais sorte do que "juízo", portanto não será de esperar grandes melhorias nesse aspeto.

Cremos que será um daqueles jogos em que o melhor é apostar LIVE. Ainda assim, antevemos um handicap +1,5 a favor dos hammers, +2,5 golos e Lukaku para faturar.

Huddersfield x Tottenham

(29 de Setembro, 15h00 - John Smith's Stadium, Huddersfield)

História principal: "A bela adormecida". O Tottenham tem estado a brincar um pouco com a sorte neste início de época. A base, quem bem conhecemos, ainda está presente na equipa mas parece demasiado adormecida - os pontos negativos estão cada vez mais expostos, como já abordamos por diversas vezes anteriormente. A organização defensiva não é o ponto forte de Pocchetino e, aliado à qualidade algo questionável nesse mesmo setor, faz com que este conjunto pareça uma autêntica "montanha russa" durante os 90 minutos. As oportunidades de que os seus adversários dispõe a cada jogo são elevadas e esta é uma lacuna preocupante, tendo em conta que o Tottenham ousa ocupar o patamar cimeiro desta Premier League.

O Huddersfield podia aproveitar as fragilidades que enunciamos acima para angariar pontos e ser uma verdadeira ameaça, mas a verdade é que este Huddersfield não é o mesmo da temporada transata. Neste momento, não vemos forma da equipa conseguir aguentar as exigências do mais alto escalão do futebol inglês e, ou as coisas mudam muito de figura, ou o seu destino estará traçado e passará pelo Championship.

O nosso ponto de vista: É desde bem cedo que se criam as bases para cimentar o lugar desejado na tabela classificativa e os spurs têm desperdiçado várias oportunidades para honrar as suas próprias expetativas. Assim sendo, irão procurar certamente os 3 pontos num reduto onde se obrigam a ganhar face a um oponente claramente mais fraco. Teremos um Tottenham controlador e dominador na grande parte da partida - a circulação da bola continua a "transpirar" qualidade e individualmente têm os assets necessários para criar inúmeras oportunidades de perigo, como são os casos de Lucas Moura, Eriksen, Ali, Lamela e Son, por exemplo.

Na vertente menos positiva está a solidez defensiva da equipa que não tem sido nada constante e poderá trair as ambições de Pocchetino. Caso continuem a ser "anjinhos", o Huddersfield terá uma excelente oportunidade para baralhar as contas e sacar alguma coisa do jogo. Diríamos que o Tottenham tem todas as condições e mais algumas para conquistar a vitória de forma tranquila mas terão de estar alerta durante todo o encontro.

Prognóstico: Vitória para os spurs. A seriedade com que se apresentarem em campo será o fator chave para anularem o espírito lutador do adversário que tudo fará para não sair derrotado. Kane para marcar, Tottenham a vencer ao intervalo e handicap -1,5 para os visitantes parecem ser os melhores mercados.

Arsenal x Watford

(29 de Setembro, 15h00 - Emirates Stadium, Londres)

História principal: Coesão. Tal como referimos na antevisão à partida com o Everton, os gunners só conhecem o sabor da vitória desde que colocaram Lacazette e Aubameyang lado a lado na frente de ataque. Nessa partida somaram nova vitória... et voilá, o 2 golos foram marcados exatamente por estes 2 atletas. A equipa parece, finalmente, estar a ganhar estabilidade do meio campo para frente, coisa que não acontece no lado inverso do campo. Emery continua a não conseguir incutir segurança no setor defensivo e os erros só não têm sido cruciais porque são colmatados com as boas prestações dos elementos mais ofensivos.

Quanto ao Watford, podemos dizer que estão, pouco a pouco, a perder "gás" em relação àquele início fantástico de temporada. Depois de 5 vitórias consecutivas, a equipa somou 1 empate e 2 derrotas, sendo que uma delas ditou a eliminação da Taça da Liga. Uma das razões para este decréscimo exibicional tem a ver com a quantidade de lesões que têm assombrado o plantel e dificultado as escolhas de Javi Gracia.

O nosso ponto de vista: O Arsenal, a jogar em casa, deverá impor aquilo que é o seu estilo e a superioridade qualitativa dos seus jogadores face ao adversário. A circulação da bola nem sempre é "rica" de conteúdo mas tem vindo a melhorar jogo a jogo. Dos homens da frente, espera-se que mantenham a pontaria afinada e consigam transformar a superioridade em golos.

