9 de dezembro de 2018

MLS Cup - Final - Resumo

Com o novo campeão encontrado, chegou ao fim mais uma época da Major League Soccer. Uma época interessante e que dificilmente causará arrependimento aos que decidiram acompanhá-la semana após semana, com jogos emocionantes e várias reviravoltas. Uma nova época terá início no próximo ano e resta-nos esperar que esteja, pelo menos, ao nível daquela que agora termina!

Atlanta United 2-0 Portland Timbers

Fonte: Twitter @ATLUTD

Esperava-se um encontro entre uma equipa de Atlanta com fome de vencer e uns Timbers prontos a frustrar as ambições da equipa da casa através de um jogo defensivo e duro. Foi precisamente essa a situação que se pôde verificar durante a primeira parte, com Atlanta à procura de espaços para as suas transições ofensivas e a tentar colocar a bola em Martínez, isto enquanto os Timbers fechavam espaços, jogavam com um bloco baixo e mostraram ter as lições de dureza bem estudadas.

A primeira grande chance apareceu apenas perto da meia hora de jogo, quando Almirón rematou de forma acrobática para uma defesa vistosa de Jeff Attinella. O aviso estava feito e a concretização desse mesmo aviso viria 10 minutos depois, quando uma excelente recuperação de bola de Michael Parkhurst, aliada à incapacidade de Liam Ridgewell para interceptar o passe, chegou a Martínez que, sem grandes dificuldades, tirou Attinella da jogada e fez o 1-0.

Os Timbers ainda tentaram reagir antes do intervalo, e estiveram mesmo perto do golo quando Ebobisse cabeceou um cruzamento de Sebastián Blanco na direcção da baliza, apenas para ver Brad Guzan responder com uma excelente defesa que seguraria o 1-0 até ao intervalo.

O segundo tempo começou da mesma forma que o primeiro terminou, com os Timbers a mostrarem sinais de alterar o seu estilo de jogo mais defensivo - e que mostrava alguma intenção de Savarese em arrastar o encontro o máximo possível - para abraçar um futebol ligeiramente mais solto e focado em contra-atacar.

No entanto, antes que conseguissem que essa alteração surtisse qualquer efeito, uma desatenção defensiva na marcação de um livre favorável a Atlanta resultou no 2-0 para a equipa da casa, marcado por Escobar, que após chegar a essa confortável vantagem dificilmente continuaria a pensar em grandes aventuras ofensivas.

Savarese ainda tentou operar algumas alterações mais ofensivas no seu conjunto, mas sem resultado. A estratégia de contenção definida por Martino após o 2-0 e a quebra na moral da equipa dos Timbers ditaram que seria difícil fazer muito mais, e o encontro acabaria mesmo por terminar com 2-0 no marcador, dando o tão cobiçado troféu àquela que é considerada por muitos como a melhor equipa da MLS.

Há quem diga que estava destinado, e não era fácil, de facto, imaginar Atlanta a perder esta final. Foram a melhor equipa em campo durante os 90 minutos e também durante grande parte da época, pelo que o troféu chega de forma natural. Quanto aos Timbers, valoriza-se o esforço feito para chegar a este patamar, especialmente vindo de um conjunto que, durante o verão, sofreu uma grande quebra de forma e começou a apresentar resultados inconsistentes.

Conseguirão ambas as equipas atingir esta final no próximo ano? É, claro, bastante incerto, pelo que teremos que aguardar para ver. Atlanta é, no entanto, uma equipa a observar, sem sombra de dúvida. 

Análise de prognóstico: Maioritariamente correcto. Atribuímos o favoritismo a Atlanta e sugerimos que Martínez estaria envolvido nos golos da sua equipa, tendo acontecido precisamente isso. Esperávamos, no entanto, que o encontro tivesse mais um golo, possivelmente para o lado dos Timbers.




Sem comentários:

Enviar um comentário