8 de dezembro de 2018

MLS Cup - Final

Atlanta United vs Portland Timbers

9 de Dezembro, 01:00 - Mercedes-Benz Arena, Atlanta, GA


História principal: A actual edição da Major League Soccer está prestes a chegar ao fim, faltando apenas disputar-se o encontro que decidirá qual a equipa que levantará o tão cobiçado troféu.

Com o privilégio de jogar a final em casa, Atlanta entra para este encontro com clara vantagem. Empurrados pela sua qualidade e excelente época realizada, os homens liderados por Tata Martino quererão vencer o troféu e dar ao seu treinador uma despedida de sonho, e tudo tentarão para que isso se torne realidade.

No entanto, do outro lado do campo estarão os Timbers, equipa nem sempre considerada a mais óbvia candidata a chegar a esta final, mas que demonstrou grande capacidade de sofrimento e resiliência durante a fase de playoffs, eliminando alguns favoritos e causando surpresa fora de portas. Será Atlanta o ponto final nesta caminhada de Portland ou conseguirão os homens de Savarese ser a surpresa da noite?


Ponto de vista: Atlanta, a equipa que produz um futebol atractivo e eficaz, e que muitos considerarão que será a justa vencedora da MLS cup, entrará para esta partida com a grande vantagem de jogar a final no seu próprio estádio.

Posto isso, seria fácil imaginar numa equipa de Atlanta bastante ofensiva e pronta a tentar destruir o adversário, mas acreditamos que essa não será a estratégia de Martino. Dificilmente veremos uma equipa de Atlanta a jogar à defesa, mas tratando-se de uma final, é de esperar que a abordagem ao jogo seja um pouco mais cautelosa - com um pendor mais atacante mas sempre com os olhos bem abertos nas linhas mais recuadas, pois a capacidade do adversário para fazer estragos no contra-ataque é sobejamente conhecida.

Cremos que Martino fará por seguir uma estratégia que passe por atrair os Timbers para fora da sua zona de conforto, de modo a facilitar o jogo aos seus jogadores, até porque por muita qualidade que tenham Martínez, Villalba e companhia, não é fácil espalharem a sua magia sem espaço para jogar.

Quanto aos Timbers, não é expectável que abandonem a estratégia adoptada para os recentes jogos fora de portas. Quererão ganhar tanto como Atlanta, mas estarão conscientes da sua posição de underdogs, pelo que talvez seja de antecipar uma estratégia como a que foi possível observar em Kansas City - mas com mais alguma cautela, pois esse encontro poderia ter acabado de forma muito diferente.

Um estilo mais defensivo, fechado e com aposta no contra-ataque deverá ser a estratégia de Savarese, que não ficará nada insatisfeito se forçar Atlanta a um prolongamento ou mesmo ao desempate por grandes penalidades. Aliás, acreditamos que essa é uma forte possibilidade caso a estratégia de Portland resulte... e caso Blanco não tenha outro momento de inspiração para virar completamente o jogo.


Prognóstico: O favoritismo à vitória é de Atlanta, e poderão muito bem consegui-lo, ainda que não se possa descartar a equipa de Portland, especialmente tendo em conta os seus últimos encontros fora de portas.

Numa partida a contar para a época regular, diríamos que os homens da casa eram largamente favoritos, mas vamos ser um pouco mais cautelosos já que se trata de uma final onde, teoricamente, a maior parte da pressão está precisamente em cima dos ombros da equipa de Tata Martino. Portland, por outro lado, não tem muito a perder.

Relativamente a apostas, recomendamos acompanhamento da partida, mas o mercado de +2,5 golos poderá ser algo a considerar, assim como Valeri/Blanco e Martínez/Villalba/Almirón para estarem envolvidos em golos das suas equipas, de forma directa ou indirecta.

Acima de tudo, desejamos que desfrutem desta partida e que voltem a estar connosco assim que a próxima temporada da Major League Soccer tiver início. Um bem haja!



Notas de Interesse
  • Até ao presente dia, Portland e Atlanta apenas se defrontaram por duas vezes, tendo ambos os jogos terminado com um empate a uma bola.
  • Josef Martínez tem mais golos marcados (34) do que Diego Valeri (15) e Sebastián Blanco (14) juntos.
  • Atlanta marca, em média, 2,5 golos por cada encontro realizado na Mercedes-Benz Arena, sofrendo 1,1.
  • Portland marca, em média, 1,5 golos por cada jogo realizado longe do Providence Park, sofrendo 2 na mesma situação.
  • Os Timbers ainda não perderam um encontro fora de casa desde o início dos playoffs.
  • Atlanta ainda não perdeu nem empatou qualquer encontro em casa no mesmo período.




Sem comentários:

Enviar um comentário