13 de dezembro de 2018

NBA: Antevisão da semana

Depois de uma paragem, a NBA está de volta à página e com atenção especial a três encontros desta semana. Neste segmento que terá uma regularidade semanal analisaremos com mais atenção algumas partidas teoricamente mais difíceis, oferecendo, por fim, uma previsão.

Houston Rockets vs LA Lakers
14 de Dezembro, 01h00 - Toyota Center, Houston


Esta sexta marca um reencontro entre duas equipas que já fizeram faísca (e cuspidelas) este ano. Desde esse jogo, ainda numa fase prematura da época, ambas as equipas têm tido histórias quase opostas. Se os Lakers se encontraram depois de um início de temporada onde a adaptação a uma nova realidade era evidente, os Rockets nunca conseguiram sequer chegar perto da forma que os viu chegar ao topo da conferência no último ano.

As ausências prometem ter impacto na partida já que ambas as equipas chegam com o 5 titular desfalcado. Do lado dos Rockets a grande perda é James Ennis cuja ausência poderá vir a ser um grande problema. Na equipa da cidade dos anjos, Brandon Ingram e Rajon Rondo continuam de fora. Ausências essas que, certamente, contribuirão para um jogo mais calmo, tendo em conta o festival de punhos voadores a que assistimos da última vez.

Apesar do momento de forma das equipas eu estaria pronto para dar a vitória aos texanos, no entanto, a ausência de James Ennis deixa os matchups extremamente desfavoráveis para a equipa de Houston. Apesar do alvo que Lonzo Ball é para a imprensa, este tem sido, de longe, o melhor defensor dos Lakers. Chris Paul ainda está algo limitado após voltar de lesão recentemente e poderemos ter um caso em que se anulam um ao outro. Josh Hart vai ter as mãos cheias com James Harden que promete dar pesadelos ao jovem Laker. Dada a discrepância de talento entre os dois espera-se que grande parte do jogo de Houston passe pelo isolamento de "The Beard" num 1x1. E é no frontcourt que as coisas ficam interessantes (e desajustadas para o lado dos Rockets). PJ Tucker deverá tomar a responsabilidade de defender LeBron James e isso por si só já é mau o suficiente, ainda que Tucker seja um excelente defesa. "Limitar" LeBron já seria uma tarefa demoníaca por si só, mas com a ausência de Ennis não vejo maneira de evitar o "furacão Kuzma". Deverá ser aqui que os Rockets perdem o jogo. No interior, Capela deverá ser preponderante ainda que Mcgee e, principalmente, Chandler tenham um papel a desempenhar. As noções defensivas do poste suplente dos Lakers serão de importância vital para segurar Capela e ajudar a defesa nas penetrações de James Harden.

No que toca a banco, a segunda unidade dos Lakers é consideravelmente superior. Nos tempos de descanso do 5 titular a superioridade da equipa de Los Angeles será, seguramente, evidente ainda que Eric Gordon possa ter um bom jogo.
Adivinha-se uma vitória para os Los Angeles Lakers num jogo que poderá marcar o retorno de Brandon Knight depois de uma paragem de mais um ano.

Prognóstico: Vitória para os Lakers.



Denver Nuggets vs Oklahoma City Thunder
15 de Dezembro, 03h00 - Pepsi Center, Denver




Mais um jogo forte dentro da conferência Oeste, Oklahoma City Thunder e Denver Nuggets, duas das melhores equipas da liga este ano até ver encontram-se em Denver onde o fator casa promete ser uma grande influêcia.

Ainda que se encontrem em terreno caseiro, os Nuggets devem partir em desvantagem já que, de momento, são das equipas mais desfalcadas em todo o continente americano. Isaiah Thomas e Michael Porter Jr. ainda não registaram qualquer minuto esta temporada. Jarred Vanderbilt está também de fora mas o impacto é maioritariamente visível nas lesões de Paul Millsap e Gary Harris, dois membros do 5 titular que, infelizmente para Denver, são os dois melhores defensores da equipa. Nem tudo é mau para os Nuggets que poderão ter Will Barton de volta após meses de paragem.
Do outro lado, apenas uma lesão de um jogador que ainda não tem o seu nome em qualquer ficha de jogo nesta temporada, Andre Roberson.

Duas das 5 melhores defesas da liga. Após ler isto o leitor poderia pensar que seria um jogo com poucos pontos no marcador mas isso não deverá acontecer, dadas as ausências acima mencionadas. Começando pelos bases da equipa, temos dois homens que têm sido extremamente inconsistentes esta temporada. Jamal Murray já nos tinha vindo a habituar a uma falta de regularidade, por outro lado, Russell Westbrook tem tido percentagens de lançamento historicamente más. A tarefa de defender Westbrook deverá cair para o Shooting Guard Torey Craig que, a par do suplente Monte Morris, terá a árdua missão de parar Westbrook. Jamal Murray deverá ter que arcar com uma tarefa também difícil já que Dennis Schroder saltará do banco para dar um impulso a OKC. Como no jogo anteriormente analisado, as explosões ofensivas deverão vir, em grande parte, do frontcourt. Juancho Hernangomez tem uma noite complicada à sua espera e espera-se que Paul George seja o homem a causar mais estragos na noite de sexta-feira. A batalha no interior promete ser extremamente física já que Mason Plumlee entra no 5 titular com a lesão de Millsap. As trocas entre postes poderão fazer com que o versátil Jokic consiga escapar da zona de alcance de Steven Adams e isso poderá ser bastante incomodativo para Jerami Grant.

É um jogo em que muito pode acontecer e que vai depender em grande parte de 3 fatores. Primeiramente, do ego de Russell Westbrook. Este é sempre um problema mas ainda que Russ possa ter algum defesa menos bom pela frente tem que aproveitar a discrepância de talento que há na posição de Small Forward onde o segundo fator entra em vigor, sendo esse Paul George. É expectável que PG tome as rédeas do jogo já que dificilmente Hernangomez conseguirá acompanhar o All-Star. Por fim, e a grande esperança dos desfalcados Nuggets, Nikola Jokic. O sérvio tem sido algo criticado pela sua relutância em assumir a responsabilidade ofensiva em certos jogos e este será um desses. Para os Nuggets conseguirem a vitória será fulcral que "The Joker" esteja no seu melhor.
Pouco se espera das segundas unidades neste jogo para além do candidato a sexto homem do ano, Dennis Schroder. Trey Liles poderá ser uma peça importante para os Nuggets, principalmente ofensivamente. Do lado de OKC, poderá ser uma partida com bastantes minutos para Nerlens Noel onde a sua capacidade do lado defensivo poderá limitar Jokic.
Ambas as equipas têm estado num bom momento mas a verdade é que os Nuggets estão muito limitados pelas baixas que têm. O Pepsi Center em Denver é dos pavilhões mais difíceis de se jogar dada a altitude da cidade mas isso não deverá compensar a vasta lista de lesionados da equipa.

Prognóstico: Vitória de Oklahoma City Thunder. 



Sacramento Kings @ Dallas Mavericks
17 de Dezembro, 00h00 - American Airlines Center, Dallas




Escolhi este encontro pelo que as duas equipas têm vindo a mostrar até ao dia de hoje. A meio de Dezembro, Mavs e Kings têm sido, provavelmente, as maiores surpresas da NBA esta temporada. Se ainda havia alguns "esperançosos" que colocavam os Mavs na luta pelos Playoffs, certamente ninguém sequer pensou que os Kings estariam na equação. Chegámos aos dias de hoje com ambas as equipas com um registo bastante idêntico.

Os Mavericks têm tido algumas baixas recentemente mas, para o jogo de sábado, deverão ter a equipa toda de volta. Isto tem uma importância significativa já que Dennis Smith Jr. e Wesley Matthews voltam ao 5 e Barea volta à rotação onde tem sido uma peça-chave. Quanto a Nowitzki, surgem rumores de quem vem aí um grande comunicado. Seguremos as lágrimas e esperemos para ver o que realmente será.
Do lado de Sacramento, a saúde parece ser fã da equipa. Não há qualquer baixa na formação californiana.

As duas equipas têm excedido largamente as expetativas do adepto mais otimista. O sucesso de ambos os conjuntos começa pela backcourt. Ainda que Luka Doncic tenha vindo a ser o base titular dos texanos nos últimos jogos, Dennis Smith Jr. deverá estar de volta este sábado para assumir a sua posição. A falta de ritmo de Smith ou a falta de velocidade de Luka poderão ser grandes problemas já que pela frente vão encontrar o mais veloz jogador da NBA neste momento, De'Aaron Fox. O base formado na universidade de Kentucky tem estado fantástico e é um dos favoritos a levar para casa o prémio de jogador mais evoluído. Deverá ser a grande peça do ataque dos Kings neste jogo. Wesley Matthews está em dúvida mas deve ser titular e precisará de estar no seu melhor defensivamente já que terá de arcar com a responsabilidade de defender o vastamente melhorado Buddy Hield que tem sido uma ameaça ofensiva constante. Na posição de Small Forward o que foi dito alterna-se nas equipas já que Harrison Barnes está de volta aos bons números após uma adaptação depois de uma paragem. Deverá ser um jogo bastante físico para o ex-campeão pelos Warriors que deverá fazer uso do seu tamanho contra o mais fraco Iman Shumpert. O mundo está maravilhado com Luka Doncic e este deverá voltar à posição de Power Forward onde tem feito furor. Ofensivamente deverá causar pesadelos a Bjelica e Bagley a partir do perímetro, obrigando a trocas com Shumpert. Defensivamente não deverá ter grandes problemas já que deverá trocar defesas com Barnes para ter um homem mais favorável ao seu tamanho e velocidade. Por fim, duas âncoras defensivas, DeAndre Jordan e Willie Cauley-Stein. Jogadores bastante parecidos mas onde a experiência de DeAndre deverá ser notável. Não se espera um grande jogo de Cauley-Stein.

A unidade do banco poderá ser onde os Kings capitalizam. Apesar de apresentarem um excelente conjunto inicial os Mavericks perdem muito na sua segunda unidade. Por outro lado, os Kings apresentam um dos melhores bancos da liga. Marvin Bagley tem crescido bastante e os seus números recentes são a maior prova disso. Yogi Ferrell é extremamente energético e Bogdan Bogdanovic tem estado em grande forma desde que voltou de lesão. Este poderá mesmo assumir as rédeas ofensivas da equipa e jogar o quarto período com os titulares em função de Shumpert. Nota também para o possível impacto de Harry Giles nos poucos minutos que terá. Do lado dos Mavs, Dwight Powell e a sua capacidade atlética serão a carta de resposta ao talento de Bagley sendo que JJ Barea pode mudar um jogo num instante.

Adivinha-se um jogo bastante disputado onde Fox, Doncic e Barnes deverão ser os maiores protagonistas sem nunca esquecer o suplente Marvin Bagley. A fase de confiança e o fator casa obrigam-me a dar o favoritismo aos Mavericks ainda que não me surpreendesse que os Kings arrancassem uma vitória em Dallas.

Prognóstico: Vitória de Dallas Mavericks.

Sem comentários:

Enviar um comentário