Por outro lado, e tendo em conta aquilo que foi visto no jogo com os Toffees, a equipa terá que se apresentar muito mais coesa no seu meio campo e evitar ser batida no contra ataque. A verdade é que o Arsenal podia ter saído do seu próprio reduto com uma grande deceção, não fosse a fraca finalização da turma de Marco Silva que desperdiçou uma série de boas oportunidades, principalmente no 1º tempo.

O conjunto do Watford não é propriamente conhecido pelo talento individual mas, para contrabalançar, têm um espírito combativo enorme e estão sempre prontos para fazer o adversário pagar em momentos de desconcentração. As bolas paradas também podem ter aqui um papel importante, uma vez que os visitantes já mostraram ser muito perigosos nessa vertente e a defesa do Arsenal vem mostrando permeabilidade também nesse aspeto.

Prognóstico: Vitória tangencial para o Arsenal. A qualidade do plantel e dos seus artilheiros voltará a fazer a diferença numa partida onde não irão escapar a novo susto. Não acreditamos que o Watford não consiga materializar pelo menos uma das chances a que terão direito, portanto ambos os conjuntos para marcar também parece um bom mercado. Lacazette vai continuar o excelente momento e adicionar novo "visto" à sua lista.

Chelsea x Liverpool

(29 de Setembro, 17h30 - Stamford Bridge, Londres)

História principal: Transição defensiva dos blues. Sarri tem vindo a cimentar a sua posição no futebol inglês com as suas ideias bem vincadas e fielmente ligadas a uma boa e eficaz circulação da bola. A par do Manchester City, o Chelsea é a equipa que mais tempo tem o esférico na sua posse e o resto já sabemos, quem tem a bola não pode sofrer golo. A equipa tem mostrado uma evolução constante e progressiva, o que demonstra bem a vontade dos atletas em incutirem os processos do novo técnico.

Se é verdade que o Chelsea é uma equipa de topo no que toca à posse de bola, o Liverpool é a melhor equipa a jogar contra sistemas deste tipo. A capacidade que este conjunto tem para sair no contra golpe é simplesmente impressionante e o Chelsea terá de encontrar um antídoto para parar as "motorizadas" conduzidas por Salah, Sané e Firmino. Um ponto importante nesta capítulo poderá ser o calendário da equipa forasteira que a meio da semana terá nova deslocação, desta vez a Nápoles, e tem encontro marcado com o Manchester City na próxima jornada.

O nosso ponto de vista: Jogo aberto e com várias ocasiões de golo, tal como no embate de quarta feira. O Liverpool sentiu-se, como sempre, confortável ao apresentar o seu estilo de jogo em contra ataque e movimentos rápidos, apanhando o Chelsea várias vezes "despercebido" - falhou a finalização. O Chelsea tentará ter a bola mais tempo que o adversário, o que deverão conseguir com relativa facilidade, e penetrar a defesa orquestrada por Van Dijk com paciência e muita cautela para conseguirem recuperar defensivamente em caso de perda da posse.

As chances vão aparecer naturalmente, para ambos os conjuntos, mas parece-nos que a turma de Klopp será sempre um pouco mais perigosa devido à capacidade letal de que dispõe o seu trio ofensivo. Impossível será analisar esta partida sem falar em Eden Hazard - o craque belga tem sido fenomenal desde que "engatou" no esquema de Sarri e é, atualmente, o MVP desta Premier League. Hazard joga, faz jogar e eleva a qualidade da sua equipa para outro patamar, sendo decisivo em muitas ocasiões. Prova disso mesmo é que o jogador é o atual melhor marcador do campeonato com 5 golos, somando ainda 2 assistências.

Prognóstico: Este é um jogo de tripla que pode sortir para qualquer um dos lados. Cremos que um dos fatores chave será quem marcar primeiro e também o índice de aproveitamento em frente à baliza, principalmente do lado do Chelsea. A apostar, diríamos que os blues não perderão a partida e o mais provável será um empate com golos. De realçar que será um ótimo desafio para quem gosta de apostar LIVE, uma vez que o jogo terá momentos muito distintos durante os 90 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário